Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

Lista completa de Questões sobre Educação Especial/Inclusiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No início da década de 1970, passou a ter destaque o Movimento de Integração Social que objetivava a inserção da pessoa com deficiência na sociedade. A partir de então, surgiram os princípios de

  • A.

    normalização, individualização e integração.

  • B.

    normalização, individualização e inclusão.

  • C.

    integração, inclusão e normalização.

  • D.

    integração, individualização e inclusão.

Atualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo

  • A.

    pessoa portadora de necessidades especiais.

  • B.

    pessoa com deficiência.

  • C.

    pessoa portadora de deficiência.

  • D.

    pessoa com necessidades educacionais especiais.

Os alunos com altas habilidades, ou superdotação, também precisam de estratégias específicas para desenvolver suas potencialidades. Entre essas estratégias, caberá ao professor

  • A.

    indicar mais leituras, propondo a realização de muitos exercícios de fixação.

  • B.

    explicar os conteúdos superficialmente para estimular a curiosidade desses alunos.

  • C.

    incentivar que esses alunos expliquem os conteúdos para seus colegas de classe.

  • D.

    propor atividades de estudos de observação, descrição sistemática e experimentos de laboratório.

Para ensinar alunos surdos, cuja perda auditiva impede a realização de associações e análises da mesma forma que os ouvintes, o professor deverá, entre outras ações,

  • A.

    utilizar somente a LIBRAS para poder se comunicar com esse aluno.

  • B.

    utilizar recursos visuais alternativos para que não haja prejuízo na aprendizagem.

  • C.

    enfatizar com expressões faciais para que o aluno surdo perceba o que o professor quer passar.

  • D.

    transcrever para a lousa, de forma detalhada, toda a sua explicação.

Um professor está ensinando formas geométricas básicas para uma turma de ensino fundamental, na qual há um aluno cego. Assinale a alternativa que apresenta a melhor estratégia para que esse aluno possa abstrair os conceitos.

  • A.

    Descrever minuciosamente cada uma das formas geométricas estudadas, perguntando se o aluno entendeu.

  • B.

    Realizar gestos que imitem cada uma das formas geométricas estudadas.

  • C.

    Oferecer objetos para serem manipulados pelo aluno e que representem concretamente cada uma das formas geométricas estudadas.

  • D.

    Pedir para outro aluno ficar junto ao colega cego para ajudá-lo a interpretar as explicações conceituais.

A adaptação do método de ensino às necessidades de cada aluno é, de fato, um procedimento fundamental na atuação de todo educador. O ensino não ocorrerá, verdadeiramente, se o professor não atender ao jeito que cada um tem para aprender. A respeito disso, assinale a alternativa que se relaciona com esse propósito.

  • A.

    Criar estratégias que atendam às necessidades específicas apenas de um grupo de alunos.

  • B.

    Criar instrumentos avaliativos que priorizem o ensino formal de toda a sala.

  • C.

    Adaptar instrumentos que avaliem o aprendizado de um grupo específico.

  • D.

    Adaptar o espaço físico da escola para os alunos com necessidades educacionais especiais.

Para que o professor possa atuar na área da Educação Especial, precisará de conhecimentos específicos e

  • A.

    curso de pós-graduação em qualquer área do conhecimento.

  • B.

    conhecimentos específicos da área em que vai atuar.

  • C.

    conhecimentos gerais para a prática docente.

  • D.

    conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.

Potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento e realização de tarefas em áreas de seu interesse. A definição refere-se a

  • A.

    praticantes de esportes.

  • B.

    artistas em geral.

  • C.

    alunos com altas habilidades/ superdotação.

  • D.

    alunos com transtornos globais do desenvolvimento.

A oferta de Educação Especial pelo Estado tem início

  • A.

    a partir dos 6 anos.

  • B.

    de 3 a 6 anos.

  • C.

    de 0 a 6 anos.

  • D.

    dos 7 aos 14 anos.

João, de 8 anos, está internado em um hospital infantil para realizar um tratamento de saúde que o afastará da escola por um período de seis meses. Desde o início de sua internação, ele frequenta a classe hospitalar, que funciona em uma das dependências do hospital, e realiza as atividades propostas pelos professores que atuam nesse espaço especializado de ensino. As avaliações sobre o desenvolvimento da aprendizagem de João são encaminhadas, regularmente, à direção da escola em que ele está matriculado. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As brinquedotecas que funcionam nos hospitais infantis proporcionam atividades lúdicas, sem fins educacionais, e visam apenas ao entretenimento infantil.

  • B.

    As atividades e avaliações escolares realizadas pelo aluno, durante a sua internação hospitalar, não tem validade para o ensino regular e devem ser desconsideradas por seus professores da escola em que ele está matriculado.

  • C.

    As escolas, embora possuam alguns casos de alunos afastados em razão de tratamentos de saúde de longa duração, têm o direito de divergir quanto à legitimidade das atividades executadas fora do âmbito escolar, pois estas são consideradas não didáticas.

  • D.

    Trata-se de um caso de uma criança que, mesmo estando impossibilitada de frequentar a escola, tem o seu direito à educação garantido, em um espaço hospitalar, através de um atendimento educacional especializado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...