Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o relacionamento professor e aluno: “Numa perspectiva de trabalho em que se considere o aluno como protagonista da construção de sua aprendizagem, o papel do professor ganha novas dimensões. (…) Uma de suas funções é como ________, ao promover a análise das propostas dos alunos e sua comparação, ao disciplinar as condições em que cada aluno pode intervir para expor sua solução, questionar, contestar. Nesse papel, o professor é responsável por arrolar os procedimentos empregados e as diferenças encontradas, promover o debate sobre resultados e métodos, orientar as reformulações e valorizar as soluções mais adequadas. Ele também decide se é necessário prosseguir o trabalho de pesquisa de um dado tema ou se é o momento de elaborar uma síntese, em função das expectativas de aprendizagem previamente estabelecidas em seu planejamento”.
(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática /Secretaria de Educação Fundamental. Pág. 38. Brasília : MEC / SEF, 1998).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna presente no texto acima:

    A) Líder

    B) Disciplinador

    C) Centralizador

    D) Mediador

As avaliações em Matemática devem, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais:

    A) Priorizar e centralizar informações sobre as competências em resolver problemas.

    B) Contemplar explicações, justificativas e argumentações orais.

    C) Adotar estratégias para verificar se as regras e os esquemas ensinados foram memorizados.

    D) Utilizar autoavaliações no lugar da observação do professor no que se refere às avaliações de atitudes.

Com relação ao ensino de Matemática através da resolução de problemas, é correto afirmar que:

    A) É ponto de partida da atividade matemática, pois o conhecimento ganha significado em situações desafiadoras, além de trabalhar o desenvolvimento de estratégias de resolução.

    B) Os problemas devem ser utilizados exclusivamente como forma de aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos.

    C) Deve-se ensinar um conceito, procedimento ou técnica e depois apresentar um problema para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi ensinado.

    D) É uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como finalização da aprendizagem.

Conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Matemática:
I. Caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.
II. É uma ciência presente no cotidiano dos cidadãos e em centros de pesquisa, apresentando-se como um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro, que deve ser assimilado por quem a estuda.
III. Produz novos conhecimentos que, a par de seu valor intrínseco, de natureza lógica, são instrumentos úteis na solução de problemas científicos e tecnológicos.
Está correto o que se afirma, apenas, em:

    A) I e II.

    B) II e III

    C) I e III

    D) I, II e III.

De açodo com a LDB nº 9.394/96, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de Sistema de Ensino, terão a incumbência de cumprir com todas as assertivas abaixo, EXCETO:

    A) Elaborar e executar sua proposta pedagógica.

    B) Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em Lei.

    C) Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como a execução de sua proposta pedagógica, quando solicitado.

    D) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

    E) Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

Na LDB temos definições e normatizações da organização da educação brasileira em consonância com os princípios da Constituição Nacional. Sobre os princípios que devem nortear o ensino a ser ministrado no Brasil, julgue os itens abaixo como verdadeiro (V) e falso (F).
I. Pluralismos de ideias e concepções pedagógicas. II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. III. Valorização da experiência extraescolar. IV. Vinculação entre educação escolar e trabalho, apenas. V. Vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais. VI. Gestão Democrática do ensino público e privado, na forma desta Lei e da Legislação dos Sistemas de Ensino.
A sequência CORRETA é:

    A) V V V V V V

    B) V V V F F V

    C) V V V F F F

    D) V F V F V F

    E) V V V F V F

É o documento responsável por orientar o modo como a escola planeja suas ações e estabelece metas para o avanço no processo de ensino e aprendizagem. Estamos falando sobre o:

    A) Plano de Ensino.

    B) Plano de Aula.

    C) Plano de Ação.

    D) Projeto Político Pedagógico.

    E) Projeto de Intervenção.

Quanto ao Currículo, assinale a alternativa CORRETA.

    A) A Base Nacional Comum e a parte Diversificada do Currículo do Ensino Fundamental constituem um todo integrado, mas podem ser considerados como dois blocos distintos.

    B) A articulação entre Base Comum e a parte Diversificada possibilita a sintonia dos interesses da formação básica com a realidade local, mas prioriza o conhecimento integral e unificado.

    C) O Currículo do Ensino Fundamental tem uma Base Nacional comum, complementada em cada Sistema de Ensino e em cada estabelecimento escolar por uma parte diversificada.

    D) Os conteúdos curriculares compõem a parte diversificada do Currículo, serão definidos pelos sistemas de ensino e pelas escolas, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares, priorizando as diferentes realidades.

    E) O Currículo da Base Nacional Comum do Ensino Fundamental deve abranger, obrigatoriamente o estudo da Língua Portuguesa, Matemática, Arte e Educação Física.

As Tendências Pedagógicas (TP) são divididas entre liberais e progressistas, as TP brasileiras foram muito influenciadas e tiveram contribuições sociais e filosóficas de seu tempo. A Tendência que defende que a função social e política da escola deve ser garantir por meio do trabalho, com conhecimentos sistematizados, a inserção nas escolas, nas classes populares, garantindo as condições para efetiva participação nas lutas sociais. Prioriza ainda, no seu fazer pedagógico, o domínio dos conhecimentos científicos, a construção de habilidades e raciocínio. Estamos falando da Tendência:

    A) Libertadora.

    B) Tecnicista.

    C) Renovadora Não Diretiva.

    D) Crítico Social dos Conteúdos.

    E) Tradicional.

Os PCN’s nos dão orientações sobre o fazer pedagógico no que diz respeito a metodologias, avaliações, planejamento e conteúdos disciplinares e interdisciplinares. Sobre o processo de avaliação podemos dizer que:

    A) Os critérios de avaliação explicitam as aprendizagens fundamentais a serem realizadas em cada ciclo e se constituem em indicadores para a reorganização do processo de ensino e aprendizagem.

    B) Os critérios de avaliação devem ser entendidos como critérios para retenção e aprovação do aluno.

    C) A avaliação quando acontece ao final dos períodos letivos são mais satisfatórias, pois conseguem evidenciar todo o conhecimento apreendido pelo aluno no decorrer do processo.

    D) A avaliação é uma apreciação quantitativa sobre o aprendizado do aluno.

    E) A avaliação é um instrumental que serve para mensurar o aprendizado do aluno e orientar as metodologias adotadas pelos professores, bem como a escolha dos conteúdos ministrados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...