Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Com relação à educação a distância, assinale a opção correta.

  • A.

    Os cursos de mestrado e doutorado a distância poderão ser oferecidos exclusivamente por instituições credenciadas para tal fim pela União.

  • B.

    O trâmite do processo de autorização de cursos a distância pelo Ministério da Educação será diferenciado em relação aos cursos presenciais.

  • C.

    A educação básica poderá funcionar inteiramente por meio de cursos a distância, desde que a instituição esteja devidamente credenciada para isso.

  • D.

    A educação a distância restringe-se ao ensino superior, incluindo graduação e pós-graduação

Considerando o contexto atual brasileiro e o papel da universidade, assinale a opção correta.

  • A.

    A universidade deve estar comprometida com o desenvolvimento social e a formação de cidadãos socialmente responsáveis.

  • B.

    Para que a universidade seja um centro de excelência na produção de conhecimento científico e tecnológico é importante restringir o acesso de alunos de escolas públicas e com baixo rendimento escolar.

  • C.

    O acesso de pessoas com necessidades especiais à educação superior deve ser assegurado desde que não comprometa os objetivos da universidade.

  • D.

    A universidade deve centrar sua atenção no desenvolvimento científico e tecnológico geral, desconsiderando o contexto socioeconômico da região em que está localizada para não haver prejuízos.

A educação escolar compõe-se de:

  • A. Educação básica e pré-escolar.
  • B. Educação básica e educação superior.
  • C.

    Educação básica, formada pela educação infantil e superior.

  • D. Educação média e pré-escolar.
  • E.

    Educação superior, formada pelo ensino fundamental e ensino médio.

A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e o ensino. Para tanto, compõe-se de ramos de estudos próprios, mas, ao mesmo tempo, busca em outras ciências os conhecimentos teóricos e práticos que concorrem para o esclarecimento do seu objeto, o fenômeno educativo. Nesse contexto, é correto afirmar que o estudo de importantes aspectos do processo de ensino e de aprendizagem, como implicação das fases do desenvolvimento dos alunos, e a organização das relações professor-aluno e dos alunos entre si caracterizam-se como contribuição da:

  • A. Sociologia da Educação
  • B. Filosofia da Educação
  • C. Antropologia Educacional
  • D. Psicologia da Educação
  • E. História da Educação

A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:

I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.

II. Encontros e palestras esporádicas.

III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.

IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.

V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e V
  • B. I, II e IV
  • C. I e III
  • D. II, III e V
  • E. II, III e IV

Ao trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador:

  • A. Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças apenas na dimensão do coletivo.
  • B. Dar subsídios àqueles que participam de seus cursos, para exercerem de forma consciente e participativa a própria cidadania.
  • C. Ter definição prévia acerca do conceito de cidadão e cidadania, relacionando-o ao conceito de democracia.
  • D. Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças nas relações sociais, na dimensão individual e coletiva.
  • E. Situar a visão de homem e de mundo.

O Governo do Estado de São Paulo vem desenvolvendo um projeto que abre a escola aos finais de semana, quando são desenvolvidas, para e pela comunidade, atividades recreativas e culturais. Esse projeto é denominado

  • A.

    Família na Escola.

  • B.

    Escola, Família e Comunidade.

  • C.

    Parceiros do Futuro.

  • D.

    Escola da Família.

  • E.

    Amigos da Escola.

Na Escola "Brasil Unido", localizada na periferia da Cidade de São Paulo, região de baixo nível de desenvolvimento humano, com altos índices de violência, tráfico e consumo de drogas, a comunidade apresenta problemas de saúde e os alunos têm apresentado baixo desempenho em termos de aprendizagem. Pensando que os professores não podem ficar alheios a essa realidade, e que existe necessidade de trabalhar em equipe para enfrentar tais problemas, leia as frases a respeito dessa competência específica do professor.
I. Demonstrar auto-suficiência em sua formação continuada.
II. Ser capaz de captar representações comuns e conduzir reuniões de trabalho.
III. Enfrentar e analisar, em conjunto, situações complexas e problemas profissionais.
IV. Administrar crises ou conflitos interpessoais.
V. Utilizar recursos de multimídia para inovar suas práticas pedagógicas.

Referem-se, corretamente, à competência do professor para trabalhar em equipe, apenas as frases contidas nos itens

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    IV e V.

  • D.

    II e V.

  • E.

    I e II.

A descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado.

  • A.

    A pauta da reunião é elaborada pela comunidade, cabendo a ela muitas decisões.

  • B.

    A diretora dá muita abertura à comunidade, o que gera problemas com os professores.

  • C.

    Os pais centralizam as discussões em questões financeiras e administrativas, não dando importância às pedagógicas.

  • D.

    Há centralização das discussões sobre as questões financeiras e administrativas pelo grupo de pais.

  • E.

    As questões pedagógicas são monopolizadas pelos professores e diretores, mesmo sendo poucas vezes abordadas.

Na formação permanente de professor, é essencial
I. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes, a fim de atender às exigências do mercado de trabalho sem questionar os valores dos professores;
II. estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes e questionar permanentemente os valores e concepções de cada professor;
III. restringir-se à Psicologia da Educação e à Didática, pois são as ciências essenciais para atender às demandas da prática docente.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III.

  • D.

    II.

  • E.

    I.

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