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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Durante muito tempo, acreditou-se que a repetência beneficiaria o aluno, possibilitando-lhe a recuperação da aprendizagem, no entanto, a repetência tem sido geradora de novas repetências. Visando combater essa problemática, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná adotou
I. o Projeto Correção de Fluxo;
II. o sistema de Promoção Automática;
III. a sistemática de formação de classes de alunos multirrepetentes;
IV. um programa de recuperação nos moldes da pedagogia tradicional a ser aplicado nas classes de repetentes;
V. uma nova abordagem dos conteúdos e da prática docente para os alunos repetentes.
Estão corretos apenas os itens
I, III e V.
I, II e III.
II e V.
II e IV.
I e II.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A avaliação da aprendizagem é um dos grandes desafios da educação brasileira a fim de, efetivamente, viabilizar a Educação Básica, garantindo o acesso e a permanência das crianças na escola. Ao considerar que o Ensino Fundamental pode ser organizado por ciclos e que é possível adotar o regime de progressão continuada, a avaliação é
suprimida, aprovando automaticamente os alunos; desta forma, permite que eles permaneçam na escola até o final do ensino fundamental.
somativa, permitindo, assim, a classificação e a aprovação dos alunos ao final de cada série cursada.
realizada sob a forma de testes, a fim de classificar, reprovar e aprovar os alunos ao final de cada ciclo.
contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno de forma a permitir a apreciação do desempenho do aluno em cada ciclo.
um mecanismo que mede, quantitativamente, conhecimento retido pelo aluno durante o ciclo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
Na educação básica, a interdisciplinaridade pode ser contemplada, nesse caso, congregando conhecimentos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, filosofia, sociologia, história, geografia, biologia, matemática e física por intermédio de situações problematizadoras e mesmo química, mediante da análise de elementos poluentes e não-poluentes.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Nos últimos anos, observou-se uma maior demanda pelo Ensino Médio, gerando a necessidade de as escolas e os professores se preocuparem com um aspecto fundamental quando elaboram e implantam seus projetos pedagógicos. Que aspecto fundamental é esse?
As transformações ocorridas no mundo, que afetam esse nível de educação.
As mudanças no mercado de trabalho, que desencadeiam novas demandas sociais.
A pluralidade da clientela e o novo perfil do aluno que hoje freqüenta o Ensino Médio.
A necessidade de atender as peculiaridades da região onde a escola está inserida.
As rápidas e profundas mudanças que ocorreram no cenário cultural contemporâneo.
Em relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que:
por se referir a uma modalidade de comunicação que substitui a língua portuguesa para os que dela fazem uso, deve ser adotada como linguagem alternativa à língua portuguesa em todos os estabelecimentos públicos de educação básica.
se constitui em mecanismo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual e de audiocomunicação e, portanto, deverá ser introduzida como disciplina optativa nos cursos de formação de professores.
deve ser introduzida como tema transversal em todas as escolas que atendam a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiências auditiva ou visual profunda.
deverá ser componente escolar obrigatório a partir do segundo ciclo do ensino fundamental;
é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de pessoas surdas do Brasil.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Considere as seguintes afirmativas:
1. Por determinação Federal, o Ensino Fundamental passará de 8 para 9 anos de duração.
2. È preciso que os professores se conscientizem de que as crianças das escolas públicas, em sua maior parte expostas a processos de exclusão social, são capazes de aprender: não possuem deficiências lingüísticas ou culturais.
3. Avaliamos não apenas para rotular os alunos (fortes, médios ou fracos), mas fundamentalmente para poder intervir no processo, ou seja, reencaminhar o ensino para que o aluno aprenda.
4. O planejamento (processo coletivo de discussão do trabalho pedagógico) e o plano (registro objetivo do que será desenvolvido) são algumas das condições necessárias da prática docente.
5. A avaliação na escola é uma mera formalidade burocrática.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As penalidades que as comissões de ética podem aplicar a professores do estado do Mato Grosso no exercício do seu cargo incluem
I advertência.
II demissão.
III redistribuição.
IV remoção.
A quantidade de itens certos é igual a
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; aperfeiçoamento profissional continuado; piso salarial profissional; progressão funcional; período reservado para estudos e condições adequadas de trabalho.
As informações apresentadas no fragmento de texto acima
dizem respeito à valorização dos profissionais da educação em nível nacional.
estão contidas apenas em instrumento que regulamenta exclusivamente a ação dos profissionais da educação do estado do Mato Grosso.
estão contempladas no estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
fazem parte do código de ética elaborado para reger a profissão de educador no estado do Mato Grosso.
A vida profissional é feita de direitos e deveres. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um direito e um dever, segundo o Estatuto do Magistério do Município de Cajamar.
Ter assegurada a igualdade de tratamento no plano técnico / pedagógico; aplicar as sanções necessárias em casos de indisciplina de alunos.
Recusar-se a ministrar aulas em situações que julgue inadequadas ou incompatíveis com sua formação; participar de eventos que promovam o próprio aprimoramento profissional.
Crianças das classes populares não têm condições de, além das atividades na escola, realizar cursos de formação que incluam o estudo dirigido, expressões artísticas e práticas de esportes. Dentre as metas do Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172, de 9/01/2001) apresentadas abaixo, qual está diretamente relacionada a essa realidade?
Transformar progressivamente as escolas unidocentes em escolas de mais de um professor.
Assegurar que a carga horária semanal dos cursos diurnos compreenda pelo menos 20 horas semanais.
Ampliar progressivamente a jornada escolar visando à escola de tempo integral.
Apoiar e incentivar as organizações estudantis, como espaço de participação e exercício da cidadania.
Promover a participação da comunidade na gestão das escolas, universalizando os conselhos escolares.
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