Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Luckesi, os métodos de uma pedagogia crítico-social dos conteúdos não partem de um saber artificial ou espontâneo, mas da relação direta entre a experiência do aluno e o saber trazido de fora. Assim se estabelece uma relação entre papel político-pedagógico do professor e organização do ensino e da aprendizagem. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A. a pesquisa é um importante elemento para construção de conhecimentos científicos, por isso deve ser feita apenas por cientistas especializados.
  • B. os posicionamentos político-pedagógicos dos professores não interferem na escolha dos conteúdos a serem ensinados.
  • C. a organização dos conteúdos não demanda pesquisa, pois é elaborada pelos sistema de ensino que determinam, também os métodos a serem utilizados.
  • D. a pedagogia crítico-social dos conteúdos ignora o papel político-pedagógico dos docentes, pois valoriza as vivências dos alunos.
  • E. é preciso que o professor assuma o papel de pesquisador em diferentes momentos do processo de aprendizagem.

Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Tornar-se apto a produzir novos conhecimentos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Na prática educativa bancária, a possibilidade de questionamento, de crítica e de reflexão pelos educandos é incentivada, o que motiva a curiosidade epistemológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem. Para o behaviorismo, aprendizagem é compreendida como mudança nos esquemas mentais do indivíduo resultante de novas experiências, que, por sua vez, resultam em mudanças de comportamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem. Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem. De acordo com Vygotsky, a aprendizagem envolve mediação e interação social em determinado contexto histórico-cultural e é essencial ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem. Apesar de o processo educacional ser um meio de transformação da realidade sociocultural, ele também exerce papel de controle social para manutenção da ordem vigente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem. De acordo com Émile Durkheim, a educação é um processo social que propicia a convivência em sociedade; portanto, educação é socialização.

  • C. Certo
  • E. Errado

“A pluralidade cultural, isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes, valores etc. que caracterizam a população brasileira marca, também, as instituições de educação infantil.” Com base na citação, é INCORRETO afirmar que

  • A. o trabalho com a diversidade e o convívio com a diferença possibilitam a ampliação de horizontes tanto para o professor quanto para a criança.
  • B. as instituições de educação infantil, por intermédio de seus profissionais, devem desenvolver a capacidade de ouvir, observar e aprender com as famílias.
  • C. acolher as diferentes culturas se limita às comemorações festivas, a eventuais apresentações de danças típicas ou à experimentação de pratos regionais.
  • D. compreender o que acontece com as famílias e entender seus valores ligados a procedimentos disciplinares, a hábitos de higiene, a formas de se relacionar com as pessoas etc. podem auxiliar a construção conjunta de ações.

Ferreiro e Teberosky (1986) desenvolveram, em suas pesquisas, aspectos propriamente linguísticos da psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código da escrita, percorrendo um caminho que pode ser representado em quatro níveis: pré‐silábico, silábico, silábico‐alfabético e alfabético. Essa construção demonstra que a pesquisa segue uma linha regular e organizada em períodos. Sobre este pressuposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Ocorre o período da distinção entre o modo de representação icônica (imagens) ou não icônica (letras, números e sinais).
  • B. Ocorre o período da fonetização da escrita, quando aparecem suas atribuições de sonorização, iniciado pelo período silábico e terminando no alfabético.
  • C. Ocorre o período da construção de formas de diferenciação, controle progressivo das variações sobre o eixo qualitativo (variedade de grafias) e o eixo quantitativo (quantidade de grafias).
  • D. Ocorre o período em que a escrita é uma construção real como sistema de representação, cuja criança não reinventa as letras e os números, mas utiliza os textos das cartilhas, para que se oriente na alfabetização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...