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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
Apesar de a EAD ser um direito previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esta lei exclui dessa estratégia de ensino a educação de jovens e adultos e o ensino profissionalizante.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
Como não deve haver transferência de estratégias do ensino presencial para programas de ensino a distância, apenas aulas mediadas pelo uso de tecnologias de comunicação a distância devem ser utilizadas no contato professor-aluno.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
A priorização do conceito de aprender e a interaprendizagem são ações fundamentais para um programa mediado pela EAD.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O pedagogo é um profissional da área da educação que, entre outras coisas, deve ter competência para orientar os professores para estabelecerem critérios quantitativos e qualitativos de avaliação e a forma de registro da demonstração do desempenho dos alunos de acordo com o que foi estabelecido no projeto político-pedagógico. Deve ser, ainda, um profissional capaz de coordenar o processo de avaliação qualitativa e quantitativa de toda a produção advinda da ação pedagógica desenvolvida pela escola. Diante dessa premissa, é possível afirmar que o pedagogo
é capaz de dominar todos os campos científicos e tecnológicos com bastante profundidade e desenvoltura.
deve ser capaz de fazer a mediação entre diferentes especialistas para que haja uma construção sólida do conhecimento dos alunos.
pode e deve realizar a tarefa de outros profissionais vinculados ao processo educativo com a mesma condição de desempenho técnico.
deve ser cúmplice de alunos e professores dentro do processo de ensino-aprendizagem realizado pela escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O pedagogo, dentro de uma instituição de educação, é importante, tendo em vista a função social de uma escola, seus objetivos e toda a base científica trabalhada na sua formação profissional, que deve ter possibilitado o desenvolvimento de competências e habilidades para tornar esse profissional um trabalhador capaz de realizar ações para ser
um direcionador de idéias das várias ciências que embasam a educação.
um articulador e mediador no desenvolvimento das ações técnico-pedagógicas.
um planejador das atividades didáticopedagógicas dos professores.
um articulador de todas as atividades dos discentes dentro da escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Na organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos:
formação inicial e continuada, técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de pósgraduação.
organização por áreas profissionais a partir das diversas funções existentes, unicamente como necessidades do processo produtivo.
Utilização de certificações parciais para permitir ao aluno integrar-se ao mercado de trabalho.
estruturação sem nenhuma certificação parcial para garantir uma base científica e tecnológica sólida a todos os estudantes.
Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I. Todo professor deverá ser um professor de ética em sala de aula.
II. A educação se tornará mais coerente e eficaz se esclarecer as bases axiológicas da educação
III. Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância para a prática educativa.
IV. Aprende-se a ser moral estudando sobre a moral.
V. A aprendizagem da vida moral é espontânea e resulta de um automotismo.
São falsas as afirmativas:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:
um sistematizador do conhecimento, permitindo ao aluno a construção da sua aprendizagem.
um especialista dos diferentes saberes disciplinares, pois o conhecimento cresce a cada dia
um animador cultural e político dos alunos diante dos inúmeros desafios postos à escola na atualidade.
um expert do saber, responsável pelos novos conhecimentos do aluno.
um facilitador da aprendizagem do aluno, apto a acelerar o seu crescimento.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação aos princípios orientadores do ensino no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
Gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais.
Coexistência de instituições públicas e privadas.
Transferência para candidatos procedentes de outras escolas.
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Conforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas:
pelo Conselho Nacional de Educação.
pelos estabelecimentos de ensino
pelo Ministério da Educação.
por cada sistema de ensino.
pelos conselhos escolares
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