Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).

Apesar de a EAD ser um direito previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esta lei exclui dessa estratégia de ensino a educação de jovens e adultos e o ensino profissionalizante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).

Como não deve haver transferência de estratégias do ensino presencial para programas de ensino a distância, apenas aulas mediadas pelo uso de tecnologias de comunicação a distância devem ser utilizadas no contato professor-aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).

A priorização do conceito de aprender e a interaprendizagem são ações fundamentais para um programa mediado pela EAD.

  • C. Certo
  • E. Errado

O pedagogo é um profissional da área da educação que, entre outras coisas, deve ter competência para orientar os professores para estabelecerem critérios quantitativos e qualitativos de avaliação e a forma de registro da demonstração do desempenho dos alunos de acordo com o que foi estabelecido no projeto político-pedagógico. Deve ser, ainda, um profissional capaz de coordenar o processo de avaliação qualitativa e quantitativa de toda a produção advinda da ação pedagógica desenvolvida pela escola. Diante dessa premissa, é possível afirmar que o pedagogo

  • A.

    é capaz de dominar todos os campos científicos e tecnológicos com bastante profundidade e desenvoltura.

  • B.

    deve ser capaz de fazer a mediação entre diferentes especialistas para que haja uma construção sólida do conhecimento dos alunos.

  • C.

    pode e deve realizar a tarefa de outros profissionais vinculados ao processo educativo com a mesma condição de desempenho técnico.

  • D.

    deve ser cúmplice de alunos e professores dentro do processo de ensino-aprendizagem realizado pela escola.

O pedagogo, dentro de uma instituição de educação, é importante, tendo em vista a função social de uma escola, seus objetivos e toda a base científica trabalhada na sua formação profissional, que deve ter possibilitado o desenvolvimento de competências e habilidades para tornar esse profissional um trabalhador capaz de realizar ações para ser

  • A.

    um direcionador de idéias das várias ciências que embasam a educação.

  • B.

    um articulador e mediador no desenvolvimento das ações técnico-pedagógicas.

  • C.

    um planejador das atividades didáticopedagógicas dos professores.

  • D.

    um articulador de todas as atividades dos discentes dentro da escola.

Na organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos:

  • A.

    formação inicial e continuada, técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de pósgraduação.

  • B.

    organização por áreas profissionais a partir das diversas funções existentes, unicamente como necessidades do processo produtivo.

  • C.

    Utilização de certificações parciais para permitir ao aluno integrar-se ao mercado de trabalho.

  • D.

    estruturação sem nenhuma certificação parcial para garantir uma base científica e tecnológica sólida a todos os estudantes.

Leia com atenção as afirmativas abaixo:

I. Todo professor deverá ser um professor de ética em sala de aula.

II. A educação se tornará mais coerente e eficaz se esclarecer as bases axiológicas da educação

III. Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância para a prática educativa.

IV. Aprende-se a ser moral estudando sobre a moral.

V. A aprendizagem da vida moral é espontânea e resulta de um automotismo.

São falsas as afirmativas:

  • A. IV e V
  • B. II e III
  • C. I e II
  • D. I, II e III
  • E. II, IV e V

O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:

  • A.

    um sistematizador do conhecimento, permitindo ao aluno a construção da sua aprendizagem.

  • B.

    um especialista dos diferentes saberes disciplinares, pois o conhecimento cresce a cada dia

  • C.

    um animador cultural e político dos alunos diante dos inúmeros desafios postos à escola na atualidade.

  • D.

    um expert do saber, responsável pelos novos conhecimentos do aluno.

  • E.

    um facilitador da aprendizagem do aluno, apto a acelerar o seu crescimento.

Em relação aos princípios orientadores do ensino no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.

  • B.

    Gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais.

  • C.

    Coexistência de instituições públicas e privadas.

  • D.

    Transferência para candidatos procedentes de outras escolas.

  • E.

    Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Conforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas:

  • A.

    pelo Conselho Nacional de Educação.

  • B.

    pelos estabelecimentos de ensino

  • C.

    pelo Ministério da Educação.

  • D.

    por cada sistema de ensino.

  • E.

    pelos conselhos escolares

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