Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os desafios apontados para a formação de professores para a educação profissional, na atualidade,assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A necessidade de articulação entre pesquisa, ensino e extensão.
  • B. A necessidade de estreita articulação com os demais níveis e modalidades (cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas, pós-graduação), bem como dos sistemas de ensino em geral.
  • C. A necessidade de qualificação/capacitação (formação inicial e continuada) dos profissionais que trabalham na educação profissional.
  • D. A necessidade de uma definição, em documentos oficiais que tratam do assunto, dos propósitos e da necessidade da formação e do perfil profissional que se deseja formar.

Segundo Mendonça, o papel do patronato na formação de um ensino agrícola estatal permeou, dentre outros objetivos, a construção de uma educação ao “trabalhador rural”, moldada conforme o interesse da classe dominante. Segundo a autora, no início da primeira metade do século XX, a concepção de ensino agrícola elementar e médio no Brasil tinha como propósito:

I. Alicerçar as bases de um sistema socialista no Brasil.

II. Produzir uma identidade inferior ao trabalhador rural.

III. Estruturar ações de marketing rural.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II, III.

Chega, ao nosso meio, em 1994, o movimento da inclusão com a divulgação da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994), sob o patrocínio da UNESCO, cujas linhas de ação visam ao seguinte universo conceitual: “O termo necessidades educacionais especiais refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. As escolas têm de encontrar maneira de educar com êxito todas as crianças, inclusive as que têm deficiências graves”. (BRASIL, 1994, p. l7).

Sobre as concepções que sustentam essa declaração, é INCORRETO afirmar que

  • A. o foco da prática escolar deixa de ser a deficiência e passa a centrar-se no aluno e no êxito do processo ensino e aprendizagem.
  • B. o conceito da integração sugere o atendimento às diferenças individuais nas classes especiais, salas de recursos ou serviço itinerante, mediante a preparação gradativa do aluno para o ensino comum.
  • C. a escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos e, não, os alunos às especificidades da escola.
  • D. o ensino deve ser diversificado e realizado em espaços diferenciados, respeitando as necessidades individuais dos alunos.

As questões 40 e 41 referem-se à obra: Fonseca, Maria T. L. da. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985.

A extensão rural teve o início de suas práticas nos Estados Unidos da América do Norte, após a Guerra da Secessão, período em que houve a transição da agricultura escravagista para a mercantil e capitalista. Os produtores passaram a se organizar em associações agrícolas para discutir seus problemas de comercialização na procura de soluções para o aumento de sua produtividade. Essa política de intercâmbio possibilitou o surgimento de:

I. Feiras e concursos para expor os resultados conseguidos através da troca de experiências.

II. Pesquisas agrícolas organizadas pelos trabalhadores do campo.

III. Conselhos da Agricultura, que atuavam em conjunto com as universidades e colleges.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II, III.

Estudos e experiências realizadas em escolas com êxito no projeto de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular apontam princípios e fundamentos que consolidam o sucesso da inclusão.

Sobre esses princípios e fundamentos, analise as seguintes afirmativas.

I. O princípio da identidade é a construção da pessoa humana em todos seus aspectos: afetivo, intelectual, moral e ético.

II. A sensibilidade estética diz respeito à valorização da diversidade para conviver com as diferenças, com o imprevisível, com os conflitos pessoais e sociais, estimulando a criatividade para a resolução dos problemas e a pluralidade cultural.

III. A ideia de que todo sujeito pode aprender, tornar-se membro efetivo e ativo da classe regular, ainda que não faça parte da vida comunitária.

IV. A construção de laços de solidariedade, atitudes cooperativas e trabalhos coletivos proporcionam maior aprendizagem para todos.

V. A inclusão independe da transformação da prática pedagógica, sendo o foco as relações interpessoais positivas, interação e sintonia professor-aluno.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. I, II, III e V apenas.
  • B. II, III e IV apenas.
  • C. I, II e IV apenas.
  • D. III, IV e V apenas.

As questões 37, 38 e 39 referem-se à obra da EMATER/RS-ASCAR. Diretrizes para ação extensionista na EMATER/RS-ASCAR: a gestão do processo de planejamento. Disponível em: www.emater.tche.br

“É inquestionável a importância do setor rural no conjunto do desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio Grande do Sul. Cerca da metade da riqueza gerada em solo gaúcho provém da __________. De seus diversos componentes, 55% são oriundos da agricultura familiar, cuja função vital é de ser produtora de _______. Essa agricultura familiar conta com aproximadamente 378.000 estabelecimentos (90% do total) e é responsável por mais de quatro quintos dos empregos gerados no ______. Embora detenha atualmente ____% da população total do Estado, deve-se considerar que 331 dos 496 municípios (2/3) têm menos de 10.000 habitantes, sendo estes municípios tipicamente rurais, e 396 têm menos de 20.000 habitantes, nos quais a importância do rural é determinante, especialmente para os setores da agroindústria e dos serviços.”

Assinale a alternativa cujos termos completam, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A. agropecuária – alimentos – campo – 15
  • B. agropecuária – alimentos – mato – 12
  • C. agropecuária – alimentos – mato – 12
  • D. agricultura – sementes – campo – 08
  • E. pecuária – grãos – mato – 05

As questões 35 e 36 referem-se à obra de LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002. As primeiras iniciativas de educação rural têm início entre 1910 e 1920, período em que houve um forte movimento migratório interno, quando um grande número de rurícolas deixou o campo, e iniciou-se um processo de industrialização mais amplo. Na época, a preocupação em conter o fluxo migratório e fixar o homem no campo recebeu o nome de

  • A. pedagogia do campo.
  • B. didática rural.
  • C. jornada extensionista.
  • D. ruralismo pedagógico.
  • E. ensino da vida no campo.

As questões 35 e 36 referem-se à obra de LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002.

Quando se fala na escola rural, devese pensar no homem rural, no seu contexto, na sua dimensão como cidadão e na sua ligação com o processo produtivo. Nesse processo, é importante questionar sua ligação direta com a qualificação profissional e o seu grau de comprometimento e interferência na formação sociopolítica dos rurícolas e a forma como tem acompanhado as transformações ocorridas no campo.

Com base nas ideias de Leite, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas, considerando as variáveis, que ainda são uma constante na educação do campo.

( ) Elevado índice de analfabetismo, sobretudo nas faixas etárias acima de 25 anos.

( ) Adequada remuneração e qualificação dos professores.

( ) Decrescente processo de municipalização da rede de ensino fundamental que afeta a quase totalidade das matrículas nas séries iniciais das escolas rurais.

( ) Elevado índice de exclusão e repetência de alunos e má distribuição das escolas rurais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. C – C – C – C.
  • B. C – C – E – C.
  • C. C – E – E – C.
  • D. E – E – C – E.
  • E. E – C – E – C.

As questões 33 e 34 referem-se à obra de Brandão, Carlos R. Em campo aberto. Escritos sobre a educação e a cultura popular. São Paulo: Cortez, 1995.

Segundo Brandão, a educação popular existe mesmo fora e à margem da escola, não se constituindo em modelo pedagógico único e paralelo, pois apresenta um domínio de ideias e práticas regidas pela diferença. Em seus estudos, Brandão aborda alguns significados assumidos pela educação popular, quais sejam:

I. Educação da comunidade primitiva anterior à divisão social do saber.

II. Educação do ensino público.

III. Educação das classes populares.

IV. Educação da sociedade igualitária.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III e IV.
  • E. I, II, III, IV.

A educação Infantil, quando atua em todas as dimensões humanas, está atendendo:

  • A. Aos preceitos da Pedagogia Nova.
  • B. Aos preceitos da Pedagogia Tradicional.
  • C. Aos preceitos da Pedagogia Cognitivista.
  • D. Aos preceitos da Pedagogia da Infância.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...