Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Considerando ser atribuição do Orientador Pedagógico (OP) coordenar e dinamizar os processos relativos ao planejamento participativo, analise as afirmativas abaixo:

I- traçar os objetivos gerais do planejamento;

II- construir uma relação afetiva e sincera com o grupo;

III- incentivar as contribuições individuais;

IV- estabelecer relações entre teoria e prática.

Identifique as ações adequadas a uma estratégia de planejamento participativo e assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I, II e III forem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I, II e IV forem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I, III e IV forem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas forem corretas.

O atendimento em creche e pré-escola é um direito, previsto em Legislação, garantido à criança, desde que

  • A.

    possua idade adequada.

  • B.

    apresente histórico de risco social.

  • C.

    a sua progenitora seja arrimo de família.

  • D.

    a sua família apresente atestado de pobreza.

  • E.

    tenha irmãos que freqüentem a instituição.

Considere a tabela abaixo para responder às questões de nos 61 e 62.

O aumento da quantidade deve significar, também, o atendimento de qualidade. Para a inclusão de alunos com necessidades especiais, a legislação menciona "professores do ensino regular capacitados para integrar os educando em classes comuns". São considerados professores capacitados aqueles que:

  • A.

    apóiam o professor da classe comum para atuar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, desenvolvendo adaptações curriculares.

  • B.

    comprovam que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências específicas.

  • C.

    desenvolvem competência para diagnosticar as necessidades educacionais especiais e para definir e implementar respostas educativas a essas necessidades.

  • D.

    possuem formação em cursos de Licenciatura em Educação Especial ou em uma de suas áreas, preferencialmente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

  • E.

    têm realizado complementação de estudos ou pós-graduação em áreas específicas da educação especial, posterior à licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com as Classes de Aceleração, pretende:

  • A.

    superar o problema da defasagem idade-série de alguns alunos, reintegrando-os ao percurso escolar.

  • B.

    oferecer, aos grupos sociais mais empobrecidos, instrumentos facilitadores da sua aprovação na série que cursam.

  • C.

    possibilitar a volta dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao ensino regular.

  • D.

    acabar com o problema de congestionamento do fluxo escolar causado pela evasão.

  • E.

    acabar com possíveis rótulos que as crianças e jovens com baixo desempenho escolar carreguem.

O objetivo principal do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é:

  • A.

    pesquisar a aprendizagem de uma amostragem matricial de conteúdos, conjugada a uma metodologia de construção de provas denominada "Blocos Incompletos Balanceados" (BIB).

  • B.

    garantir a comparabilidade das séries históricas pela manutenção de alguns blocos comuns ou itens já aplicados em anos anteriores.

  • C.

    possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que o estruturam.

  • D.

    definir a distribuição de recursos orçamentários para as escolas, a partir do desempenho no Exame Nacional.

  • E.

    elaborar um sistema centralizado de orientações para a educação média no âmbito da federação.

A atual legislação brasileira prevê o atendimento dos alunos portadores de deficiências, na perspectiva da educação inclusiva, recomendando

I. a utilização das classes especiais na preparação dos alunos para sua integração na classe comum.

II. a oferta extraordinária dos serviços de educação especial em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.

III. a inclusão dos alunos preferencialmente em classes comuns das escolas, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.

É CORRETO o que se expressa

  • A. na alternativa I apenas.
  • B. nas alternativas I e III apenas.
  • C. nas alternativas II e III apenas.
  • D. na alternativa III apenas.
  • E. nas alternativas I e II apenas.

Os PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos.

I. Recursos tecnológicos.
II. Ser humano e saúde.
III. Terra e universo.
IV. Ambiente.

Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Tendo o texto anterior como referência inicial, e considerando que a população de inscritos no PLD foi de 53.000 alunos, julgue os itens seguintes, acerca do processo educacional.

A abordagem de desenho instrucional, denominada ambientes abertos de aprendizagem, utiliza recursos das novas tecnologias da informação e comunicação para apoiar o estudo autodirigido e criar mecanismos de suporte metacognitivo ao estudante. Essa abordagem seria aplicável ao curso PLD em função da natureza dos objetivos instrucionais e do perfil do público-alvo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto anterior como referência inicial, e considerando que a população de inscritos no PLD foi de 53.000 alunos, julgue os itens seguintes, acerca do processo educacional.

A utilização de recursos de apoio a interações síncronas e assíncronas entre pessoas (aluno-aluno, aluno-professor ou tutor, aluno-outras pessoas) é a maneira mais eficiente de atingir os objetivos educacionais do curso PLD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em face da importância crescente da educação corporativa em ambientes organizacionais, a autora do fragmento acima definiu sete princípios de sucesso de um sistema de educação corporativa e descreveu algumas práticas associadas a eles. Com base nesses princípios e práticas, M. Eboli analisou casos de UCs instaladas no Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O sucesso da educação corporativa está associado a um alto nível de envolvimento dos executivos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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