Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conforme as abordagens psicológicas e suas repercussões no processo de ensino e aprendizagem consideradas por Gomes (2002) associe as abordagens pedagógicas da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Para Kohlberg, citado por Bee (1996), o estudo dos níveis de desenvolvimento moral da criança e do adolescente apresentase como um estágio de moralidade pré-convencional, quando o indivíduo segue regras por interesse, resultando em:
Tendo como base as reflexões feitas por Saviani (2005) sobre as concepções pedagógicas na história da educação brasileira, é INCORRETO afirmar
Para Cunha (2004), o desenvolvimento do ensino superior se dá por um processo desigual e combinado de diversos setores.
Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino superior no Brasil.
I. Não são mencionados os exames (concursos) vestibulares na Lei de Diretrizes e Base/96, porém é feita referência à aprovação em processos seletivos e à exigência de conclusão do ensino médio como condições para um candidato ser admitido a qualquer curso de graduação.
II. As universidades devem cumprir requisitos específicos, relativos à qualificação e dedicação dos docentes: dois terços deles devem ter títulos de pós-graduação de mestre ou de doutor; um terço deve atuar na instituição em tempo integral.
III. As instituições de ensino superior brasileiras oferecem cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão como também cursos sequenciais.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Com base nas reflexões de Krawczyk (2011) sobre o ensino médio, é INCORRETO afirmar
Uma das finalidades da educação do futuro é (...) ensinar a compreensão entre as pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade (MORIN, 2011, p. 93).
De acordo com as reflexões sobre a compreensão realizadas por Morin (2011), é INCORRETO afirmar que
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
As transformações da sociedade contemporânea, ante o neoliberalismo de mercado, atingiram fortemente a educação. Entre as características desenvolvidas por esta corrente, destaca-se:
Três tendências filosófico-políticas interpretam o papel da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como um meio de transformação da sociedade. Elas são expressas pelas pedagogias liberais e pelas pedagogias progressistas (LUCKESI, 1994).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Segundo Coll e Monereo (2010), os novos cenários educacionais emergentes na Sociedade da Informação questionam o ponto em que inicia e termina a ação de escolas e professores.
Analise as afirmativas sobre esses cenários educacionais.
I. Um dos cenários seria de salas de aula e escolas com mais e melhores infraestruturas, equipamentos de TIC e com aproveitamento das potencialidades dessas tecnologias para o ensino e aprendizagem por meio de projetos pedagógicos e didáticos.
II. Um cenário com redução das salas de aula e de escola para outros espaços, restringindo o uso das TIC.
III. Um cenário global e onipresente, tornando possível o aprendizado em quase qualquer lugar e situação via TIC e desenvolvimento das tecnologias móveis.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
Em relação à América Latina, Werthein e Bordenave apresentam os objetivos das iniciativas históricas de educação rural na América Latina e dos projetos de educação rural promovidos por organizações governamentais ou não, nacionais ou internacionais. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 América Latina
1. Educação rural.
2. Projetos de educação rural das organizações.
Coluna 2 Objetivos
( ) Aumentar a produtividade agrícola como forma de diminuir os índices negativos da balança comercial dos países da América Latina.
( ) Aumentar a produção agrícola e diminuir a migração em direção aos grandes centros urbanos.
( )Melhorar as práticas de trabalho do agricultor através do ensino de conhecimentos e destrezas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...