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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao processo de comunicação e integração grupal no processo de planejamento, julgue o item que se segue.
Durante a elaboração do projeto educativo, apesar da capacidade do grupo, podem surgir conflitos entre os participantes. Nesse caso, o ideal é optar pela dissolução do grupo para não comprometer o trabalho.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As escolas públicas brasileiras que atendem adolescentes enfrentam uma necessidade crescente de superar dificuldades pessoais e sociais desses estudantes. Considerando essa realidade e a função sociocultural da escola, julgue os itens a seguir.
Cabe à escola doar aos adolescentes carentes todos os materiais escolares e livros necessários, bem como eliminar avaliações complexas para esse grupo de alunos.
Quanto à Educação Especial é correto afirmar:
I- É definida como a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais, devendo existir, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
II- O atendimento educacional deve ser feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível sua integração nas classes comuns de ensino regular.
III- Os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais a educação especial para o trabalho, visando à sua efetiva integração na vida em sociedade.
IV-Deve ser assegurada terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar, para os superdotados.
O correto está em:
I, II, III e IV.
II, III e IV, somente.
I, II e IV, somente.
I, II e III, somente.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A questão da democratização da Educação Pública está inserida no contexto da reflexão sobre o papel do Estado e da qualidade do ensino. Diante deste cenário, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso dos termos Sistema de Educação Superior e Sistema de Educação Básica é inadequado, uma vez que não contribui para a compreensão global da Educação Pública. No contexto atual, a Educação Básica e Educação Superior complementam e compõem o Sistema Educacional Brasileiro.
II. Através do processo de democratização do ensino, a questão do acesso à Educação é contemplada através da garantia de vagas tanto na zona urbana quanto na zona rural, havendo uma melhor distribuição espacial e temporal das vagas.
III. A partir dos anos 90, a luta pela qualidade do ensino, através das pressões populares, implica exigência do acesso à educação e da qualidade dessa educação. O Estado atende a essas exigências sociais de forma ambivalente, na medida que garante o acesso, mas, por outro lado, imprime uma política de contenção de gastos públicos, que compromete a garantia da qualidade da educação.
Indique a alternativa correta
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue o item a seguir, acerca da relação entre educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica.
Criada socialmente pelas necessidades de sobrevivência da espécie humana ao longo do tempo, a educação é, portanto, um fenômeno histórico-social que se concretiza nas relações entre as pessoas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Diante do atual contexto educacional brasileiro, a Educação Física é um componente curricular da educação básica que deve ter como função:
o desenvolvimento das aptidões atléticas pelas práticas esportivas
a formação de homens robustos pelo aprimoramento das aptidões físicas.
a apropriação crítica dos conhecimentos de diferentes práticas corporais.
a manutenção e recuperação da saúde pelos exercícios.
a compreensão crítico-social dos conteúdos esportivos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que indica corretamente dois dos segmentos em que é obrigatória a presença da Educação Física como componente curricular da educação básica.
Infantil e médio.
Fundamental e superior.
Fundamental e científico.
Médio e superior
Infantil e científico
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A população surdacega que vai à escola hoje em dia é tipicamente composta por crianças surdacegas que:
São surdascegas desde os dois anos, após ingestão de substâncias tóxicas ou remédios.
São surdascegas a partir dos quatro anos, após acidente doméstico ou automobilístico.
São surdascegas de nascença.
São surdascegas a partir dos seis anos, após erro médico.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "Avaliação":
Adaptações de critérios regulares de avaliação.
Introdução de objetivos alternativos.
Introdução de recursos específicos de acesso ao currículo.
Introdução de conteúdos específicos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A consideração de que ao planejar atividades para uma turma deve-se levar em conta a presença de alunos com necessidades especiais e contemplá-los na programação, é chamada de:
Trabalho cooperativo.
Acomodação.
Flexibilidade.
Trabalho participativo.
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