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O ensino de Língua Portuguesa dá continuidade às práticas de oralidade e escrita, iniciadas na Educação Infantil no campo de experiências da escuta, da fala do pensamento e da imaginação. Leia cada um dos assertos abaixo sobre esse tópico e marque a opção correta.
I. As aprendizagens da Língua Portuguesa na Educação Infantil demonstram que sua finalidade é inserir a criança no universo das culturas do escrito visando ao reconhecimento da função social da escrita e da leitura como fonte de prazer e informação;
II. O processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa deve excluir qualquer referência à cultura digital, uma vez que ela não é parte da prática de linguagem;
III. No Ensino Fundamental, o texto (oral, escrito, multimodal) torna-se o centro das atividades a serem desenvolvidas, implicando um trabalho com a língua não apenas como um mero sistema de regras gramaticais, mas como uma das formas de manifestação da linguagem.
Analise as sentenças abaixo referentes à escola ativa e a escola tradicional, segundo Piaget:
( ) A escola ativa supõe a colaboração opcional da criança no trabalho escolar;
( ) A escola tradicional organiza-se com a classe que escuta o professor e em seguida cada um deve mostrar no decorrer de seus trabalhos e provas o que reteve das lições e estudos em casa;
( ) Na escola tradicional o trabalho deve ser coletivo, suscitando a iniciativa da criança;
( ) A escola ativa supõe necessariamente a colaboração da criança no trabalho escolar.
Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso a sequência correta das proposições acima é:
Segundo a autora Emilia Ferreiro, do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução supreendentemente regular através de diversos meios culturais, diversas situações educativas e línguas. Aí, podem ser distinguidos três grandes períodos no interior dos quais cabem múltiplas subdivisões, são elas:
I. Fonetização da escrita (se inicia com o período alfabético e culmina no período silábico);
II. Distinção entre o modo de representação icônico e o não icônico;
III. Construção de formas de diferenciação (controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo).
Estão corretas:
A BNCC reconhece a especificidade da alfabetização e propõe algumas importantes diretrizes, como:
( ) A adoção de práticas sociais de leitura e escrita, somada ao planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita alfabética como, por exemplo, o estudo das relações entre sons e letras;
( ) A importância de se adotar uma perspectiva construtivista, principalmente os estudos sobre os processos pelos quais as crianças passam para se apropriar da escrita;
( ) A adoção de um método de ensino feito de maneira individual com cada criança, por meio do qual a interação seja apenas uma complementaridade ao processo de ensino e aprendizagem;
( ) Um trabalho que centralize apenas o que é vivenciado na Educação Infantil, sem estabelecer qualquer ponte de continuidade para o Ensino Fundamental, uma vez que são períodos completamente distintos.
Considerando-se que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso a sequência correta das proposições acima é:
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