Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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A formação continuada não tem como princípios:

  • A.

    O respeito aos saberes individuais e coletivos.

  • B.

    O acesso aos conhecimentos das diversas culturas.

  • C.

    A interação.

  • D.

    O atrelamento intelectual.

Não é considerada uma incumbência dos estabelecimentos de ensino:

  • A.

    Autorizar, credenciar e supervisionar os sistemas de ensino.

  • B.

    Elaborar com auxilio da comunidade sua proposta pedagógica.

  • C.

    Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas aula estabelecidas.

  • D.

    Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

  • E.

    Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento.

Sobre o ensino médio no Brasil é correto afirmar:

  • A.

    É a primeira etapa da educação básica e de caráter profissionalizante.

  • B.

    A fonte principal de seu financiamento e suprimento é o FUNDEF

  • C.

    Sua conclusão é requisito para a matrícula em qualquer curso profissional.

  • D.

    Orienta-se pela LDB e Diretrizes Curriculares Nacionais de 1998 do CNE.

  • E.

    É direito líquido e subjetivo de todo cidadão brasileiro desde 1988.

Constitui-se como um princípio da Educação Nacional:

  • A.

    Ensino fundamental obrigatório e extensão do ensino médio.

  • B.

    Atendimento gratuito à criança de zero a seis anos em creches e pré-escolas.

  • C.

    Oferta de ensino regular noturno adequado às condições do educando

  • D.

    Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

  • E.

    Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.

Para alunos com deficiência auditiva, o uso de softwares é:

  • A.

    Recomendado para alunos com deficiência auditiva em geral.

  • B.

    Contra indicado para alunos com qualquer grau de deficiência auditiva.

  • C.

    Recomendado para alunos com surdez leve ou moderada.

  • D.

    Recomendada para alunos com surdez severa e profunda.

São elementos de apoio, entre outros:

  • A.

    Os recursos físicos.

  • B.

    As atitudes.

  • C.

    As deliberações administrativas.

  • D.

    Todas as anteriores.

Adotar sistemas de comunicação alternativos para os alunos impedidos de comunicação oral é:

  • A.

    Uma medida que é irrelevante às adaptações de acesso ao currículo.

  • B.

    Uma medida de adaptação de acesso ao currículo apenas para o processo de ensino-aprendizagem

  • C.

    Uma medida de adaptação de acesso ao currículo apenas para a avaliação.

  • D.

    Uma medida de adaptação de acesso ao currículo para o processo de ensino-aprendizagem e avaliação.

A surdez severa / profunda:

  • A.

    Impede o indivíduo de entender, sem aparelho auditivo, a voz humana.

  • B.

    Impede o indivíduo de entender, com ou sem aparelho auditivo, a voz humana.

  • C.

    Não impede o indivíduo de adquirir, naturalmente, o código da língua oral.

  • D.

    Todas as anteriores estão incorretas.

Na surdez leve / moderada a perda auditiva é de até:

  • A.

    30 decibéis.

  • B.

    60 decibéis.

  • C.

    70 decibéis.

  • D.

    80 decibéis.

Necessidades educacionais especiais referem-se a:

  • A.

    Crianças com deficiência.

  • B.

    Crianças bem dotadas.

  • C.

    Crianças de grupos desfavorecidos.

  • D.

    Todas as anteriores.

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