Questões sobre Educação Infantil

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Segundo Emília Ferreiro (1996, p.24): “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social. Mas as práticas sociais assim como as informações sociais ____________________.”. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

    A) Supervalorizam a criança.

    B) Estimulam que a criança tenha interação com a língua escrita.

    C) Podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível.

    D) Não são recebidas passivamente pelas crianças.

O jogo e as atividades lúdicas devem ser utilizados como recursos pedagógicos com real importância no cotidiano escolar. Na teoria de Piaget, com o aparecimento do jogo simbólico a criança, EXCETO:

    A) Extrapola a satisfação da manipulação.

    B) Apropria a realidade externa ao seu eu.

    C) Assimila a realidade através do faz-de-conta.

    D) Aprende com as regras e os parceiros.

Exercícios lúdicos que desenvolvam a psicomotricidade permitem que o professor desenvolva e promova aspectos importantes na qualidade do aprendizado do aluno por diversos motivos, EXCETO:

    A) Através de atividades de recreação o aluno poderá desenvolver sua capacidade de equilíbrio e coordenação motora, tão quanto sua lateralidade de uma forma despretensiosa e divertida.

    B) As atividades exercidas dessa maneira desenvolvem aspectos motores e físicos impedindo avanços de problemas neurológicos, assim como problemas de coordenação, mas não são suficientes como ferramentas para o desenvolvimento cognitivo da criança.

    C) Contribuem para o desenvolvimento global e total da criança como individuo, aumentando sua autoexpressão, cognição, energia, afetividade e equilíbrio, seja em tarefas individuais, quanto coletivas.

    D) Possibilitam meios eficazes de desenvolvimento de atividades em sala de aula que permitam alcançarmúltiplos objetivos através de tarefas e exercícios eficientes e que exijam uma interação coletiva na maiorparte das vezes, aumentando o desenvolvimento interpessoal dos alunos.

Leia o trecho a seguir:


O conceito de letramento surgiu de uma ampliação progressiva do próprio conceito de alfabetização. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa apresenta a seguinte definição estrita de alfabetização. Ela é o “ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras”. Assim, uma pessoa alfabetizada é entendida como aquela que domina as “primeiras letras”, que domina as habilidades básicas ou iniciais do ler e do escrever.



Fonte: Soares, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor / Magda Becker Soares; Antônio Augusto Gomes Batista. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. 64 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento) Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2001%20Alfabetizacao_L etramento.pdf Acesso: 05 jan 2020.



Sobre a alfabetização e o letramento, é INCORRETO afirmar que:

    A) O conceito de alfabetização foi sendo progressivamente ampliado, em razão de necessidades sociais e políticas, a ponto de já não se considerar alfabetizado aquele que apenas domina o sistema de escrita e as capacidades básicas de leitura e escrita, mas aquele que sabe usar a linguagem escrita para exercer uma prática social em que essa modalidade da língua é necessária.

    B) A perspectiva cognitivista considera que o desenvolvimento da fluência em leitura – quer dizer, o desenvolvimento de um processamento automático de palavras e unidades do texto – é uma importante dimensão do processo de alfabetização.

    C) O ambiente alfabetizador pode proporcionar a convivência sistemática com alguns dos usos da escrita às crianças pertencentes a famílias cujo acesso aos bens culturais é restrito, pode dirigir a atenção dessas crianças às formas gráficas e à sua relação com os significados e os sons que representam, o que, certamente, é positivo. Sendo assim, essa estratégia didática é suficiente para propiciar o desenvolvimento das capacidades de letramento.

    D) Há procedimentos metodológicos adotados na alfabetização que separam a apropriação do sistema de escrita e a conquista da leitura com compreensão e da escrita significativa; há também aqueles que procuram desenvolver simultaneamente a aprendizagem do sistema de escrita e as capacidades de leitura e de escrita. Defendemos a ideia de que é possível e necessário articular alfabetização e letramento.

Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos.


Assinale a alternativa que FAZ referência ao método alfabético ou soletração.

    A) Um dos riscos é que, na nossa língua, as relações entre letras e sons variam muito. Uma mesma letra pode representar diferentes sons e viceversa. O sistema de escrita é uma representação complexa, e a abordagem fônica, sozinha, pode não dar conta dela.

    B) Considera a sílaba a unidade linguística fundamental, já que, na prática, só se pode pronunciar a consoante juntamente com a vogal. Começa-se pelas sílabas formadas por uma consoante e uma vogal, até chegar às mais complexas.

    C) Apresenta-se um grupo de palavras que os alunos tentam reconhecer pelas características gráficas. São propostas atividades de memorização de palavras, às vezes associadas a imagens, exercícios de movimento de escrita e outros.

    D) Desenvolvido na França e na Alemanha, parte da relação direta entre o fonema e o grafema. Começa sempre dos sons mais simples para os mais complexos, das vogais para as consoantes. Por fim, formam-se as sílabas e as palavras.

    E) É considerado o mais antigo dos métodos. A proposta é que o indivíduo aprenda os nomes das letras, reconheça-as fora da ordem alfabética e, por fim, tente redescobri-las em palavras ou textos.

O cuidar, o educar e o brincar devem ser considerados importantes para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. Cuidar necessita construir vínculos entre quem cuida e quem é cuidado, envolve habilidades em observar as especificidades, individualidade, ideias e emoções da criança e ajudá-la em todos os seus aspectos.
II. O Cuidar envolve questões afetivas, biológicas, como alimentação e cuidados com a saúde e higiene da criança, porém o Cuidar não deve ser considerado parte integrante da educação.
III. O Cuidar na perspectiva da Educação Infantil é uma ação cidadã, da qual os professores necessitam estar atento e ter consciência dos direitos das crianças, que é um ser ativo em todo o processo, devendo contribuir eficientemente para que haja crescimento e desenvolvimento da criança, considerando as necessidades da mesma, o que tornará o educador mais humano.

IV. O cuidado tem como foco o outro, e o adulto deve ser receptível e sensível, percebendo e suprindo as necessidades da criança, tais atitudes exigem proximidade, tempo e entrega.


Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) I, II, III e IV.

    B) I, III e IV.

    C) II, III e IV.

    D) I, II e III.

A alfabetização, na perspectiva do letramento, inclui uma segunda dimensão, a da inserção do aprendiz nas práticas de leitura e escrita. Tal dimensão pode garantir que as crianças, os jovens e os adultos do campo consigam fazer uso real da leitura e da escrita, em seu cotidiano,nas diferentes situações políticas e sociais.


São corretas as afirmações, EXCETO:

    A) No decorrer do processo de alfabetização, é imprescindível que as crianças entrem em contato, manipulem, utilizem e criem diferentes textos, que circulam em sua comunidade.

    B) Ensinar a ler e escrever configura-se como um vasto dilema que ultrapassa amplamente a alfabetização em sentido estrito.

    C) É possível, sim, aprender a escrever e ler por meio de brincadeiras, por meio de reflexão, por meio de um trabalho solidário.

    D) O letramento auxilia a inserção do aluno no mundo da escrita e, fora da escola, tem objetivos sociais relevantes para aqueles que participam do processo.

    E) A escrita é um produto escolar, por isso o letramento ocorre somente no âmbito escolar e visa o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.

A palavra “letramento” é versão para o português da palavra da língua inglesa “literacy”, que pode ser traduzida como a condição ou estado que assume aquele que aprende a ler e escrever.


Sobre a concepção de letramento, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Um indivíduo letrado é incapaz de envolver-se nas práticas sociais de leitura e de escrita.

    B) É importante destacar que letramento é um método.

    C) A alfabetização inicia-se muito antes do letramento.

    D) Um indivíduo pode ser letrado, mas não alfabetizado. Essa pessoa é analfabeta, mas é, de certa forma, letrada, ou tem um certo nível de letramento.

    E) Ser alfabetizado é condição essencial para ser letrado.

Os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, Art. 24).


Assinale a alternativa INCORRETA sobre os propósitos do Ensino Fundamental.

    A) Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

    B) Foco central na alfabetização, ao longo dos 3 (três) primeiros anos.

    C) Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

    D) Compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.

    E) Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.

O letramento surge com as relações estabelecidas entre as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever. Sobre a alfabetização e o letramento, é importante assinalar que:

    A) A alfabetização é apenas um processo baseado em perceber e memorizar para aprender a ler e escrever. Contudo o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual.

    B) Tal ciclo de aprendizagem consiste simplesmente na relação entre o método utilizado e o estado de “maturidade” ou de “prontidão” da criança.

    C) A alfabetização é o exercício do aprendizado automático e repetitivo, baseado na descontextualização.

    D) Esse processo implica em uma ação pedagógica voltada para a apropriação do sistema de escrita alfabético e desenvolvimento de habilidades envolvidas na leitura e escrita, que envolve a construção de conhecimentos por meio da inserção na cultura letrada.

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