Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

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As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

O Livro Digital Acessível (LIDA), desenvolvido no Brasil pela Fundação Dorina Nowill, para cegos, permite

I. ao leitor cego ou com baixa visão um amplo acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa;

II. ao usuário amplas possibilidades e facilidades de exploração de textos, tanto em áudio como em letras ampliadas;

III. ser utilizado em qualquer computador com as configurações mínimas solicitadas.

Está correto o contido em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Alguns recursos de sistema de voz sintetizada podem ser complementados com os sistemas de ampliação de texto e imagens denominados

  • A.

    Motrix e Zoomtext.

  • B.

    Magic e Motrix.

  • C.

    Magic e Zoomtext.

  • D.

    Linux e Motrix.

  • E.

    Zoomtext e Linux.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Há recursos de informática que permitem ler o texto por meio de um sistema de voz sintetizada. Os softwares utilizados são:

  • A.

    Dosvox, Windows, Jaws e Motrix.

  • B.

    Dosvox, Virtual Vision, Jaws e Motrix.

  • C.

    Jaws, Motrix, Virtual Vision e Windows.

  • D.

    Dosvox, Virtual Vision, Jaws, Winvox.

  • E.

    Jaws, Motrix, Virtual Vision e Winvox.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Recursos eletrônicos são constituídos por câmera, um sistema óptico e um monitor. Os mais utilizados são:

  • A.

    Max TV e Lupa eletrônica.

  • B.

    CCTV (circuito fechado de televisão) e Lupa eletrônica.

  • C.

    CCTV (circuito fechado de televisão) e Max TV.

  • D.

    Lupa eletrônica e Livro Falado (em CD e MP3).

  • E.

    Áudio livro (em CD e MP3) e Max TV.

As pessoas com baixa visão também necessitam de recursos ópticos para ampliação das imagens para longe. Assinale a alternativa que contém esses recursos.

  • A.

    Telelupas ou telescópios de aumentos variados (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Max TV.

  • B.

    Lupa eletrônica (fabricada no Brasil); Softwares.

  • C.

    Câmera; Sistema Óptico e Monitor de TV.

  • D.

    Lupa com iluminação (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Telescópio de aumento variado.

  • E.

    Sistema de Leitura Portátil; Lupa de apoio e Óculos Prismáticos (para leitura de placas de ônibus e de ruas).

O desenvolvimento da orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual ocorre como o de qualquer indivíduo, desde o nascimento. Nesse sentido,

  • A.

    as atividades de vida prática devem ser iniciadas somente nas vivências da rotina escolar, para futuramente visar a uma mobilidade independente.

  • B.

    nos programas de intervenção precoce, já deverão ser incluídos alguns procedimentos visando, futuramente, a uma orientação e mobilidade independente.

  • C.

    na rotina escolar não se deve introduzir procedimentos de mobilidade, pois os pais deverão ser os responsáveis pela orientação nessas atividades.

  • D.

    a professora deve evitar a introdução de procedimentos de orientação e mobilidade, pois estes deverão ser desenvolvidos pelo fisioterapeuta.

  • E.

    a iniciação das atividades de orientação e mobilidade não deve ocorrer no lar, mas ser introduzida pelo fisioterapeuta e o educador físico.

A criança com deficiência visual precisa se locomover com segurança e eficiência. Para tanto, há necessidade de se garantir seu bom desenvolvimento quanto ao

  • A.

    esquema corporal, às aquisições intelectuais e emocionais.

  • B.

    aspecto físico, às capacidades intelectuais e temporais.

  • C.

    esquema corporal dos aspectos espaciais e dos temporais.

  • D.

    aspecto emocional, às aquisições intelectuais e às capacidades físicas.

  • E.

    esquema corporal, às orientações espacial e temporal e às capacidades físicas.

Segundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e

  • A.

    a flexibilização dos punhos e cotovelos.

  • B.

    o tato, a audição e a propriocepção.

  • C.

    o sentido cinestésico e a propriocepção.

  • D.

    o uso da força da mão e a flexibilidade de punhos e dedos.

  • E.

    o uso da força dos braços e o tato.

Sorobã (Soroban) para deficientes visuais é um instrumento utilizado para trabalhar cálculos e operações matemáticas. Ele

I. é uma espécie de ábaco;

II. contém 7 contas em cada eixo;

III. tem uma borracha compressora para fixar as contas.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O sistema sensorial mais importante que a pessoa cega possui para conhecer o mundo é o tato, que permite uma coleta de informação bastante precisa sobre os objetos próximos, mas é muito mais lento que a visão e, por isso,

  • A.

    a exploração dos objetos grandes é fragmentária e sequencial.

  • B.

    o cego se baseia na audição para esse tipo de coleta.

  • C.

    não há necessidade de integrar as percepções sucessivas em uma imagem total.

  • D.

    o cego utilizará o olfato e o paladar como substituto do tato.

  • E.

    é o canal que oferece mais dificuldade para a aprendizagem.

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