Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme as abordagens psicológicas e suas repercussões no processo de ensino e aprendizagem consideradas por Gomes (2002) associe as abordagens pedagógicas da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 3 2 4 1.
  • B. 2 4 1 3.
  • C. 4 2 3 1.
  • D. 1 4 2 3.

Para Kohlberg, citado por Bee (1996), o estudo dos níveis de desenvolvimento moral da criança e do adolescente apresentase como um estágio de moralidade pré-convencional, quando o indivíduo segue regras por interesse, resultando em:

  • A. sistema e consciência sociais
  • B. expectativas e relacionamentos interpessoais
  • C. contrato social e direitos individuais
  • D. princípios éticos e universais
  • E. individualismo e propósito instrumental

Tendo como base as reflexões feitas por Saviani (2005) sobre as concepções pedagógicas na história da educação brasileira, é INCORRETO afirmar

  • A. que em 1549, os primeiros colégios implantados pelos jesuítas no Brasil tiveram incentivo e subsídio da coroa portuguesa.
  • B. que a implantação das reformas pombalinas da instrução pública, contrapondo ao predomínio das ideias religiosas e baseadas nas ideias laicas influenciadas pelo Iluminismo, estabelece o privilégio do Estado em matéria de instrução, a partir de 1759.
  • C. que em 1932, o movimento dos renovadores lançou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, defendendo a influência da Igreja Católica no ensino.
  • D. que na década de 60, a teoria do capital humano foi desenvolvida e divulgada, tendo como consequência o entendimento da educação como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção.

Para Cunha (2004), o desenvolvimento do ensino superior se dá por um processo desigual e combinado de diversos setores.

Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino superior no Brasil.

I. Não são mencionados os exames (concursos) vestibulares na Lei de Diretrizes e Base/96, porém é feita referência à aprovação em processos seletivos e à exigência de conclusão do ensino médio como condições para um candidato ser admitido a qualquer curso de graduação.

II. As universidades devem cumprir requisitos específicos, relativos à qualificação e dedicação dos docentes: dois terços deles devem ter títulos de pós-graduação de mestre ou de doutor; um terço deve atuar na instituição em tempo integral.

III. As instituições de ensino superior brasileiras oferecem cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão como também cursos sequenciais.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Com base nas reflexões de Krawczyk (2011) sobre o ensino médio, é INCORRETO afirmar

  • A. que desde os primeiros anos da década de 1990, vem ocorrendo uma significativa expansão do ensino médio público brasileiro.
  • B. que a ideia de que o ensino médio facilita a inserção no mercado do trabalho é reforçada pelo discurso dominante: o político, o empresarial e o da mídia.
  • C. que embora existam outros espaços de trocas sociais além da escola, a escola média é a única instituição pública para os jovens sob a proteção de adultos.
  • D. que a expansão do ensino médio já pode ser caracterizada como um processo de universalização e de democratização tendo por base as altas taxas de acesso, permanência e aprovação dos jovens.

Uma das finalidades da educação do futuro é “(...) ensinar a compreensão entre as pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade” (MORIN, 2011, p. 93).

De acordo com as reflexões sobre a compreensão realizadas por Morin (2011), é INCORRETO afirmar que

  • A. a comunicação garante a compreensão.
  • B. existem duas formas de compreensão: a compreensão intelectual ou objetiva e a compreensão humana intersubjetiva.
  • C. a incompreensão de si é fonte muito significativa da incompreensão de outro.
  • D. a ética da compreensão pode ser entendida como a arte de viver que nos solicita, primeiramente, compreender de modo desinteressado.

As transformações da sociedade contemporânea, ante o neoliberalismo de mercado, atingiram fortemente a educação. Entre as características desenvolvidas por esta corrente, destaca-se:

  • A. formação por mérito das elites intelectuais
  • B. desenvolvimento igualitário dos indivíduos
  • C. tendência liberal-capitalista estatizante
  • D. planificação dos sistemas de ensino/cidadania
  • E. ênfase no direito público com justiça social

Três tendências filosófico-políticas interpretam o papel da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como um meio de transformação da sociedade. Elas são expressas pelas pedagogias liberais e pelas pedagogias progressistas (LUCKESI, 1994).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 2 1 1 2.
  • B. 1 2 2 1.
  • C. 1 2 1 2.
  • D. 2 2 1 1.

Segundo Coll e Monereo (2010), os novos cenários educacionais emergentes na Sociedade da Informação questionam o ponto em que inicia e termina a ação de escolas e professores.

Analise as afirmativas sobre esses cenários educacionais.

I. Um dos cenários seria de salas de aula e escolas com mais e melhores infraestruturas, equipamentos de TIC e com aproveitamento das potencialidades dessas tecnologias para o ensino e aprendizagem por meio de projetos pedagógicos e didáticos.

II. Um cenário com redução das salas de aula e de escola para outros espaços, restringindo o uso das TIC.

III. Um cenário global e onipresente, tornando possível o aprendizado em quase qualquer lugar e situação via TIC e desenvolvimento das tecnologias móveis.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Em relação à América Latina, Werthein e Bordenave apresentam os objetivos das iniciativas históricas de educação rural na América Latina e dos projetos de educação rural promovidos por organizações governamentais ou não, nacionais ou internacionais. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1 – América Latina

1. Educação rural.

2. Projetos de educação rural das organizações.

Coluna 2 – Objetivos

( ) Aumentar a produtividade agrícola como forma de diminuir os índices negativos da balança comercial dos países da América Latina.

( ) Aumentar a produção agrícola e diminuir a migração em direção aos grandes centros urbanos.

( )Melhorar as práticas de trabalho do agricultor através do ensino de conhecimentos e destrezas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 1 – 1.
  • B. 1 – 2 – 2.
  • C. 1 – 1 – 2.
  • D. 2 – 1 – 1.
  • E. 2 – 2 – 2.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...