Questões sobre Educação Infantil

Lista completa de Questões sobre Educação Infantil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As ações de cuidado fazem parte da rotina da educação infantil e visam promover saúde e bem-estar. Essas ações devem ser compreendidas como situações de aprendizagem, que se tornam educativas quando

    A) são incorporadas como hábito e realizadas automaticamente na rotina da educação infantil.

    B) é estabelecida uma rotina padronizada, para criar um modo de discurso único em relação a gênero e classe.

    C) se atua ativamente no cuidado das crianças, na perspectiva da ausência da autonomia.

    D) se dirigem às crianças em cada ato de cuidar, relacionando-o ao educar como possibilidade pedagógica.

    E) são realizadas com foco principal no caráter assistencial da educação infantil.

Ao auxiliar uma criança no momento da refeição, a cuidadora percebeu que a comida estava quente e poderia causar queimadura ou desconforto na criança.


Nessa situação, é recomendado que a cuidadora

    A) sopre o alimento e o experimente antes de oferecê-lo à criança.

    B) oriente a criança a esperar, até que o alimento esteja na temperatura adequada.

    C) incentive a criança a soprar sua própria comida.

    D) afaste o alimento de perto da criança, até ele esfriar.

    E) retire a criança do local de alimentação, até o alimento esfriar.

No educar e cuidar da criança, devem ser favorecidas situações que envolvam

    A) ambientes disciplinadores, para que as crianças desenvolvam uma boa moral e conduta correta.

    B) a criação de ambiente receptivo e a participação passiva da criança.

    C) a organização de proposta pedagógica única e geral, com ênfase na esfera intelectual.

    D) atividades coletivas e contextos lúdicos.

    E) a participação passiva da família e a oferta de situações exploratórias pelos educadores e cuidadores.

Com relação a aspectos diversos do trabalho nas instituições de educação infantil, assinale a opção correta.

    A) A criança deve aprender a conhecer o prazer e a experimentar satisfação no ato de se alimentar, bem como reconhecer que há momentos para a alimentação e que eles, na medida do possível, devem ser comunitários.

    B) A contaminação dos alimentos devido à reprodução de bactérias ocorre no intervalo de temperatura de 7 °C a 85 °C, chamado de zona de perigo.

    C) O espaço criado para a criança na instituição de educação infantil deverá estar organizado de acordo com as possíveis condições estruturais da creche.

    D) Apesar de os brinquedos satisfazerem as necessidades básicas de aprendizagens das crianças, como, por exemplo, escolher, imitar, dominar, eles não atendem as estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de normas e valores sociais.

    E) A abertura da creche para a participação da família significa reconhecer que os pais educam e que a função da creche é apenas a instrução cognitiva na elaboração de conceitos para a infância.

Com relação ao sono e à segurança do sono do bebê, assinale a opção correta.

    A) A posição mais segura para o sono do bebê é a de barriga para cima (posição supina), em superfície firme, sem brinquedos, cobertores ou travesseiros.

    B) A posição mais segura para o sono do bebê é a de bruços.

    C) A posição mais segura para o sono do bebê é a de lado.

    D) Práticas populares como ninar o bebê no colo e balançá-lo em redes ou carrinhos são recomendáveis, pois garantem um sono tranquilo e sem despertares.

    E) É recomendável que o bebê, durante seus primeiros meses de vida, durma na cama com seus pais, visto que essa prática é a mais segura.

Um bebê de três meses de idade com bom desenvolvimento neuropsicomotor deve ser capaz de

    A) rolar em superfícies planas, mudando da posição de barriga para cima para a de bruços.

    B) sentar-se sem apoio.

    C) emitir sons com sílabas duplicadas, como “papᔠe “dadá”.

    D) sorrir quando estimulado.

    E) buscar ativamente objetos e levá-los à boca.

Acerca do papel da ludicidade e do direito da criança à brincadeira, é correto afirmar que

    A) as brincadeiras priorizam o desenvolvimento da capacidade física em detrimento da cognitiva.

    B) as brincadeiras constituem uma linguagem expressiva e motora, sendo um suporte para a estruturação psíquica da criança.

    C) o lúdico torna-se um espaço de aprendizagem somente quando os objetivos pedagógicos, assim como as regras específicas, são previamente definidos e obedecidos.

    D) a brincadeira competitiva deve ser central na educação infantil, porque traz uma concepção de sucesso para a vida.

    E) o auxiliar do professor deve sempre observar as crianças na brincadeira, fazendo anotações sobre o desempenho delas.

No âmbito de uma instituição de educação infantil, contemplar o cuidar e o educar significa

    A) compreender o cuidar como uma forma secundária ao processo pedagógico do educar.

    B) compreendê-los a partir de parâmetros que respeitem a diversidade, o momento e a realidade próprios da infância.

    C) compreendê-los como aspectos exclusivos do atendimento nas creches.

    D) compreender como seu objetivo primário a educação assistencialista voltada aos mais carentes.

    E) compreender como objetivo primário do processo educativo preparar as crianças para a alfabetização.

De acordo com Luiz Carlos Cagliari, os processos de alfabetização, sobretudo aqueles baseados em manuais, como as cartilhas e métodos semelhantes, sempre tiveram grande atenção voltada para a:

    A) Ortografia.

    B) Sintaxe.

    C) Produção textual.

    D) Linguística.

Acerca da criança, do ato de educar e de primeiros socorros, assinale a opção correta.

    A) A dicotomia entre educar e cuidar na educação infantil é resultado da função social da creche.

    B) O Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança a pessoa com até onze anos de idade completos e adolescente aquela com idade entre doze e dezesseis anos.

    C) Assoprar o rosto da criança é uma técnica primordial de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que, entalado nas vias respiratórias, impeça a pessoa de respirar.

    D) A ludicidade envolve atividades de caráter livre, cabendo à criança a escolha de participar ou não delas.

    E) Promover o lúdico na educação infantil é essencial, pois, a partir de jogos e brincadeiras, as crianças se relacionam com instrumentos e signos que permitem a sua aculturação no processo de aprendizagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...