Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Jean Piaget (1896‐1980) foi um epistemólogo suíço e, também, o nome mais influente na esfera da educação durante a última metade do século XX. Foi a principal figura do estudo acerca do desenvolvimento cognitivo. Segundo Piaget, assinale a afirmativa correta.

  • A. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.
  • B. As funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social.
  • C. São instrumentos técnicos e os signos, construídos historicamente, fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo.
  • D. As características humanas não estão presentes desde o nascimento, nem no mero resultado das pressões do meio externo, mas, sim, na interação dialética do homem e o seu meio sociocultural.

Tanto a teoria psicogenética de Piaget quanto a teoria sociohistórica de Vygotsky repercutem no contexto educacional, tendo como elemento cêntrico a atitude interacionista dos indivíduos com o meio socioambiental. As duas teorias descrevem a criança como um ser ativo e atento, habilitada para constantemente gerar novas hipóteses sobre o seu entorno. Entretanto, existem diferenças entre elas. Acerca dessas teorias, assinale a afirmativa que trata de Vygotsky.

  • A. A linguagem ocorre com o desenvolvimento do processo cognitivo.
  • B. O pensamento vem antes da linguagem e esta é apenas uma das expressões do pensamento.
  • C. Pensamento e linguagem aparecem junto e a linguagem ajuda a desenvolver os processos mentais.
  • D. A formação do pensamento depende basicamente da coordenação dos esquemas sócio‐motores e não da linguagem.

Piaget (1980) atribui grande importância à interação social; para ele, as trocas são indispensáveis, tanto para que as crianças elaborem o pensamento lógico quanto para que os adultos construam as ciências. Contudo, para que tais trocas ocorram se faz necessário o uso de estratégias que possibilitem ao docente criar espaços de interação. Neste sentido, o jogo atualmente é considerado um recurso que auxilia na aprendizagem da matemática. Considerando esta premissa, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O jogo tem por finalidade ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico com praticidade, adquirindo habilidades e competências, pois, através desta prática de ensino, é possível construir também relações sociais cujo propósito é aprender a lidar com limite e ações de respeito ao próximo.
  • B. Deve‐se deixar o aluno participar da atividade de modo que ele decida o que fazer no jogo, as metas a alcançar; as regras gerais não devem ser determinadas, visto que podem impedir tanto o desenvolvimento intelectual quanto o raciocínio lógico‐matemático. O jogo deve desencadear situações geradoras de conflitos para que estas provoquem a aprendizagem.
  • C. Esta estratégia contribui para que os alunos de maneira participativa adquiram e construam o seu conhecimento e ajuda também a desenvolverem suas habilidades e competências, pois quando o professor utiliza o jogo como ponto de partida, ele tem como meta melhorar o desempenho escolar do aluno em termos de notas, produção e compreensão de conteúdos.
  • D. O jogo é visto como um recurso gerador de situações desafiadoras para o aluno e que estimula a interação e a discussão em grupo, e as ações e as competências desenvolvidas ao jogar vão transformando as propriedades das crianças, caracterizando um conjunto de ações adequadas à atividade proposta. Como consequências podem ser transferidas para outros meios.

Para o sociólogo francês Émile Durkheim (1858‐1917), a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Considerando a concepção durkheimiana, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A sociedade é beneficiada pelo processo educativo e o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.
  • B. A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta. E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
  • C. Nessa concepção, as consciências individuais são formadas pela sociedade e estão de acordo com o idealismo, segundo o qual a sociedade é moldada pelo espírito ou pela consciência humana.
  • D. A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento – que baliza a conduta do indivíduo num grupo.

“_______________ privilegia a maturação biológica. _______________, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. ________________, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. _______________ acredita que a aprendizagem subordina‐se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. _______________ ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.”

Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Considerando essas diferenças, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. Piaget / Piaget / Vygotsky / Piaget / Vygotsky
  • B. Vygotsky / Piaget / Piaget / Vygotsky / Piaget
  • C. Piaget / Vygotsky / Vygotsky / Piaget / Piaget
  • D. Vygotsky / Piaget / Vygotsky / Piaget / Piaget

Platão, Aristóteles e Jean Piaget pensaram em diferentes concepções sobre a aquisição dos conhecimentos. Considerando estes três grandes estudiosos da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e complete‐as adequadamente com suas respectivas concepções.

 I. O ______________ estabelece que a capacidade de aprender é desenvolvida e construída nas ações do sujeito por meio do contato ativo com o conhecimento, que é facilitado pelo professor.

II. O ______________ sustenta que o conhecimento está na realidade exterior e é absorvido por nossos sentidos. O professor é quem detém o saber. O aprendizado é obtido por meio da cópia, seguida de memorização.

III. Chamada de ________________, essa perspectiva sustenta que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária. Tal concepção motivou um tipo de ensino que acredita que o educador deve interferir o mínimo possível, apenas trazendo o saber à consciência e organizando‐o.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. construtivismo / empirismo / inatismo
  • B. empirismo / inatismo / construtivismo
  • C. inatismo / construtivismo / empirismo
  • D. construtivismo / inatismo / empirismo

A andragogia foi definida por Malcolm Knowles como a arte e ciência de ajudar o adulto a aprender, em oposição à pedagogia, que cuida do ensino de crianças. Os conceitos de Knowles foram amplamente discutidos, prevalecendo, hoje, a posição de que os dois campos não são mutuamente excludentes. Sobre a andragogia, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem de adultos, então, a metodologia básica da educação de adultos é a análise da experiência.
  • B. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade; portanto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.
  • C. A orientação de adultos para a aprendizagem é centrada na matéria, no conteúdo a ser aprendido; as unidades apropriadas para organizar a aprendizagem do adulto serão aquelas úteis de aplicação no futuro.
  • D. Os adultos são motivados a aprender quando possuem necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará; então, estes são os pontos de partida apropriados para organizar as atividades de aprendizagem de adultos.

Quando se trata de relacionar as ideias dos dois grandes teóricos do interacionismo construtivista (Piaget e Vygotsky) não se pode falar apenas em confronto ou apenas entre os princípios que cada um defende; na verdade, esses autores possuem ideias muito comuns, compartilham concepções e, em muitos momentos, complementam‐se. No que se refere às ideias do desenvolvimento cognitivo e à socialização dos indivíduos, analise as afirmativas a seguir, completando‐as corretamente com seus respectivos teóricos.

I. ____________ refere‐se ao meio como condição para o desenvolvimento cognitivo, mas centraliza sua explicação nos mecanismos de coordenação entre as ações da criança sobre o mundo, dando pouca importância à intervenção social.

II. Para ____________, a criança nasce inserida num meio social que é a família e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interações cotidianas, a mediação com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas.

III. Para ____________, a criança vai se socializando à medida que a pressão do meio externo exige a adaptação de seus pensamentos àqueles do mundo adulto. Na criança muito pequena, portanto, há uma notória falta de socialização. O desenvolvimento cognitivo se dá a partir de esquemas e estruturas de pensamentos e ocorre em etapas pelas quais todos os indivíduos passam.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Piaget / Vygotsky / Piaget
  • B. Vygotsky / Piaget / Piaget
  • C. Piaget / Piaget / Vygotsky
  • D. Vygotsky / Vygotsky / Piaget

“É preciso que, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É nesse sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdo, nem formar é a ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência. As duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro.”

Essa afirmação de Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, tem a pretensão de apresentar algumas ideias do autor, entre as quais NÃO se encontra:

  • A. Ensinar exige o necessário grau de autoritarismo em face do poder que deve exercer o educador frente ao educando.
  • B. Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa, e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar.
  • C. Foi socialmente aprendendo que, ao longo dos tempos, mulheres e homens perceberam que era possível, depois preciso, trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar.
  • D. Aprender precedeu ensinar, ou em outras palavras, ensinar se diluía na experiência de aprender. Assim, inexiste qualquer validade no ensino que não resulta em aprendizagem.

Magda Becker Soares, em seu texto Letramento: um tema em três gêneros, assim se expressa: “(...) o nível de letramento de grupos sociais relaciona-se fundamentalmente com as suas condições sociais, culturais e econômicas. É preciso que haja, pois, condições para o letramento.” Nessa perspectiva, a autora expõe as condições de que fala:

I - Que haja escolarização real e efetiva da população. (...) Mais pessoas sabendo ler e escrever passam a aspirar a um pouco mais do que simplesmente aprender a ler e a escrever.

II - Que haja disponibilidade de material de leitura. (...) Não há material impresso posto à disposição; não há livrarias; o preço dos livros e até dos jornais e revistas é inacessível; há um número muito pequeno de bibliotecas.

III - Ensinar a ler e a escrever é condição suficiente para que os alfabetizados fiquem imersos em um ambiente de letramento.

IV - Basta que haja boas bibliotecas, material impresso adequado para que todas as pessoas alfabetizadas busquem o letramento; não importa a que classe pertençam nem o tempo que demorem para, a partir da alfabetização, ter acesso a esses bens.

Conforme a autora, estão CORRETAS as afirmativas dos incisos

  • A. II, III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...