Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Participar e comprometer-se com a prática de valores que estimule os princípios educativos no âmbito escolar exige muito mais do que uma compreensão da realidade. Exige transparência e consciência da verdadeira função que cada ator tem em estruturar as suas ações e seus diálogos. Sendo assim, uma escola que tem como foco uma boa relação interpessoal, NÃO deve ser caracterizada por:

  • A. Respeito mútuo
  • B. Tolerância.
  • C. Ênfase nos erros das pessoas.
  • D. Altos padrões éticos.

No que diz respeito ao uso das novas tecnologias no campo educacional, é INCORRETO afirmar:

  • A. O potencial que os recursos tecnológicos oferecem, não pode ser negado, mas precisa ser integrado efetivamente na escola, principalmente na rede pública de escolarização, já que pode servir como mais uma possibilidade para a construção da cidadania plena.
  • B. Os recursos tecnológicos devem servir para serem utilizados de vez em quando, pois é de fundamental importância dar preferência às aulas expositivas no qual o professor é o detentor do conhecimento.
  • C. Para efetivar a aplicação das tecnologias na escola, é preciso criar conhecimentos e mecanismos que possibilitem sua integração à educação, evitando o deslumbramento ou o uso indiscriminado da tecnologia por si e em si.
  • D. A utilização da tecnologia no ambiente escolar exige uma nova postura do professor e da escola, onde os meios eletrônicos de comunicação são a base para o compartilhamento de ideias e ideais em projetos colaborativos.

A Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Seu conjunto de recomendações e propostas é guiado pelos seguintes princípios, EXCETO:

  • A. Toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas especiais.
  • B. O ensino deve ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças.
  • C. Os alunos devem adaptar-se às especificidades da escola, e não a escola às especificidades dos alunos.
  • D. Independente das diferenças individuais, a educação é direito de todos.

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Os fatores característicos da teoria pós-crítica incluem o multiculturalismo e a alteridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência como parte integrante do sistema educativo. Sendo assim, sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar:

  • A. A educação inclusiva tem como prioridade a prática pedagógica tradicional, preparando os alunos para que consigam inserir-se no exigente e competitivo mercado de trabalho.
  • B. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades.
  • C. A educação inclusiva é aquela que mantém os educandos em escolas especiais, com ensino adaptado.
  • D. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, propondo um currículo de base tradicional.

A melhor opção, quando se pensa a educação como a condição humana, inclusão do ser histórico do qual a pessoa se torna consciente, é a:

  • A. capitalista
  • B. determinista
  • C. progressista
  • D. neoliberal
  • E. ideológica

Para Leite (1996), os projetos de trabalho podem ser situados como uma proposta de intervenção que dá à atividade de aprender um sentido novo, em que as necessidades de aprendizagem surgem nas tentativas de resolver situações problemáticas.

Sobre as características dos projetos de trabalho, é INCORRETO afirmar que

  • A. os alunos são corresponsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto.
  • B. um projeto envolve complexidade e resolução de problemas.
  • C. as fases a serem percorridas são: escolha do objetivo central, formulação dos problemas e planejamento.
  • D. o problema a ser resolvido é significativo e tem um caráter real para os alunos.

Com base nos saberes necessários à pratica educativa, em favor da autonomia do ser dos educandos, segundo Freire (2001) , é INCORRETO afirmar que

  • A. que a docência e a discência se explicam e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.
  • B. que ao respeitar a natureza do ser humano, o ensino do conteúdo não pode ser alheio à formação moral do educando.
  • C. que o primordial nas relações entre educador e educando é a reinvenção do ser humano no aprendizado de sua autonomia.
  • D. que se pode permitir a interferência da afetividade do professor no cumprimento ético de seu dever profissional no exercício de sua autoridade.

“Ensinamos crianças, não matérias”, foi um slogan usado por Scheffler, citado por Sairani (1998), que alertava para a:

  • A. corrente da filosofia humanística da educação
  • B. subjetividade dos educandos
  • C. centralidade da criança no processo educativo
  • D. importância da dosagem dos conteúdos
  • E. divisão entre a escola tradicional e a nova

Coll e Monereo (2010) sinalizaram alguns fenômenos, tendências ou características que são próprios da Sociedade da Informação e que formam o pano de fundo da educação nesse novo cenário. Analise as afirmativas que explicitam esses fenômenos, tendências ou características da Sociedade da Informação.

I. A rapidez com que acontecem as mudanças e transformações diminui o impacto e a imprevisibilidade de seus efeitos e consequências.

II. Há escassez de espaços e de tempo para a abstração e a reflexão.

III. Tem como matéria-prima a informação.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...