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Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
O Livro Digital Acessível (LIDA), desenvolvido no Brasil pela Fundação Dorina Nowill, para cegos, permite
I. ao leitor cego ou com baixa visão um amplo acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa;
II. ao usuário amplas possibilidades e facilidades de exploração de textos, tanto em áudio como em letras ampliadas;
III. ser utilizado em qualquer computador com as configurações mínimas solicitadas.
Está correto o contido em
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Alguns recursos de sistema de voz sintetizada podem ser complementados com os sistemas de ampliação de texto e imagens denominados
Motrix e Zoomtext.
Magic e Motrix.
Magic e Zoomtext.
Linux e Motrix.
Zoomtext e Linux.
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As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Há recursos de informática que permitem ler o texto por meio de um sistema de voz sintetizada. Os softwares utilizados são:
Dosvox, Windows, Jaws e Motrix.
Dosvox, Virtual Vision, Jaws e Motrix.
Jaws, Motrix, Virtual Vision e Windows.
Dosvox, Virtual Vision, Jaws, Winvox.
Jaws, Motrix, Virtual Vision e Winvox.
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As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Recursos eletrônicos são constituídos por câmera, um sistema óptico e um monitor. Os mais utilizados são:
Max TV e Lupa eletrônica.
CCTV (circuito fechado de televisão) e Lupa eletrônica.
CCTV (circuito fechado de televisão) e Max TV.
Lupa eletrônica e Livro Falado (em CD e MP3).
Áudio livro (em CD e MP3) e Max TV.
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As pessoas com baixa visão também necessitam de recursos ópticos para ampliação das imagens para longe. Assinale a alternativa que contém esses recursos.
Telelupas ou telescópios de aumentos variados (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Max TV.
Lupa eletrônica (fabricada no Brasil); Softwares.
Câmera; Sistema Óptico e Monitor de TV.
Lupa com iluminação (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Telescópio de aumento variado.
Sistema de Leitura Portátil; Lupa de apoio e Óculos Prismáticos (para leitura de placas de ônibus e de ruas).
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O desenvolvimento da orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual ocorre como o de qualquer indivíduo, desde o nascimento. Nesse sentido,
as atividades de vida prática devem ser iniciadas somente nas vivências da rotina escolar, para futuramente visar a uma mobilidade independente.
nos programas de intervenção precoce, já deverão ser incluídos alguns procedimentos visando, futuramente, a uma orientação e mobilidade independente.
na rotina escolar não se deve introduzir procedimentos de mobilidade, pois os pais deverão ser os responsáveis pela orientação nessas atividades.
a professora deve evitar a introdução de procedimentos de orientação e mobilidade, pois estes deverão ser desenvolvidos pelo fisioterapeuta.
a iniciação das atividades de orientação e mobilidade não deve ocorrer no lar, mas ser introduzida pelo fisioterapeuta e o educador físico.
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A criança com deficiência visual precisa se locomover com segurança e eficiência. Para tanto, há necessidade de se garantir seu bom desenvolvimento quanto ao
esquema corporal, às aquisições intelectuais e emocionais.
aspecto físico, às capacidades intelectuais e temporais.
esquema corporal dos aspectos espaciais e dos temporais.
aspecto emocional, às aquisições intelectuais e às capacidades físicas.
esquema corporal, às orientações espacial e temporal e às capacidades físicas.
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Segundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e
a flexibilização dos punhos e cotovelos.
o tato, a audição e a propriocepção.
o sentido cinestésico e a propriocepção.
o uso da força da mão e a flexibilidade de punhos e dedos.
o uso da força dos braços e o tato.
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Sorobã (Soroban) para deficientes visuais é um instrumento utilizado para trabalhar cálculos e operações matemáticas. Ele
I. é uma espécie de ábaco;
II. contém 7 contas em cada eixo;
III. tem uma borracha compressora para fixar as contas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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O sistema sensorial mais importante que a pessoa cega possui para conhecer o mundo é o tato, que permite uma coleta de informação bastante precisa sobre os objetos próximos, mas é muito mais lento que a visão e, por isso,
a exploração dos objetos grandes é fragmentária e sequencial.
o cego se baseia na audição para esse tipo de coleta.
não há necessidade de integrar as percepções sucessivas em uma imagem total.
o cego utilizará o olfato e o paladar como substituto do tato.
é o canal que oferece mais dificuldade para a aprendizagem.
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