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Considerando ser atribuição do Orientador Pedagógico (OP) coordenar e dinamizar os processos relativos ao planejamento participativo, analise as afirmativas abaixo:
I- traçar os objetivos gerais do planejamento;
II- construir uma relação afetiva e sincera com o grupo;
III- incentivar as contribuições individuais;
IV- estabelecer relações entre teoria e prática.
Identifique as ações adequadas a uma estratégia de planejamento participativo e assinale:
se somente as afirmativas I, II e III forem corretas.
se somente as afirmativas I, II e IV forem corretas.
se somente as afirmativas I, III e IV forem corretas.
se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas.
se todas as afirmativas forem corretas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O atendimento em creche e pré-escola é um direito, previsto em Legislação, garantido à criança, desde que
possua idade adequada.
apresente histórico de risco social.
a sua progenitora seja arrimo de família.
a sua família apresente atestado de pobreza.
tenha irmãos que freqüentem a instituição.
Considere a tabela abaixo para responder às questões de nos 61 e 62.
O aumento da quantidade deve significar, também, o atendimento de qualidade. Para a inclusão de alunos com necessidades especiais, a legislação menciona "professores do ensino regular capacitados para integrar os educando em classes comuns". São considerados professores capacitados aqueles que:
apóiam o professor da classe comum para atuar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, desenvolvendo adaptações curriculares.
comprovam que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências específicas.
desenvolvem competência para diagnosticar as necessidades educacionais especiais e para definir e implementar respostas educativas a essas necessidades.
possuem formação em cursos de Licenciatura em Educação Especial ou em uma de suas áreas, preferencialmente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
têm realizado complementação de estudos ou pós-graduação em áreas específicas da educação especial, posterior à licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento.
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com as Classes de Aceleração, pretende:
superar o problema da defasagem idade-série de alguns alunos, reintegrando-os ao percurso escolar.
oferecer, aos grupos sociais mais empobrecidos, instrumentos facilitadores da sua aprovação na série que cursam.
possibilitar a volta dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao ensino regular.
acabar com o problema de congestionamento do fluxo escolar causado pela evasão.
acabar com possíveis rótulos que as crianças e jovens com baixo desempenho escolar carreguem.
O objetivo principal do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é:
pesquisar a aprendizagem de uma amostragem matricial de conteúdos, conjugada a uma metodologia de construção de provas denominada "Blocos Incompletos Balanceados" (BIB).
garantir a comparabilidade das séries históricas pela manutenção de alguns blocos comuns ou itens já aplicados em anos anteriores.
possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que o estruturam.
definir a distribuição de recursos orçamentários para as escolas, a partir do desempenho no Exame Nacional.
elaborar um sistema centralizado de orientações para a educação média no âmbito da federação.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A atual legislação brasileira prevê o atendimento dos alunos portadores de deficiências, na perspectiva da educação inclusiva, recomendando
I. a utilização das classes especiais na preparação dos alunos para sua integração na classe comum.
II. a oferta extraordinária dos serviços de educação especial em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.
III. a inclusão dos alunos preferencialmente em classes comuns das escolas, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.
É CORRETO o que se expressa
Os PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos.
I. Recursos tecnológicos.
II. Ser humano e saúde.
III. Terra e universo.
IV. Ambiente.
Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo o texto anterior como referência inicial, e considerando que a população de inscritos no PLD foi de 53.000 alunos, julgue os itens seguintes, acerca do processo educacional.
A abordagem de desenho instrucional, denominada ambientes abertos de aprendizagem, utiliza recursos das novas tecnologias da informação e comunicação para apoiar o estudo autodirigido e criar mecanismos de suporte metacognitivo ao estudante. Essa abordagem seria aplicável ao curso PLD em função da natureza dos objetivos instrucionais e do perfil do público-alvo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo o texto anterior como referência inicial, e considerando que a população de inscritos no PLD foi de 53.000 alunos, julgue os itens seguintes, acerca do processo educacional.
A utilização de recursos de apoio a interações síncronas e assíncronas entre pessoas (aluno-aluno, aluno-professor ou tutor, aluno-outras pessoas) é a maneira mais eficiente de atingir os objetivos educacionais do curso PLD.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em face da importância crescente da educação corporativa em ambientes organizacionais, a autora do fragmento acima definiu sete princípios de sucesso de um sistema de educação corporativa e descreveu algumas práticas associadas a eles. Com base nesses princípios e práticas, M. Eboli analisou casos de UCs instaladas no Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
O sucesso da educação corporativa está associado a um alto nível de envolvimento dos executivos.
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