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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o papel social e político da educação infantil.
( ) As instituições de Educação Infantil constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.
( ) As instituições de Educação Infantil devem ser reguladas e supervisionadas por órgão competente do sistema de ensino e submetidas a controle social.
( ) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
( ) É dever da família garantir a oferta de Educação Infantil de qualidade para seus filhos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V V F
V V F V
V F V V
F F V F
F F F F
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre os atendimentos nos Serviços de Educação Especial, é correto afirmar:
1. A criança matriculada na Educação Infantil que apresentar deficiência auditiva será atendida em SAEDE/DA, disponibilizado, preferencialmente, na rede regular de ensino, objetivando a aquisição de LIBRAS como primeira língua.
2. Quando a criança apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deverá ser encaminhada para o atendimento de estimulação essencial oferecido no SAESP.
3. O educando com baixa visão, matriculado no Ensino Fundamental, será atendido pelo Serviço de Reabilitação Visual na FCEE e posteriormente em SAEDE/DV, dando continuidade ao serviço reabilitatório.
4. O serviço de reabilitação ao educando com deficiência física, em todas as etapas e modalidades da educação básica, deverá ser prestado pelo centro de reabilitação mantido pelo poder público.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Neste contexto, podemos afirmar EXCETO:
Escovar os dentes, lavar o rosto e as mãos e secá-los são aprendizagens procedimentais que precisam ser trabalhadas no decorrer da Educação Infantil.
O respeito pelos horários das refeições é o primeiro organizador temporal, devendo-se respeitar o ritmo individual de cada criança.
Ao ordenar o material de trabalho e os brinquedos em suas caixas, as crianças estarão desenvolvendo raciocínio lógico.
Na Educação Infantil, o ritmo da adaptação de cada criança acontece de forma homogênea, partindo de normas gerais, inflexíveis e rígidas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e do Ensino Fundamental e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trazem em seu escopo as determinações da LDB. Constituem-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação e implementação de práticas educativas de qualidade, que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças no Brasil. Em relação aos princípios dos PCN´s podemos afirmar, EXCETO:
Matemática: comporta um amplo campo de relações que despertam a curiosidade e a investigação, favorecendo a estruturação do pensamento e do desenvolvimento do raciocínio lógico.
Ciências Naturais está estruturada em quatro blocos temáticos: Ambiente, Ser Humano e Saúde, Recursos Tecnológicos, Terra e Universo.
Língua Portuguesa é organizada de forma que os alunos sejam capazes de valer-se das linguagens para melhorar a qualidade de suas relações pessoais.
Arte em educação propicia o desenvolvimento do pensamento artístico. Tem uma função menos importante quanto aos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com o Ideb (Índice de desenvolvimento da Educação Básica), assinale a alternativa correta.
Estabelece como meta que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja o índice 6.0, média que corresponde aos sistemas educacionais dos países desenvolvidos.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Saresp.
As metas são as mesmas para cada rede de ensino e estabelecimentos escolares.
O resultado nacional do Ideb 2009 mostra que não houve avanços em nenhum nível de ensino.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A preparação da prova baseia-se em uma matriz de competências elaborada para o ENEM. A confecção dessa matriz objetiva romper com o isolamento das disciplinas do ensino médio e promover a colaboração, complementaridade e integração entre os conteúdos das diversas áreas do conhecimento presentes nas propostas curriculares das escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio (MEC/SEMTEC, 1999). A matriz estrutura-se na associação dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, com base nos conceitos de:
contextualização e conhecimentos.
informação e comunicação.
contextualização e competências.
informação e habilidades.
competências e habilidades.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.Aescola de qualidade social adota como centralidade:
o estudante e a aprendizagem.
o estudante e o professor.
o conteúdo e a aprendizagem.
o conteúdo e o professor.
o planejamento e a aprendizagem.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. De acordo com o Art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/96), os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudosemcaráter regular. Os exames a que se refere esse artigo serão realizados no nível de conclusão do Ensino Fundamental e no Nível de conclusão do Ensino Médio, respectivamente:
para maiores de 18 anos e para maiores de 21 anos.
para maiores de 14 anos e para maiores de 21 anos.
para maiores de 15 anos e para maiores de 21 anos.
para maiores de 14 anos e para maiores de 18 anos.
para maiores de 15 anos e para maiores de 18 anos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Séries iniciais do Ensino Fundamental: 1ª / 2ª / 3ª / 4ª e séries finais do Ensino Fundamental: 5ª / 6ª / 7ª / 8ª / 9ª.
Anos iniciais do Ensino Fundamental: 1º / 2º / 3º / 4º e anos finais do Ensino Fundamental: 5º / 6º / 7º / 8º / 9º.
Anos iniciais do Ensino Fundamental: 1º / 2º / 3º / 4º / 5º e anos finais do Ensino Fundamental: 6º / 7º / 8º / 9º
Primeiro ciclo: 1º / 2º / 3º / 4º e segundo ciclo: 5º /6º / 7º / 8º / 9º.
Primeiro segmento: 1º / 2º / 3º / 4º e segundo segmento: 5º /6º / 7º / 8º / 9º.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As instituições de Educação Infantil deverão prever em sua proposta pedagógica as condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
1. A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.
2. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.
3. A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
4. O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades, promovendo interações entre crianças somente de mesma idade.
5. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais apenas dos povos europeus que são hoje a cultura dominante.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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