Questões de Pedagogia do ano 2020

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Veiga (1998), ao discorrer sobre a autonomia, aponta quatro dimensões, articuladas e relacionadas entre si, consideradas fundamentais para a escola na organização do trabalho educativo. A dimensão jurídica:

    A) Relaciona-se com as questões administrativas, como administração de pessoal e material, controle dos indicadores de desempenho, avaliação do trabalho.

    B) Elaboração de planos e execução dos recursos financeiros de forma adequada, observando os fins educativos.

    C) Refere-se às normas, às orientações elaboradas pela escola, aos estatutos, ao regimento, aos avisos, às portarias. Essa dimensão possibilita que as ações sejam discutidas e elaboradas, coletivamente.

    D) Trata, especificamente, das questões pedagógicas - função social da escola, organização curricular, avaliação -, que parte de um amplo processo coletivo.

Como previsto na Constituição de 1988 e na LDB (Lei n.º 9.394/96), que estabelecem como princípio básico a Gestão Democrática, podemos afirmar que a escola exerce um papel fundamental na Gestão Democrática no sentido de:

    A) Fundamentar sua prática pedagógica em métodos conteudistas.

    B) Assegurar, a todos, igualdade de condições para a permanência e sucesso na escola.

    C) Conhecer as demandas da escola e o papel de cada setor.

    D) Desburocratizar o processo de avaliação e formação dos discentes.

Com relação às abordagens do processo de ensino e aprendizagem, Libâneo (1982), caracteriza a Pedagogia Progressista em três versões, sendo elas:

    A) Libertadora, Libertária e de Conteúdos.

    B) Não Diretiva, Diretiva e Conservadora.

    C) Escola Dualista, Escola Ideológica e Escolanovista.

    D) Pedagogia da Transmissão, Pedagogia da Moldagem e Pedagogia da Problematização.

Na década de 1930, o Manifesto dos Pioneiros defendia melhorias na educação e a ideia de uma escola singular e comum a toda população brasileira. O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil, sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. Essa tendência é implementada no Brasil no século XX, a partir da década de 20, mas encontramos seus princípios claramente expostos no Manifesto dos Pioneiros da Educação, publicado em 1932.


Analise as afirmativas abaixo em relação à tendência pedagógica Escola Nova.

I. O professor deveria adaptar o currículo, para se tornar um facilitador da aprendizagem, prezando pelo desenvolvimento psicológico do educando.

II. Os conteúdos começam a ter um significado, na medida em que começaram a serem trabalhadas de diversas formas, com trabalhos em grupos, jogos, experiências, entre outros, tornando o aluno, como sujeito ativo e participativo no processo ensino-aprendizagem.

III. Na relação professor-aluno, não há lugar privilegiado para o professor; antes, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança; intervém-se, é para dar forma ao raciocínio dela.

IV. A educação tem como objetivo inserir a escola nos modelos de racionalização do sistema de produção capitalista.

V. Os alunos seguem padrões de resoluções, obedecendo fielmente às regras determinadas pelo passo a passo. O aluno deve se relacionar com a tecnologia.


Está correto o que se afirma em:

    A) I, II, III e IV apenas.

    B) I, II e III apenas.

    C) I, II e V apenas.

    D) I e III apenas.

Uma avaliação integrada no processo de ensino-aprendizagem e do seu planejamento, em todas as suas fases, é chamada de avaliação formativa, e tem como premissas, EXCETO o que se diz em:

    A) A auto avaliação deve ser realizada de forma assistemática a fim de garantir a autorreflexão dos alunos.

    B) O aluno deve ser crítico, criativo e participativo, com autonomia para tomar decisões e fazer escolhas.

    C) O erro deve proporcionar aprendizagens e as dúvidas são significativas e reveladoras de envolvimento intelectual.

    D) O ensino deve privilegiar a participação e a reflexão, tanto dos professores quanto dos alunos.

Do ponto de vista do uso de tecnologias em sala de aula e da didática utilizada pelos docentes, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


? O uso de tecnologias em sala de aula deve estar acompanhado de uma formação adequada dos professores para que possam utilizar os recursos de maneira satisfatória.

? Os alunos devem conseguir atribuir significado às tarefas feitas por eles, e para tanto, o professor pode utilizar recursos extraescolares em sala de aula, tais como revistas, jornais ou mídias digitais.

? Os objetos de aprendizagem, sendo recursos digitais, não podem ser utilizados em mais de um ambiente virtual de aprendizagem, pois se forem, correm o risco de serem descaracterizados.


A alternativa que apresenta a sequência correta é:

    A) V, V, V.

    B) V, V, F.

    C) V, F, F.

    D) F, F, F.

Segundo o CNE/CEB nº 7 as propostas curriculares do Ensino Fundamental visarão desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, mediante os objetivos previstos para esta etapa da escolarização, acerca disto assinale a alternativa correta:

    A) O desenvolvimento da capacidade de aprender, deixando em segundo plano o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

    B) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

    C) A reprodução de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo.

    D) O desguarnecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

A Lei 11.494/2007 institui o FUNDEB, e sobre a utilização dos recursos dos fundos assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Os recursos dos Fundos, inclusive aqueles oriundos de complementação da União, serão utilizados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no exercício financeiro em que lhes forem creditados, em ações consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública.

    B) Os recursos poderão ser aplicados pelos Estados e Municípios indistintamente entre etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica nos seus respectivos âmbitos de atuação prioritária.

    C) Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

    D) É permitida a utilização dos recursos dos Fundos no financiamento das despesas não consideradas como de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A meta número 2 (dois) do Plano Nacional de Educação - Lei nº 13.005/2014 pretende universalizar o ensino de nove anos para a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos, garantindo que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas, quanto às estratégias propostas para o alcance dessa meta:
I- Centralizar, no âmbito dos sistemas de ensino, apenas a organização do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade nacional. II- Estimular a oferta do ensino fundamental, em especial dos anos iniciais, para as populações do campo, indígenas e quilombolas, nas próprias comunidades. III- Desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, considerando as especificidades da educação especial, das escolas do campo e das comunidades indígenas e quilombolas.
É correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I e II, apenas.

    C) II, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) III, apenas.

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A empatia é uma capacidade exclusivamente humana. II- A empatia é o antídoto para o individualismo absorto em si mesmo. III- A capacidade de sentir empatia é uma consequência evolucionista.
É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) I, II e III.

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