Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As questões 33 e 34 referem-se à obra de Brandão, Carlos R. Em campo aberto. Escritos sobre a educação e a cultura popular. São Paulo: Cortez, 1995. Ao analisar os projetos de intervenção junto às classes populares, Brandão é enfático ao questionar esse processo, criticando-o por não desvelar a riqueza e as contradições que compõem as culturas das classes populares. Em sua análise, o autor afirma que, desde o tempo do surgimento dos movimentos de cultura popular até os anos recentes, as classificações e categorizações de tipos de culturas foram estabelecidas sobre certos pares de opostos muito rudimentares, EXCETO:

  • A. Erudito versus popular.
  • B. Teórico versus empírico.
  • C. Dominante versus dominado.
  • D. Alienado versus libertado.
  • E. Urbano versus rural.

As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. Dentre as questões abaixo, assinale a única que NÃO contribui para responder alguns dos desafios teóricos e práticos da Educação do Campo.

  • A. Como deve ser a escola para os estudantes do campo?
  • B. Que saberes e aprendizagens são valorizados pelos estudantes do campo?
  • C. Qual a relação existente entre os saberes práticos e os saberes teóricos?
  • D. Que contribuições a educação do campo apresenta para o fortalecimento dos movimentos sociais?
  • E. Por que não reproduzir a escola do campo na cidade?

Tardif e Lessard (2005), na obra O trabalho docente-elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, afirmam que “(...) a docência é um trabalho cujo objeto não é constituído de matéria inerte ou de símbolos, mas de relações humanas com pessoas capazes de iniciativa e dotadas de uma certa capacidade de resistir ou de participar da ação dos professores.”

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Nunca se pode controlar perfeitamente uma classe na medida em que a interação em andamento com os alunos é portadora de acontecimentos e intenções que surgem da atividade em desenvolvimento.
  • B. O ensino aproxima-se bastante de profissões cujo espaço cotidiano é marcado pelas atividades que são desenvolvidas de acordo com representações, muitas vezes, renovadas, móveis, imprevisíveis na sua concretude.
  • C. Um professor trabalha com seres humanos e sobre seres humanos o que significa a responsabilidade de tratá-los como tal. Essa responsabilidade está no âmago de sua tarefa e cada professor precisa dar-lhe sentido.
  • D. As tramas interativas cotidianas entre professores e alunos são complexas, pois, entram em ação componentes do ser humano, como afetividade, cognição, vontade, disposições que anulam efeitos da personalidade do professor.

Segundo Morin (2002), é urgente uma reforma do ensino que leve à reforma do pensamento e a reforma do pensamento deve levar à reforma do ensino.

Neste aspecto, ele explica que o significado de uma cabeça bem-feita está associado, EXCETO:

  • A. A uma aptidão para colocar e tratar os problemas de maneira organizada e que permita estabelecer ligação entre os saberes, dando-lhes sentido, em lugar de saberes fragmentados e acumulados.
  • B. A uma atividade crítica que permite repensar o pensamento. O pensamento deve ser organizado em uma cabeça apta, que reconheça no conhecimento produzido pela humanidade um valor de verdade.
  • C. A uma proposta em que os alunos sejam encorajados ao autodidatismo com o objetivo de se tornarem sujeitos de cabeça bem-feita, reformulando pensamento e ação.
  • D. A uma proposta para o desenvolvimento do pensamento complexo, que deve passar por uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar os desafios dos tempos atuais.

Uma das maiores contribuições do movimento pela profissionalização do ensino, iniciado na década de 1980, foi o reconhecimento da existência de saberes específicos que caracterizam a profissão docente, saberes desenvolvidos pelos professores, tanto no seu processo de formação para o trabalho, quanto no próprio cotidiano de suas atividades como docentes. Tardif (2002) elaborou uma classificação dos saberes profissionais.

A esse respeito, enumere os saberes da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 4 2 2 3 3 4 1.
  • B. 2 4 2 1 3 4 3.
  • C. 3 4 2 2 1 3 4.
  • D. 2 1 3 4 1 4 3.

Charlot (2000) ao analisar a relação com o saber visa não somente à dimensão de um saber específico, mas à generalidade do saber que envolve redes indissociáveis.

Sobre as relações com o saber, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Todo processo de aprender constitui uma construção de si mesmo, uma construção da identidade do sujeito.
  • B. A relação de identidade com o saber é construída na relação com o outro, que é fisicamente presente, que o ajuda a aprender algo, ou um outro virtual, que compõe a comunidade daqueles que têm um saber determinado.
  • C. O modo como o sujeito se relaciona com o saber compreende várias relações, tais como epistêmicas, sociais e identitárias de sujeito imerso no processo de aprendizagem, sendo essas relações independentes.
  • D. O saber, no sentido estrito da palavra, significa um conteúdo intelectual, enquanto aprender tem um significado mais amplo, já que existem várias formas de aprender.

Segundo Cortella (2011, p. 43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional”, é necessário reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos

  • A. na perspectiva da mentalidade dominante, que não abre espaço para a relatividade histórica e também não valoriza a compreensão das condições de produção do conhecimento.
  • B. na busca da gênese e dos desdobramentos dos valores e conhecimentos dos alunos e docentes, como questão fundamental na construção de uma relação pedagógica, autônoma e produtiva.
  • C. na ideia de transformação da realidade ou de elaboração de conhecimentos que adquire um sentido transcendental e que deve ser desconectado do aspecto processual do passado que o contamina.
  • D. numa visão de alteridade, onde identificar nos outros, e em si mesmo, o caráter múltiplo da humanidade significa conformar-se com a situação dos alunos que não conseguem aprender o que lhes é ensinado.
  • E. numa prática educativa que precisa relativizar o peso dos conhecimentos científicos, desqualificando-os, para diminuir a presunção dos cientistas, contra os não escolarizados, os que não têm sucesso na escola.

O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando

  • A. o docente recebe treinamento centralizado com a finalidade de homogeneizar os projetos pedagógicos e sua execução no interior das instituições.
  • B. a gestão escolar, em seus diversos níveis, for feita por profissionais, também qualificados, para o exercício de suas funções, e responsáveis pelos resultados dos alunos.
  • C. as condições que dão sustentabilidade às práticas docentes estão em boa medida fora do alcance do professor, portanto, precisam de ações de agentes externos à escola.
  • D. a cultura organizacional da instituição for conhecida e trabalhada, pelos gestores do sistema, pela comunidade e, ainda, pela esfera pública responsável pela vida da população.
  • E. amparado por uma política educacional que considere o contexto das instituições e das condições do trabalho docente nelas inseridos, e as condições de vida dos alunos das diferentes comunidades.

Na Educação Infantil o planejamento ainda é alvo de inúmeras pesquisas.

 Sob a ótica de pesquisas mais recentes sobre o tema, analise as seguintes afirmativas:

1. É importante que o professor seja aberto a fazer mudanças em seu planejamento quando surgirem outros interesses das crianças.

2. O planejamento na Educação Infantil deve ser inflexível, ou seja, não pode sofrer alterações na sua execução, sob pena de o professor não conseguir finalizar suas propostas pedagógicas.

3. Ao planejar, o professor aprende a observar o grupo de crianças de um modo que consegue perceber suas necessidades, os problemas e, consequentemente, buscar as causas que as originam.

4. O planejamento permite ao professor prever as necessidades das crianças, o que requer que ele tenha um olhar atento à realidade das mesmas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a escola pública universal e gratuita” (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.

( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.

( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.

( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.

( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, F, F, V, V.
  • C. F, V, V, F, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. F, V, V, V, F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...