Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A educação, de acordo com o pensamento de vários teóricos, é responsável pelo desenvolvimento do país. Nesse sentido, a Educação e Mundo do trabalho são temas que devem se apresentar totalmente conexos, pois é o conhecimento historicamente acumulado e suas manifestações criativas que norteiam as novas ações humanas. Diante dessa premissa, considere os seguintes aspectos:

I - Aprender a viver juntos é um dos pilares da educação e sem dúvida, é hoje em dia, é um dos maiores desafios da educação, devido às violências que se opõem à esperança posta por alguns no progresso da humanidade. Esse desafio se faz presente na formação para o trabalho.

II - A educação tem por missão, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e também levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta. Esse é um determinante na educação, devido a necessidade da formação para o trabalho nas diversas áreas.

III - A educação para o trabalho, assim como o eixo da formação geral, deve ressaltar a capacidade individualista em prol da capacidade coletiva, pois, o mundo contemporâneo requer mão de obra qualitativa e deprecio social.

IV - Aprender a fazer, não é somente adquirir uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Essa ênfase ratifica o conceito de um dos pilares da educação, também necessários à formação do indivíduo para o Mundo do trabalho.

V - Dos princípios e fins da educação, o art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que “A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Essa determinação legal reforça a necessidade do abarcamento dos conteúdos disciplinares com a necessidade do mercado de trabalho. Diante das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

  • A. Apenas as afirmativas II, III e IV.
  • B. Apenas as afirmativas I, II, IV e V.
  • C. Apenas as afirmativas I, II e IV.
  • D. Apenas as afirmativas I, II, III, IV e V.

Considerando o desenvolvimento motor (psicomotor) de uma criança, em especial a evolução motora da marcha, esperase que a possibilidade motora da mesma, entre 03 meses de idade, seja capaz de:

  • A. Equilibrar-se sobre um pé só, subir e descer escadas com um pé em cada degrau, saltar de formas diversas e fazer piruetas.
  • B. Conseguir erguer a cabeça e mantê-la firme por alguns momentos.
  • C. Caminhar sozinho, sem ajuda.
  • D. Conseguir subir e descer degraus.

À medida que uma criança “estabelecer relações com objetos, pessoas, fenômenos e elementos da natureza por meio da exploração investigação, pesquisa, questionamento crítico, análise, coleta de informações”, tal referencial nos indica que a mesma apresenta noções e leituras do:

  • A. Mundo da matemática.
  • B. Mundo da linguagem escrita formal.
  • C. Mundo das brincadeiras.
  • D. Mundo natural.

As práticas escolares que se baseiam nas teorias ou propostas de autores como Piaget, Vygotsky, Dewey e Bruner apresentam consonância com o paradigma pós-moderno, por assumirem uma concepção aberta e processual de pensamento.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

  • A. 4 3 2 1.
  • B. 3 4 1 2.
  • C. 3 2 4 1.
  • D. 4 1 2 3.

Henri Wallon, em sua teoria afirma que a emoção na infância é a forma através da qual a criança:

  • A. Demonstra que é um ser incompleto, sem ação cerebral.
  • B. Mobiliza o outro para atendê-lo em seus desejos, suas necessidades
  • C. Mostra que tem consciência.
  • D. Mobiliza o outro sem precisar se movimentar

“Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo.” Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise.

I. Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior.

II. Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos.

III. Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual.

IV. Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de “ambiente” no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III e IV, apenas.

“No mundo encantado dos brinquedos, as crianças desenvolvem sua imaginação, a coordenação motora, seus sentidos e instintos. Mas todo cuidado é pouco”, essa é uma das orientações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, em razão dos riscos de acidente que podem ocorrer.

Com relação à estes riscos, marque verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Os brinquedos não devem ter pontas ou extremidades cortantes e partes ou peças pequenas que possam se desprender com facilidade.

( ) O fato do produto ter sua conformidade avaliada, exime o fornecedor da responsabilidade pela sua qualidade.

( ) Não podem ser fabricados ou pintados com material tóxico.

( ) São raros os casos de irregularidade encontrada no mercado de brinquedos.

  • A. F – V – F - F.
  • B. F – V – F - F.
  • C. V – F – V - F.
  • D. V – V – F – F.

“A imaginação é um processo psicológico novo para a criança, representa uma formaespecificamente humana de atividade consciente que não está presente na consciência das crianças muito pequenas e está ausente nos animais” (ROSA, 2009, p.39). Sobre a importância do jogo, todas as alternativas estão corretas, salvo:

  • A. Os jogos, as brincadeiras proporcionam a imaginação às crianças.
  • B. O brincar preenche necessidades que mudam de acordo com a idade.
  • C. Proporcionam situações em que a criança cria regras.
  • D. Sua validade restringe-se à estratégia de intervenção em favor do desenvolvimento da criança.

São várias as abordagens que tem procurado explicar os processos pelos quais a criança se apropria da língua materna, diante de tal premissa, associe as lacunas que seguem:

1. Inatista.

2. Comportamentalista.

3. Cognitivista.

4. Sociointeracionismo.

( ) A linguagem constitui-se enquanto conjunto de comportamentos verbais, cuja aquisição depende do condicionamento operante, de cadeias de respostas e reforços, etc.

( ) A aquisição da linguagem é resultado de um processo interindividual dependente do esquema de interação da criança com o adulto interlocutor, desde o período pré-linguístico.

( ) O conhecimento lingüístico, brota e adapta-se às diversas línguas e dialetos do mundo, aos quais a criança é exposta, independentemente de estímulo, treinamento, imitação ou história de vida.

( ) O desenvolvimento da linguagem encontra-se condicionado ao desenvolvimento da inteligência, mais propriamente, à superação da inteligência sensório-motora.

A sequência correta dessa associação é:

  • A. 3 – 2 – 4 – 1.
  • B. 2 – 4 – 1 - 3.
  • C. 3 – 4 – 2 -1.
  • D. 4 – 1 – 3 – 2.

Henri Wallon, em sua teoria afirma que a emoção na infância é a forma através da qual a criança:

  • A. Demonstra que é um ser incompleto, sem ação cerebral.
  • B. Mobiliza o outro para atendê-lo em seus desejos, suas necessidades.
  • C. Mostra que tem consciência.
  • D. Mobiliza o outro sem precisar se movimenta.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...