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No início da década de 1970, passou a ter destaque o Movimento de Integração Social que objetivava a inserção da pessoa com deficiência na sociedade. A partir de então, surgiram os princípios de
normalização, individualização e integração.
normalização, individualização e inclusão.
integração, inclusão e normalização.
integração, individualização e inclusão.
Atualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo
pessoa portadora de necessidades especiais.
pessoa com deficiência.
pessoa portadora de deficiência.
pessoa com necessidades educacionais especiais.
Os alunos com altas habilidades, ou superdotação, também precisam de estratégias específicas para desenvolver suas potencialidades. Entre essas estratégias, caberá ao professor
indicar mais leituras, propondo a realização de muitos exercícios de fixação.
explicar os conteúdos superficialmente para estimular a curiosidade desses alunos.
incentivar que esses alunos expliquem os conteúdos para seus colegas de classe.
propor atividades de estudos de observação, descrição sistemática e experimentos de laboratório.
Para ensinar alunos surdos, cuja perda auditiva impede a realização de associações e análises da mesma forma que os ouvintes, o professor deverá, entre outras ações,
utilizar somente a LIBRAS para poder se comunicar com esse aluno.
utilizar recursos visuais alternativos para que não haja prejuízo na aprendizagem.
enfatizar com expressões faciais para que o aluno surdo perceba o que o professor quer passar.
transcrever para a lousa, de forma detalhada, toda a sua explicação.
Um professor está ensinando formas geométricas básicas para uma turma de ensino fundamental, na qual há um aluno cego. Assinale a alternativa que apresenta a melhor estratégia para que esse aluno possa abstrair os conceitos.
Descrever minuciosamente cada uma das formas geométricas estudadas, perguntando se o aluno entendeu.
Realizar gestos que imitem cada uma das formas geométricas estudadas.
Oferecer objetos para serem manipulados pelo aluno e que representem concretamente cada uma das formas geométricas estudadas.
Pedir para outro aluno ficar junto ao colega cego para ajudá-lo a interpretar as explicações conceituais.
A adaptação do método de ensino às necessidades de cada aluno é, de fato, um procedimento fundamental na atuação de todo educador. O ensino não ocorrerá, verdadeiramente, se o professor não atender ao jeito que cada um tem para aprender. A respeito disso, assinale a alternativa que se relaciona com esse propósito.
Criar estratégias que atendam às necessidades específicas apenas de um grupo de alunos.
Criar instrumentos avaliativos que priorizem o ensino formal de toda a sala.
Adaptar instrumentos que avaliem o aprendizado de um grupo específico.
Adaptar o espaço físico da escola para os alunos com necessidades educacionais especiais.
Para que o professor possa atuar na área da Educação Especial, precisará de conhecimentos específicos e
curso de pós-graduação em qualquer área do conhecimento.
conhecimentos específicos da área em que vai atuar.
conhecimentos gerais para a prática docente.
conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.
Potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento e realização de tarefas em áreas de seu interesse. A definição refere-se a
praticantes de esportes.
artistas em geral.
alunos com altas habilidades/ superdotação.
alunos com transtornos globais do desenvolvimento.
A oferta de Educação Especial pelo Estado tem início
a partir dos 6 anos.
de 3 a 6 anos.
de 0 a 6 anos.
dos 7 aos 14 anos.
João, de 8 anos, está internado em um hospital infantil para realizar um tratamento de saúde que o afastará da escola por um período de seis meses. Desde o início de sua internação, ele frequenta a classe hospitalar, que funciona em uma das dependências do hospital, e realiza as atividades propostas pelos professores que atuam nesse espaço especializado de ensino. As avaliações sobre o desenvolvimento da aprendizagem de João são encaminhadas, regularmente, à direção da escola em que ele está matriculado. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta.
As brinquedotecas que funcionam nos hospitais infantis proporcionam atividades lúdicas, sem fins educacionais, e visam apenas ao entretenimento infantil.
As atividades e avaliações escolares realizadas pelo aluno, durante a sua internação hospitalar, não tem validade para o ensino regular e devem ser desconsideradas por seus professores da escola em que ele está matriculado.
As escolas, embora possuam alguns casos de alunos afastados em razão de tratamentos de saúde de longa duração, têm o direito de divergir quanto à legitimidade das atividades executadas fora do âmbito escolar, pois estas são consideradas não didáticas.
Trata-se de um caso de uma criança que, mesmo estando impossibilitada de frequentar a escola, tem o seu direito à educação garantido, em um espaço hospitalar, através de um atendimento educacional especializado.
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