Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ensino de Língua Portuguesa dá continuidade às práticas de oralidade e escrita, iniciadas na Educação Infantil no campo de experiências da escuta, da fala do pensamento e da imaginação. Leia cada um dos assertos abaixo sobre esse tópico e marque a opção correta.


I. As aprendizagens da Língua Portuguesa na Educação Infantil demonstram que sua finalidade é inserir a criança no universo das culturas do escrito visando ao reconhecimento da função social da escrita e da leitura como fonte de prazer e informação;

II. O processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa deve excluir qualquer referência à cultura digital, uma vez que ela não é parte da prática de linguagem;

III. No Ensino Fundamental, o texto (oral, escrito, multimodal) torna-se o centro das atividades a serem desenvolvidas, implicando um trabalho com a língua não apenas como um mero sistema de regras gramaticais, mas como uma das formas de manifestação da linguagem.

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas os itens I e III estão corretos.

    C) Apenas os itens I e II estão corretos.

    D) Apenas o item II está correto.

Para Karl Marx, seria necessária a realização de uma revolução político-econômicogovernamental para transformar totalmente o governo baseado na economia capitalista, considerada desigual pelo filósofo. A revolução do proletariado seria então a primeira fase idealizada por Marx. A fase final do estado perfeito é chamada por Marx de:

    A) Liberalismo.

    B) Iluminismo.

    C) Socialismo.

    D) Comunismo.

A pedagogia Histórico-Crítica do educador Dermeval Saviani busca tratar:

    A) Da apreensão do movimento histórico e ver como a pedagogia se insere no processo da sociedade e suas transformações.

    B) Da continuidade da metodologia da Nova Escola, problematizando os acontecimentos do período vivido.

    C) Da apreensão do movimento reprodutivista, que busca construir os processos sociais do mundo em que vivemos.

    D) Da história da educação a fim aprimorar os elementos que compõem a teoria da Nova Escola.

Analise as sentenças abaixo referentes à escola ativa e a escola tradicional, segundo Piaget:


( ) A escola ativa supõe a colaboração opcional da criança no trabalho escolar;

( ) A escola tradicional organiza-se com a classe que escuta o professor e em seguida cada um deve mostrar no decorrer de seus trabalhos e provas o que reteve das lições e estudos em casa;

( ) Na escola tradicional o trabalho deve ser coletivo, suscitando a iniciativa da criança;

( ) A escola ativa supõe necessariamente a colaboração da criança no trabalho escolar.


Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso a sequência correta das proposições acima é:

    A) F – F – F – V.

    B) V – V – F – V.

    C) F – V – F – V.

    D) V – V – V – F.

Segundo a autora Emilia Ferreiro, do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução supreendentemente regular através de diversos meios culturais, diversas situações educativas e línguas. Aí, podem ser distinguidos três grandes períodos no interior dos quais cabem múltiplas subdivisões, são elas:


I. Fonetização da escrita (se inicia com o período alfabético e culmina no período silábico);

II. Distinção entre o modo de representação icônico e o não icônico;

III. Construção de formas de diferenciação (controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo).


Estão corretas:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens I e III estão corretos.

    C) Apenas os itens II e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Paulo Freire afirmava que a presença do professor não pode passar despercebida dos alunos na classe e na escola. Enquanto presença, o professor não pode ser omissão, mas um sujeito de ações. Portanto, o professor:

    A) É uma presença em si política.

    B) É uma presença em si neutra.

    C) É uma presença em si dúbia.

    D) É uma presença em si desafiadora.

A consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. Segundo a BNCC, o desenvolvimento dessa capacidade durante a alfabetização ajuda a perceber a peculiaridade ou dificuldade que cada criança tem durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, para trabalhar a consciência fonológica da criança, é preciso:

    A) Que se utilizem apenas os chamados jogos fonológicos, como um jogo de trincas sem estabelecer qualquer ponte com a prática escrita.

    B) Privilegiar o lúdico em detrimento do pedagógico, uma vez que as crianças em fase de alfabetização só aprendem os sons por meio de brincadeiras.

    C) Focar apenas nas práticas sociais de leitura e escrita em que o texto é o único ponto a ser trabalhado com as crianças, uma vez que com ele o professor consegue definir seus conteúdos.

    D) Incentivar a conexão entre fonema e grafema, ou seja, que as crianças sejam capazes de compreender o que cada som representa.

A BNCC reconhece a especificidade da alfabetização e propõe algumas importantes diretrizes, como:


( ) A adoção de práticas sociais de leitura e escrita, somada ao planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita alfabética como, por exemplo, o estudo das relações entre sons e letras;

( ) A importância de se adotar uma perspectiva construtivista, principalmente os estudos sobre os processos pelos quais as crianças passam para se apropriar da escrita;

( ) A adoção de um método de ensino feito de maneira individual com cada criança, por meio do qual a interação seja apenas uma complementaridade ao processo de ensino e aprendizagem;

( ) Um trabalho que centralize apenas o que é vivenciado na Educação Infantil, sem estabelecer qualquer ponte de continuidade para o Ensino Fundamental, uma vez que são períodos completamente distintos.


Considerando-se que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso a sequência correta das proposições acima é:

    A) V – F – V – F.

    B) V – V – F – F.

    C) F – F – V – F.

    D) F – V – F – V.

A heterogeneidade característica presente em qualquer grupo humano passa a ser vista como fator imprescindível para as interações na sala de aula. Para atender à diversidade de conhecimentos dos alunos em sala de aula é importante que os docentes:

    A) Elaborem diferentes oportunidades de aprendizagem, por meio das quais o aluno possa refletir sobre os conhecimentos que compõe o objeto de ensino e o professor se revele como mediador de uma prática pedagógica diferenciada.

    B) Analisem todos os padrões similares de ritmos, comportamentos, experiências, trajetórias das crianças com o intuito de criarem uma maneira uníssona de ensino.

    C) Não considerem no seu planejamento, a variedade de conhecimentos que os alunos já possuem acerca da leitura e da escrita, uma vez que somente há espaço para as novas aprendizagens.

    D) Pensem em atividades que atendam às necessidades coletivas de cada aluno em detrimento de qualquer experiência particular, favorecendo a apropriação dos conhecimentos de maneira sistêmica.

Inspirada em Jean Piaget, Emilia Ferreiro desenvolveu um método de alfabetização e escrita, levando em consideração os modos pelos quais as crianças interagem com as práticas sociais e com as informações recebidas no contexto escolar. Nesse sentido, assinale a alternativa que está de acordo com a teoria da autora:

    A) A alfabetização ocorre em consonância e ao mesmo tempo em paralelo ao desenvolvimento/maturação da criança, de modo que deve haver, antes de tudo, condições para seu desenvolvimento corporal.

    B) A alfabetização não ocorre pela repetição de palavras, mas o de desenvolver a capacidade de pensá-las com base nas palavras retirados do cotidiano dos alunos, geradoras, e a partir delas se formam outras.

    C) A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária.

    D) A alfabetização só ocorre quando a criança aprende não apenas a decodificar a palavra escrita, mas também seu som e sua imagem mental, são estas três associações que permitem o aprendizado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...