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O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Esse caráter polivalente demanda uma formação bastante ampla do profissional que
considere como ponto de partida e de chegada para sua ação educativa os conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas.
compreende que a construção de um projeto educativo é um processo inacabado e provisório, mas que precisa ser planejado pela equipe pedagógica da escola que é responsável por sua efetivação
trabalha com conteúdos diversos que abrangem cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas de conhecimento, independente do seu desempenho
deve ser um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática tanto individual como coletivamente, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A responsabilidade civil e criminal por crime de responsabilidade pública no caso de omissão da oferta ou da oferta irregular do ensino obrigatório gratuito não pode ser imputada a funcionários dos sistemas públicos de ensino.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Alimentação escolar e assistência à saúde do educando são programas suplementares que integram o direito de acesso ao ensino fundamental obrigatório e gratuito.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Os poderes públicos municipais têm de se ater à forma regular na oferta de ensino obrigatório e gratuito.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O direito à educação, assegurado como direito social, aplicase inclusive àqueles que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade escolar recomendada.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Direito público subjetivo significa o direito de cada sujeito, de cada indivíduo e de cada cidadão brasileiro.
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Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
Diante das transformações da alta tecnologia, novas profissões vão aparecendo e outras sendo extintas, daí a necessidade de uma educação permanente, ou seja, de uma formação sólida que dispense atualizações constantes.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
Na atualidade, a atitude nostálgica de se valorizar a velha ordem, seja no ambiente familiar seja na escola, favorece a violência e reforça a falta de humildade para reconhecer o novo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A educação escolar pode ser considerada como uma necessidade que gera uma demanda capaz de determinar uma oferta. Contudo, o cenário político, e o sistema econômico atuam diretamente sobre as mesmas. Neste sentido, está correto afirmar sobre as instituições escolares que:
no período colonial, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova contribuiu para reorientar as práticas pedagógicas.
no Brasil Império, a escolarização era coordenada pelos jesuítas, com o objetivo de disseminar a religião católica pela fé e pela instrução, em todos os níveis de ensino.
no período imperial, liberais e cientificistas defendiam a reforma da educação, tendo em vista a interdisciplinaridade.
a colonização portuguesa investiu no ensino acadêmico e propedêutico, em detrimento da educação básica.
Dentre as inúmeras atividades da orientação pedagógica, visando a dinamização da equipe pedagógica, destacamos a de " participar do desenvolvimento do currículo".
Abaixo estão listadas algumas tarefas:
I- Coordenar as atividades de planejamento, execução e avaliação.
II- Organizar e participar das reuniões do Conselho de Classe, juntamente com a Orientação Educacional e a Direção, providenciando os instrumentos necessários para sua efetivação.
III- Promover palestras e debates
IV- Analisar os resultados do rendimento escolar propondo reformulações, quando necessário.
V- Planejar, acompanhar e avaliar os processos de recuperação, adaptação e complementação de programas.
VI- Organizar a biblioteca de assuntos pedagógicos.
São tarefas referentes ao desenvolvimento curricular, EXCETO:
II e IV
I e VI
III e VI
III e V
V e VI
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