Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à área cognitiva, referida no texto, assinale a opção incorreta.
Aproximadamente entre os dois e os seis anos de idade, as crianças fazem um esforço cognitivo constante de compreensão do mundo que lhes envolve, configurando sua própria explicação para a realidade vivida a partir daquilo que os adultos lhes explicam e do que elas experimentam.
Segundo Piaget, dos dois aos seis anos de idade, o egocentrismo é uma das características que torna único o ponto de vista da criança, que deprecia outras opiniões, o que acentua, a sua dificuldade em analisar as situações sob o ponto de vista do outro.
A evolução da linguagem ocorre de maneira espontânea, causada por fatores genéticos, hereditários, o que é comprovado pelo interesse das crianças em aprimorar a comunicação.
As experiências vividas pelas crianças ao longo da infância — denominadas por alguns investigadores como esquemas de conhecimento — influenciam o processo de desenvolvimento das capacidades cognitivas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à relação entre ensino e aprendizagem, durante muito tempo, na educação infantil, defendeu-se a tese de que a aprendizagem estaria subordinada ao desenvolvimento, no sentido de que, primeiro, deveria ser desenvolvida uma série de capacidades cognitivas para, depois, iniciar-se o ensino de conceitos. Tal concepção
foi proposta inicialmente por Vygotsky como parte de sua teoria psicológica.
está baseada nas propostas educacionais de Rousseau.
é sustentada pelos teóricos escolanivistas, que defendem, por isso, a adequação idade/série no ensino fundamental.
está fundamentada na teoria da psicologia genética de Jean Piaget.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O processo ensino-aprendizagem baseado na abordagem de Vigotsky
considera o contexto histórico e cultural do aluno e valoriza sua experiência.
é centrado no professor, que direciona o processo de aprendizagem do aluno.
prioriza a socialização e o desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno.
está voltado para a transmissão de conteúdos sistematizados que possibilitem o pleno desenvolvimento do aluno.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.
Gagné defende que o ser humano possui múltiplas inteligências e, por isso, os indivíduos são mais ou menos competentes em diferentes áreas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.
A aprendizagem significativa é o elemento essencial ao processo educacional na teoria de Wallon.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.
Para Vigotsky, o processo de aprender gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.
No estágio pré-operatório da teoria genética de Piaget, a criança começa a construir conceitos por meio de estruturas lógicas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.
Skinner é o principal representante do behaviorismo, que afirma a importância do uso de reforços positivos para facilitar a aprendizagem.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real - que se costuma determinar pela capacidade de solução independente de problemas - e o nível de desenvolvimento potencial - determinado pela capacidade de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais eficazes. O conceito de ZDP foi criado por
Vigotsky.
Wallon.
Piaget.
Skinner.
Para Piaget, a criança que se encontra no pensamento egocêntrico, está no estágio:
sensório-motor;
simbólico;
operacional concreto;
operacional – formal;
operacional abstrato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...