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Uma escola municipal da cidade de Campinas acaba de receber o repasse de recursos da Secretaria Municipal de Educação para a manutenção e desenvolvimento do ensino. A diretora notou que outra escola municipal situada em um bairro distinto recebeu um montante diferente daquele que sua unidade escolar obteve. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta os critérios estabelecidos para o repasse de verbas escolares, de acordo com a legislação municipal educacional.
Quantidade de alunos, de turmas e de profissionais destinados à Educação naquela unidade escolar.
A região de localização da unidade educacional, com base em estudos socioseconômicos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; a modalidade de unidade educacional: CIMEI, CEMEI, EMEI e EMEF; número de períodos de funcionamento das unidades educacionais ou de seus agrupamentos.
Necessidade da comunidade escolar (dados fornecidos em relatórios enviados periodicamente à Secretaria) e quantidade de alunos.
Proporcionalidade dos recursos já repassados em anos anteriores e listagem das prioridades a serem realizadas nas escolas.
Dois alunos de uma escola apresentam situações semelhantes. Ambos faltaram muito no decorrer do ano letivo e a família deles não justificou as ausências, embora tenha havido tentativas de contato da escola com as famílias. Um dos alunos faltou em 25% das aulas; o outro tem ausência de 30%. Apesar das faltas, os dois garotos são bons alunos. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o que poderá ocorrer neste caso.
Provavelmente, ambos os alunos serão retidos.
O aluno que teve 25% de ausência será aprovado. O aluno que faltou em 30% das aulas será aprovado se a escola oferecer a ele a possibilidade de compensação de ausências e este participar satisfatoriamente.
Nenhum dos alunos será retido.
Provavelmente, o aluno que teve 30% de faltas será retido.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A importância, hoje, da Educação de Jovens e Adultos no Brasil significa:
a necessidade de se garantir a inclusão social de camadas da sociedade brasileira, historicamente vulnerabilizadas.
a importância de se alfabetizar parcelas da população, moradoras de cidades mais distantes.
um avanço pedagógico sustentando na premissa da participação do aluno adulto no processo didático.
uma medida burocrática sintonizada com a legislação educacional brasileira, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
proporcionar informações e conhecimentos para adolescentes que abandonaram cedo a escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Educação Infantil assume um papel significativo na formação da criança, porque ela contribui para:
aquisição de boas maneiras, importantes na sua relação com os adultos com os quais convive no seu bairro.
disciplinar, e representa um fator significativo para que ela se torne, mais tarde,umadulto obediente.
adaptação social, no sentido de facilitar as relações com o mundo atual e o futuro.
o desenvolvimento físico como garantia de saúde, bem-estar e vitalidade.
a aprendizagem de diferentes linguagens e para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
a carga horária no fundamental será de cento e oitenta dias, e no ensino médio, de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
cento e cinquenta dias no mínimo de período letivo, com a carga horária de oitocentas horas de estudos, incluindo o tempo reservado aos exames finais oral e escrito.
no ensino fundamental, será utilizado o recurso de aulas de recuperação, após o período letivo, e, no ensino médio, em horário alternativo para o educando.
a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
realização de verificações mensais de aprendizagem e exame final escrito e oral, segunda época para os casos de duas reprovações de disciplinas, tanto no fundamental como no médio.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Regimento Escolar é um documento vigente em cada escola, significando:
uma exigência do Sistema Municipal de Educação para que as escolas funcionem com ordem, exigindo a presença docente e dos estudantes nas diversas funções e tarefas próprias à instituição.
um documento escrito que estabelece as normas comportamentais do magistério, detalhando as suas competências, o quadro de horário semanal das aulas e os dias da realização das provas.
uma expressão da vontade da direção e da supervisão escolar que desejam um funcionamento orgânico da escola, através das definições de competências de todos que atuam profissionalmente na escola.
a definição de competências do corpo docente e dos funcionários administrativos, como também o detalhamento a respeito das penalidades afetas aos alunos indisciplinados, desde a suspensão das aulas até a expulsão da escola.
um dos instrumentos de execução do projeto político-pedagógico da escola, devendo ser discutido e aprovado pela comunidade escolar, tornando-se conhecido por todos.
Para conhecer mais acerca do currículo ao longo da história, a orientadora pedagógica de uma escola fez pesquisas a fim de aprender um pouco mais sobre o assunto e transmiti-lo aos professores, com a coordenadora pedagógica, durante uma reunião. Assim, sobre as transformações históricas do currículo no Brasil e no mundo, é correto afirmar que,
no Egito, na Suméria e na Grécia, os currículos iniciais tinham como eixos centrais os saberes transmitidos ao longo das gerações, principalmente aqueles relacionados à história dos povos.
na Grécia antiga, a música existia apenas para apreciação, não existia como componente curricular nas escolas.
na Roma antiga, havia os escravos, de um lado, que não frequentavam as escolas e, de outro, os aprendizes, de classes mais abastadas e que eram conhecidos como pedagogos.
antigamente, os três primeiros anos de escolaridade eram reservados somente para aprender a ler e, posteriormente, continuavam nas escolas apenas as classes mais favorecidas para aprender a escrever.
A educação é um direito fundamental de todos, homens e mulheres, de todas as idades no mundo inteiro. Mesmo que a educação não seja condição suficiente, ela pode contribuir para conquistar um mundo mais seguro, mas sadio e ambientalmente melhor.
A educação é de importânciabásica para o desenvolvimento individual do aluno.
fundamental para o progresso pessoal e social.
relativa para o desenvolvimento cognitivo do aluno.
essencial para o desenvolvimento do mercado de trabalho.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que:
I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino;
II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil;
III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas;
IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e II.
I e III.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
adaptação da criança na escola.
redução do analfabetismo em números absolutos.
eliminação do analfabetismo funcional das crianças.
ampliação de vagas nos anos iniciais do ensino fundamental.
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