Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, a ela a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define dois eixos estruturantes das práticas pedagógicas, que são:

    A) Interações e decodificação da escrita.

    B) Brincadeira e autoconhecimento.

    C) Ludicidade e leitura.

    D) Brincadeira e experiências.

    E) Interações e brincadeira.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo e norteador dos currículos da Educação Básica. Em relação à alfabetização, a BNCC define algumas capacidades/habilidades a serem desenvolvidas. Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:
( ) Conhecer o alfabeto. ( ) Saber ler e reconhecer globalmente as palavras. ( ) Dominar as famílias silábicas simples.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – F – V.

    B) V – F – F.

    C) V – V – F.

    D) F – V – V.

    E) V – F – V.

De acordo com Ilma Passos A. Veiga (1998), na obra “Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção coletiva”, o Projeto Político-Pedagógico desempenha a função própria de organização do trabalho pedagógico da escola. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa, quanto aos princípios básicos que embasam sua construção:
( ) Plano salarial do magistério. ( ) Gestão democrática. ( ) Liberdade.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – F.

    B) F – F – V.

    C) F – V – F.

    D) F – V – V.

    E) V – V – F.

Para Celso Vasconcelos (2008), na obra “Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar”, a avaliação está relacionada intrinsecamente aos objetivos da educação escolar, das concepções de homem e de sociedade presentes no Projeto Político-Pedagógico de cada instituição. Operacionalizada especialmente pelo professor, para que essas premissas se cumpram, espera-se que este profissional possua uma concepção de avaliação que:

    A) tenha a intenção de garantir a formação integral do aluno através da mediação efetiva da construção do conhecimento.

    B) fiscalize e classifique a absorção dos conhecimentos transmitidos.

    C) identifique e constate as potencialidades do aluno, desabonando suas dificuldades.

    D) comprove o mérito do desenvolvimento individual do aluno ao longo ano.

    E) seja colaborativa para o aluno, ainda que coercitiva e classificatória.

A fim de compreender as formas com as quais o homem se desenvolve ao longo da vida, diferentes concepções de desenvolvimento humano emergem sob o campo da educação e da psicologia ao longo dos anos, corroborando com a elaboração de perspectivas de ensino e aprendizagem. Isso posto, associe as colunas:
Primeira coluna: 1- Inatismo 2- Ambientalismo 3- Interacionismo
Segunda coluna: ( ) O comportamento do indivíduo é influenciado pelo meio externo. ( ) O conhecimento é derivado de capacidades inatas. ( ) O conhecimento tem relação construtiva e permanente entre meio e o indivíduo ao longo de sua vida.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) 1 – 3 – 2.

    B) 2 – 3 – 1.

    C) 2 – 1 – 3.

    D) 1 – 2 – 3.

    E) 3 – 2 – 1.

A educação inclusiva vem adquirindo espaço de debate e desenvolvimento de políticas e estratégias de inclusão escolar. Sobre a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a alternativa correta:

    A) Promove o atendimento de estudantes com deficiências e transtornos globais de desenvolvimento em escolas regulares, apenas.

    B) Considera e orienta ações e políticas que são restritas ao ambiente escolar, desconsiderando as contribuições de redes e instituições que não possuem inter-relações com a educação.

    C) Possui a intenção de garantir a acessibilidade urbanística, arquitetônica, de mobiliários, equipamentos, transportes, bem como na comunicação e informação, apenas.

    D) Orienta os sistemas de ensino para promover suporte às necessidades educacionais de estudantes regulares.

    E) Indica as formas de acesso, participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.

Os projetos de trabalho, na concepção de Fernando Hernandez (1998), na obra “Transgressão e mudança na Educação: os projetos de trabalho”, não são apenas identificados como metodologias didáticas, mas como formas compreensivas de entender o sentido da escolaridade e do ensino. Nessa perspectiva, quanto aos estudantes, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- São participantes nos processos de pesquisa, por meio de diferentes estratégias, que possuem sentidos para eles. II- Participam no processo de planejamento da própria aprendizagem. III- São incentivados a serem flexíveis, reconhecerem o outro e compreenderem seu entorno pessoal e cultural.
É correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) I, II e III.

    D) II e III, apenas.

    E) III, apenas.

Os processos de alfabetização e letramento representam momentos singulares na trajetória escolar dos sujeitos em formação. Isso posto, sobre as múltiplas facetas da alfabetização e letramento, assinale a alternativa correta.

    A) A alfabetização é caracterizada pelo desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita, cálculos e raciocínio lógico nas práticas sociais.

    B) A alfabetização está relacionada ao letramento, que ocorre posteriormente ao sistema da escrita.

    C) A alfabetização é o processo de aquisição do sistema convencional silábico, alfabético e ortográfico.

    D) A alfabetização é o processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico.

    E) A alfabetização acontece de forma natural e processual sem a necessidade da mediação do professor.

A aprendizagem escolar é um processo de assimilação que envolve determinados conhecimentos e formas de ações físicas e mentais, organizados e orientados no decorrer dos processos de ensino. Sobre o processo de assimilação ativa, disposto na literatura de José Libâneo (1994), na obra “Didática”, é possível afirmar que se trata de:

    A) Um processo unilateral em que o professor atua como reprodutor do conhecimento sistematizado na sociedade, sem que o estudante necessite desenvolver habilidades para conversão das aprendizagens recebidas.

    B) Um processo em que o professor exerce a figura de autoridade, exigindo atitudes passivas dos estudantes, que receberão os conteúdos e informações, convertendo-as em habilidades e atitudes.

    C) Um processo de exposição e demonstração de materiais didáticos, conteúdos e orientações do professor, para posterior tomada de atitude ativa por parte do aluno na sociedade.

    D) Um processo livre de desenvolvimento cognitivo, psicológico e motor do aluno, sem orientações didáticas por parte do professor, que desenvolve uma relação horizontal com o aluno.

    E) Um processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais dos próprios estudantes, com a orientação do professor.

As tendências pedagógicas, que influenciaram as práticas docentes e saberes escolares, constituíram-se a partir das diferentes relações sociais vivenciadas pela sociedade ao longo dos anos. No que se refere ao papel da escola, a tendência crítico-social dos conteúdos é caracterizada por:

    A) Considerar os elementos de ensino aprendizagem como indissociáveis das realidades sociais.

    B) Moldar o comportamento humano por meio de técnicas específicas.

    C) Adequar o currículo aos processos internos da escola.

    D) Preparar moralmente os indivíduos para atuarem na sociedade.

    E) Propor uma avaliação da aprendizagem, na perspectiva somativa a partir de temas específicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...