Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Durante muito tempo, acreditou-se que a repetência beneficiaria o aluno, possibilitando-lhe a recuperação da aprendizagem, no entanto, a repetência tem sido geradora de novas repetências. Visando combater essa problemática, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná adotou
I. o Projeto Correção de Fluxo;
II. o sistema de Promoção Automática;
III. a sistemática de formação de classes de alunos multirrepetentes;
IV. um programa de recuperação nos moldes da pedagogia tradicional a ser aplicado nas classes de repetentes;
V. uma nova abordagem dos conteúdos e da prática docente para os alunos repetentes.

Estão corretos apenas os itens

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e V.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    I e II.

A avaliação da aprendizagem é um dos grandes desafios da educação brasileira a fim de, efetivamente, viabilizar a Educação Básica, garantindo o acesso e a permanência das crianças na escola. Ao considerar que o Ensino Fundamental pode ser organizado por ciclos e que é possível adotar o regime de progressão continuada, a avaliação é

  • A.

    suprimida, aprovando automaticamente os alunos; desta forma, permite que eles permaneçam na escola até o final do ensino fundamental.

  • B.

    somativa, permitindo, assim, a classificação e a aprovação dos alunos ao final de cada série cursada.

  • C.

    realizada sob a forma de testes, a fim de classificar, reprovar e aprovar os alunos ao final de cada ciclo.

  • D.

    contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno de forma a permitir a apreciação do desempenho do aluno em cada ciclo.

  • E.

    um mecanismo que mede, quantitativamente, conhecimento retido pelo aluno durante o ciclo.

Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

Na educação básica, a interdisciplinaridade pode ser contemplada, nesse caso, congregando conhecimentos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, filosofia, sociologia, história, geografia, biologia, matemática e física — por intermédio de situações problematizadoras — e mesmo química, mediante da análise de elementos poluentes e não-poluentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos anos, observou-se uma maior demanda pelo Ensino Médio, gerando a necessidade de as escolas e os professores se preocuparem com um aspecto fundamental quando elaboram e implantam seus projetos pedagógicos. Que aspecto fundamental é esse?

  • A.

    As transformações ocorridas no mundo, que afetam esse nível de educação.

  • B.

    As mudanças no mercado de trabalho, que desencadeiam novas demandas sociais.

  • C.

    A pluralidade da clientela e o novo perfil do aluno que hoje freqüenta o Ensino Médio.

  • D.

    A necessidade de atender as peculiaridades da região onde a escola está inserida.

  • E.

    As rápidas e profundas mudanças que ocorreram no cenário cultural contemporâneo.

Em relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que:

  • A.

    por se referir a uma modalidade de comunicação que substitui a língua portuguesa para os que dela fazem uso, deve ser adotada como linguagem alternativa à língua portuguesa em todos os estabelecimentos públicos de educação básica.

  • B.

    se constitui em mecanismo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual e de audiocomunicação e, portanto, deverá ser introduzida como disciplina optativa nos cursos de formação de professores.

  • C.

    deve ser introduzida como tema transversal em todas as escolas que atendam a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiências auditiva ou visual profunda.

  • D.

    deverá ser componente escolar obrigatório a partir do segundo ciclo do ensino fundamental;

  • E.

    é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de pessoas surdas do Brasil.

Considere as seguintes afirmativas:

1. Por determinação Federal, o Ensino Fundamental passará de 8 para 9 anos de duração.

2. È preciso que os professores se conscientizem de que as crianças das escolas públicas, em sua maior parte expostas a processos de exclusão social, são capazes de aprender: não possuem deficiências lingüísticas ou culturais.

3. Avaliamos não apenas para rotular os alunos (fortes, médios ou fracos), mas fundamentalmente para poder intervir no processo, ou seja, reencaminhar o ensino para que o aluno aprenda.

4. O planejamento (processo coletivo de discussão do trabalho pedagógico) e o plano (registro objetivo do que será desenvolvido) são algumas das condições necessárias da prática docente.

5. A avaliação na escola é uma mera formalidade burocrática.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • C.

    Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

  • D.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.

As penalidades que as comissões de ética podem aplicar a professores do estado do Mato Grosso no exercício do seu cargo incluem

I advertência.

II demissão.

III redistribuição.

IV remoção.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; aperfeiçoamento profissional continuado; piso salarial profissional; progressão funcional; período reservado para estudos e condições adequadas de trabalho.

As informações apresentadas no fragmento de texto acima

  • A.

    dizem respeito à valorização dos profissionais da educação em nível nacional.

  • B.

    estão contidas apenas em instrumento que regulamenta exclusivamente a ação dos profissionais da educação do estado do Mato Grosso.

  • C.

    estão contempladas no estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

  • D.

    fazem parte do código de ética elaborado para reger a profissão de educador no estado do Mato Grosso.

A vida profissional é feita de direitos e deveres. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um direito e um dever, segundo o Estatuto do Magistério do Município de Cajamar.

  • A. Ter ao seu alcance informações educacionais que contribuam para a ampliação de seus conhecimentos; manter conduta adequada à dignidade profissional.
  • B. Receber auxílio na forma de bolsa de estudos; representar o município em atividades educacionais fora de sua jurisdição territorial.
  • C. Acumular cargos de professor e de técnico pedagógico em carga horária flexível; atuar segundo os princípios de autogestão de recursos e de desenvolvimento profissional.
  • D.

    Ter assegurada a igualdade de tratamento no plano técnico / pedagógico; aplicar as sanções necessárias em casos de indisciplina de alunos.

  • E.

    Recusar-se a ministrar aulas em situações que julgue inadequadas ou incompatíveis com sua formação; participar de eventos que promovam o próprio aprimoramento profissional.

Crianças das classes populares não têm condições de, além das atividades na escola, realizar cursos de formação que incluam o estudo dirigido, expressões artísticas e práticas de esportes. Dentre as metas do Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172, de 9/01/2001) apresentadas abaixo, qual está diretamente relacionada a essa realidade?

  • A.

    Transformar progressivamente as escolas unidocentes em escolas de mais de um professor.

  • B.

    Assegurar que a carga horária semanal dos cursos diurnos compreenda pelo menos 20 horas semanais.

  • C.

    Ampliar progressivamente a jornada escolar visando à escola de tempo integral.

  • D.

    Apoiar e incentivar as organizações estudantis, como espaço de participação e exercício da cidadania.

  • E.

    Promover a participação da comunidade na gestão das escolas, universalizando os conselhos escolares.

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