Questões sobre Educação Infantil

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A respeito de jogos educacionais e atividades lúdicas, assinale a opção correta.

    A) Brincadeiras como desafio, brincadeiras de rua e jogos de imaginação podem prender a atenção e ensinar com eficiência.

    B) Os jogos no ensino formal têm como desvantagem a limitação de estimular somente os sentidos da audição e visão.

    C) Atividades lúdicas e jogos educativos não são adequados à educação infantil.

    D) Brincadeiras e jogos devem ser propostos apenas quando o objetivo não for a aprendizagem.

    E) Jogos e atividades lúdicas podem ser aplicados em qualquer situação e sempre produzirão aprendizagem.

É correto afirmar que a organização curricular da educação infantil está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos:

    A) Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

    B) Os eixos de atividades lúdicas para cada grupo distinto de alunos.

    C) As situações comunicativas que as crianças devem participar.

    D) As posturas a serem assumidas por cada educador infantil.

Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, exceto:

    A) A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

    B) O reconhecimento das especificidades etárias, mostrando a necessidade de interação somente entre crianças da mesma idade.

    C) A indivisibilidade das dimensões expressivo motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

    D) A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

Leia as proposições acerca da estruturação da educação infantil e responda:


(__) - Há o controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de sessenta e cinco por cento do total de horas.

(__) - Possui carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuída por um mínimo de duzentos dias de trabalho educacional.

(__) - Realiza avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção para o acesso ao ensino fundamental.

(__) - Realiza atendimento à criança de, no mínimo, quatro horas diárias para o turno parcial e de sete horas para a jornada integral.


Considerando-se (V) como verdadeiro e (F) como falso, a sequência correta das proposições acima, é:

    A) F – V – F – V.

    B) V – F – V – F.

    C) V – V – F – F.

    D) F – F – V – V.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o brincar apresenta-se por meio de várias categorias de experiências que são diferenciadas pelo uso do material ou dos recursos predominantemente implicados. Essas categorias de experiências podem ser agrupadas em três modalidades básicas, que são:

    A) Com mediador, sem mediador e com materiais.

    B) Brincar de faz de conta ou com papéis, brincar com materiais de construção e brincar com regras.

    C) Com regras, sem regras e mistas (em que o mediador joga ao mesmo tempo em que auxilia).

    D) Atividades lúdicas, motoras e cognitivas.

Erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade da educação e promoção do princípio da gestão democrática da educação pública são diretrizes do:

    A) Sistema Federal de Educação.

    B) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.

    C) Fundo de Desenvolvimento da Educação.

    D) Fórum Nacional de Educação.

    E) Plano Nacional de Educação.

O Referencial Curricular Nacional (RCN) para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. São objetivos do RCN - Educação Infantil:
I - Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações. II - Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar. III - Estabelecer vínculos afetivos e de troca somente com crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social. IV - Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração. V - Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) alternativa(s):

    A) I e II, apenas.

    B) I, II, III e IV, apenas.

    C) I, II, III e IV, apenas

    D) I, II, IV e V, apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

De acordo com suas experiências com crianças, Ferreiro (1999, p.44-7), esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial. Entre as propostas de Ferreiro, não se inclui:

    A) Desde o início (inclusive na pré-escola) se aceita que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível.

    B) Permite-se e estimula-se que a criança tenha interação com a língua escrita, nos mais variados contextos.

    C) Permite-se o acesso o quanto antes possível à escrita do nome próprio.

    D) Se supervaloriza a criança, supondo que de imediato compreenderá a relação entre a escrita e a linguagem.

Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor, porque:

    A) O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social.

    B) Muitos professores ainda definem erroneamente o processo de alfabetização como sinônimo de uma técnica.

    C) A língua escrita adquire seu caráter de objeto social.

    D) De alguma forma os seus esforços foram colocados nos papéis para representar algo.

É importante que o aspecto lúdico acompanhe as atividades escolares de alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. E nesse sentido, considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:


DESCRIÇÃO:

JOGO DA FORCA E CX EM CARTONADO

Composição / Material: Plástico e Cartonado

Dimensões do produto: 35x22x5 cm

Dimensões do produto com embalagem: 37x24x7 cm

Peso aproximado do produto: 340g

Faixa etária: A partir de 6 anos


E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

    A) Estimular a criatividade, concentração, sociabilidade e agilidade.

    B) Trabalhar noção de classe, ordem e efetuar operações.

    C) Aprender números, unidades, cores, operações matemáticas simples e desenvolver a coordenação motora.

    D) Desenvolver somente a oralidade do aluno.

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