Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de
conseguir organizar o ensino de forma a combater o atraso cultural das pessoas com baixo poder aquisitivo.
vencer os problemas decorrentes da heterogeneidade cultural existente entre as crianças, os jovens e os adultos.
conquistar melhores patamares de eficiência no processo educativo de sua clientela multicultural.
produzir o sucesso escolar e de alcançar os fins educacionais assegurados constitucionalmente.
realizar uma proposta educacional que padronize os diferentes comportamentos dos alunos para, assim, evitar as várias transgressões nela existentes.
Apesar de reconhecer a forma integrada como um curso único, com matrícula e conclusão únicas, [...] considera que os conteúdos do ensino médio e os da educação profissional de nível técnico são de naturezas diversas. Reestabelece- se, assim, internamente ao currículo, uma dicotomia entre as concepções educacionais de uma formação para a cidadania e outra para o mundo do trabalho, ou de um tipo de formação para o trabalho intelectual e de outro tipo para o trabalho técnico e profissional. (FRIGOTTO et al, 2005)
Com base na citação acima, assinale uma consequência desta política:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Analise as afirmações abaixo:
1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), associada à Emenda Constitucional 14 conferem uma nova identidade ao Ensino Médio, determinando que o mesmo é Educação Básica, assegurando ao Ensino Médio estatuto de direito a todo cidadão.
2. Um novo currículo para o Ensino Médio implica, necessariamente, incorporar as mudanças estruturais que decorrem da revolução técnico-científica, alterando o modo de organização do trabalho e as relações sociais que passam a ser de colaboração e de articulação entre classes.
3. O currículo do Ensino Médio deve buscar desenvolver: a formação geral, o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés de simples exercício de memorização.
Está(ão) correta(s)
1, 2 e 3.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
3, apenas.
1, apenas
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes.
À União cabe desenvolver e apoiar políticas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino, bem como para o acesso e a permanência na escola, sobretudo para as iniciativas voltadas à inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco social.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes.
Com a instituição do FUNDEB pela União, no âmbito dos estados e do Distrito Federal, essas esferas foram dispensadas de aplicar os recursos provenientes de impostos arrecadados na educação básica, facultando essa aplicação na educação superior.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes.
A implantação dos planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica deve assegurar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assim como da remuneração, sobretudo dos profissionais que atuam na educação básica na rede pública de ensino.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.
O ensino privado, cuja qualidade deve ser avaliada pelo poder público, sujeita-se às mesmas normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.
A elaboração das normas de gestão democrática dos sistemas de ensino municipais é de competência do sistema de ensino federal, o que garante a unidade na gestão da educação básica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.
O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade, o apreço à tolerância e a valorização da experiência extraescolar constituem princípios nos quais o ensino brasileiro deve fundamentar-se.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.
Cabe aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino onde atuam e executá-la a partir de um plano de trabalho coerente com as metas estabelecidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...