Lista completa de Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Estudos educacionais demonstram haver um descompasso entre a realidade social e o sistema de ensino brasileiro.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Autonomia refere-se à capacidade de se ter posicionamentos, discernimento, de elaborar projetos pessoais e participar cooperativamente de projetos coletivos, de organizar-se em função das metas eleitas, governar-se, participar da gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios. No contexto atual, em São Bernardo do Campo, definiu-se autonomia considerando dimensões diferentes. Qual das alternativas abaixo não é uma delas?
Autonomia Administrativa.
Autonomia Conjunta.
Autonomia Pedagógica.
Autonomia do Aluno.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Tendo em vista os itens abaixo, assinale a alternativa correta:
I- Em São Bernardo do Campo, parte da clientela que outrora freqüentava a educação especial vem sendo absorvida pelo ensino regular.
II- Em São Bernardo do Campo, a escola especial vem absorvendo alunos com quadros mais graves de deficiência.
Ambos estão incorretos.
Ambos estão corretos.
Apenas o primeiro está correto.
Apenas o segundo está correto.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
É um espaço de troca de experiências, onde os educadores da rede de ensino municipal apresentam os trabalhos que são desenvolvidos em suas aulas com o objetivo de proporcionar o conhecimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem:
ENETI.
Clip Rebi.
Compartrilhar.
EXPOLUDI.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
É um dos objetivos da educação no município de São Bernardo do Campo:
Elevação global da escolaridade da população.
Elevação em particularidades da escolaridade da população.
Elevação específica a alguns segmentos da escolaridade da população.
Elevação restrita a segmentos excluídos da escolaridade da população.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para a educação de pessoas com necessidades especiais, a qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que:
Desconsiderem o grau de deficiência e as potencialidades de cada criança.
Considerem a idade cronológica da criança.
Não considerem as condições socioeconômicas da região.
Desconsiderem as condições culturais da região.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Qual das alternativas abaixo não corresponde a um dos três elementos básicos como eixos da tarefa do professor?
Planejamento detalhado e rigoroso do ensino.
Observação e reflexão constante de e sobre o que acontece na aula.
Atuação diversificada e elástica em função tanto dos objetivos e do planejamento desenhado como da observação e da análise que vão sendo realizadas.
Despojamento do saber acumulado pelo professor e aluno.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A oferta de Educação Especial é considerada:
facultativa e circunstancial, dependendo da vontade política do governante.
temporária e restrita aos casos considerados desesperadores.
oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
de pouca importância em função do número de portadores de necessidades especiais que ela atende, sendo considerada pela LDB como uma modalidade 'menor'.
não prioritária e condicionada aos recursos financeiros municipais, responsáveis por essa modalidade.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Diversos sistemas nacionais de educação, em várias partes do mundo ocidental, têm optado pelo modelo dos Ciclos de Aprendizagem na Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio). Sua adoção se deve, entre outras razões:
à intenção de mascarar os índices de fracasso escolar regularmente aferidos pela UNESCO.
à falência do modelo serial que obedece apenas ao critério de 'idade-conteúdo', desrespeitando o ritmo próprio do desenvolvimento cognitivo do aluno que os Ciclos procuram resgatar baseado nas pesquisas da psicologia genética e do sociointeracionismo.
ao fato de que os Ciclos subjetivam excessivamente os instrumentos de avaliação e dão ao aluno a impressão de progresso escolar.
ao fato de que o fracasso escolar e os Ciclos de Aprendizagem não têm, entre si, nenhuma relação, já que o fracasso tem causas sociais – especialmente na desigualdade econômica- e os Ciclos tem razões puramente pedagógicas.
ao fato de que, recentemente, em documento do Bureau International d´Evaluation Scolaire da UNESCO, os Ciclos foram abertamente condenados como prejudiciais à aprendizagem, sobretudo dos alunos oriundos das classes populares.
O ensino elementar representa o principal desafio, o mais urgente e crucial problema da educação no Brasil." Tendo em vista o patamar atual e pela indústria, exige-se do Ensino Fundamental hoje, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...