Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

Na trajetória da educação infantil no Brasil, não se estabeleceu uma base nacional comum para o currículo de educação infantil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

Na década de setenta do século passado, a educação infantil já era considerada a primeira etapa da educação básica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

As primeiras ações do Ministério da Educação e Cultura destinadas à educação infantil se deram em 1975 e foram desenvolvidas em parceria com a Legião Brasileira de Assistência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às idéias do texto acima e aos princípios da educação nacional estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue os itens seguintes.

A influência político-partidária na indicação dos diretores de escola é rara no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à educação básica brasileira, julgue os próximos itens.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica abrange estudantes das redes pública e privada do país, em áreas rural e urbana, matriculados no quinto e no nono ano (quarta e oitava séries) do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os Sistemas de Avaliação da educação se tornaram, nos últimos 20 anos, uma realidade consolidada no Brasil. Hoje, além dos sistemas nacionais, 14 estados avaliam as redes públicas de ensino.

No entanto, segundo críticos destes sistemas, estas avaliações apesar de fornecerem ampla radiografia da realidade escolar,

  • A.

    não conseguem, científica e estatisticamente, quantificar o desempenho escolar.

  • B.

    não incorporam questionários para conhecer os dados sociais dos estudantes.

  • C.

    utilizam metodologias tradicionais, não reconhecendo o trabalho de escolas progressistas.

  • D.

    precisam melhorar sua qualidade de instrumentos de avaliação.

  • E.

    não cumprem seu principal papel, que é o de subsidiar as políticas públicas.

Para que seja assegurado o direito de cidadania ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação, a entidade e(ou) programa de atendimento deve garantir-lhe o acesso aos demais direitos. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os adolescentes com deficiência têm direito à inserção em atividades profissionalizantes e à inclusão no mercado de trabalho.

  • B.

    A estrutura dos grandes complexos e centros de internação possibilita a garantia de um melhor acompanhamento do adolescente e sua inserção social, amenizando os efeitos danosos da privação de liberdade, como a baixa auto-estima.

  • C.

    O SINASE considera que unidade é o espaço arquitetônico que unifica, concentra e integra o atendimento ao adolescente e, de acordo com a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cada unidade deve ter no máximo quarenta adolescentes.

  • D.

    Entidades e(ou) programas de atendimento socioeducativo são obrigadas a oferecer e garantir o acesso aos programas públicos e comunitários, tais como escolarização formal, atendimento de saúde na rede pública, assistência religiosa, entre outros.

No que se refere às entidades e(ou) programas de execução de medidas socioeducativas de internação, o SINASE estabelece que a organização do espaço físico deve prever e possibilitar a mudança de fases no atendimento do adolescente, mediante a mudança de ambientes. A respeito das fases do atendimento socioeducativo, assinale a opção correta.

  • A.

    Fase de contemplação é o período em que o adolescente manifesta vontade de ficar em um espaço físico isolado dos demais internos para refletir sobre sua situação e planejar as mudanças que pretende realizar.

  • B.

    Fase inicial de atendimento é o período de acolhimento, de reconhecimento e de elaboração por parte do adolescente do processo de convivência individual e grupal tendo como base as metas estabelecidas no PIA.

  • C.

    Fase de implementação é o período de abordagem do confronto da negação do adolescente em cumprir a medida socioeducativa por meio da ênfase na existência do problema e aceitação do diagnóstico.

  • D.

    Fase de ponderação é o período em que o adolescente apresenta disposição para receber informações a respeito do ato infracional cometido, da aplicação da medida e das restrições legais a que está submetido.

Acerca dos princípios destacados no SINASE, assinale a opção correta.

  • A.

    A medida socioeducativa de privação de liberdade deve ser aplicada pelo maior tempo possível, até que o adolescente esteja completamente recuperado, mediante comprovação médica.

  • B.

    A percepção do adolescente como pessoa em situação peculiar de desenvolvimento, sujeito de direitos, vem sendo priorizada desde o Código de Menores.

  • C.

    O ECA dispõe de normas que responsabilizam o agente e a administração, em caso de posturas autoritárias e contrárias à lei.

  • D.

    De acordo com o SINASE, na aplicação da medida ao adolescente em situações de elevado risco é possível utilizar a interpretação equivalente ao tratamento dispensado à pessoa adulta.

Com relação aos princípios da co-responsabilidade e da municipalização do atendimento recomendados pelo SINASE, assinale a opção correta.

  • A.

    A municipalização das medidas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade é menos urgente tendo em vista o trabalho já realizado pelas entidades sociais.

  • B.

    A co-responsabilidade implica conjugar esforços para garantir o comprometimento da sociedade, sensibilizando, mobilizando e conscientizando a população para a necessidade de desenvolver práticas assistencialistas a fim de garantir a sobrevivência desse segmento populacional.

  • C.

    As medidas socioeducativas, assim como o atendimento inicial ao adolescente, devem ser executadas no âmbito geográfico do município, de modo a fortalecer o contato e o protagonismo da comunidade e da família dos adolescentes atendidos.

  • D.

    A responsabilidade do financiamento do atendimento às medidas socioeducativas é de competência prioritária da União.

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