Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, analise quais destas afirmações são falsas.

I. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente somente a Educação Infantil, obrigatória e gratuita, inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

III. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede particular e especial de ensino.

IV. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de repetência.

V. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência somente das faltas dos filhos no decorrer do ano letivo.

São afirmações FALSAS:

  • A.

    Apenas I e IV

  • B.

    Todas

  • C.

    Apenas II, III, V

  • D.

    Apenas IV e V

  • E.

    Apenas I, II, III e IV

As escolas infantis no Brasil sofreram, no decorrer dos tempos, diferentes mudanças em suas funções. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Essas diferenças passaram pelo assistencialismo, pela custódia e pela privação cultural até a função educativa.

II. Do ponto de vista histórico, houve um avanço significativo da legislação quando esta reconheceu a criança como cidadã, como sujeito de direitos, inclusive o direito à educação de qualidade desde o nascimento.

III. A Educação Infantil obteve um grande avanço com a promulgação da Constituição Federal de 1988, em que o Estado passou a ter como dever garantir educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 5 anos.

É correto o que se afirma em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I e II, apenas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F )

( ) O Serviço de Atendimento Educacional Especializado deverá ser oferecido exclusivamente em horário oposto ao da frequência das crianças na educação infantil. Em nenhum caso poderá ser ofertado no mesmo período.

( ) O poder público, por intermédio das unidades escolares ou por meio das congêneres especializadas, deverá oferecer Serviços de Atendimento Educacional Especializado aos educandos, em horário oposto ao da frequência destes no ensino fundamental.

( ) Nos casos em que o educando autista necessite de Serviços de tendimento especializado (psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional, etc.), o poder público deverá disponibilizá- lo por intermédio das secretarias de saúde.

( ) O poder público, por intermédio das unidades escolares e congêneres especializadas, deverá oferecer serviços de atendimento educacional especializado às crianças matriculadas na educação infantil.

( ) É na Educação Infantil, na faixa de 0 a 3 anos, que se deve determinar o diagnóstico de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – V – V – V

  • B.

    V – V – V – V – V

  • C.

    V – F – V – V – F

  • D.

    F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – F – F – V

Numere os temas da (Lei n.º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) da segunda coluna de acordo com as sentenças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação da primeira e assinale a alternativa que traz a numeração correta, de cima para baixo:

I. Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

II. Sua finalidade é desenvolver o educando, assegurandolhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

III. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

IV. A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.

V. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

( ) Princípios e fins da Educação Nacional

( ) Educação Básica

( ) Educação Especial

( ) Profissionais da Educação

( ) Organização da Educação Nacional

  • A.

    V – II – I – IV – III

  • B.

    III – I – IV – II – V

  • C.

    V – IV – II – III – I

  • D.

    I – II – III – V – IV

  • E.

    V – IV – III – II – I

Segundo a Lei n.º 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, são direitos das crianças e dos adolescentes:

I. Opinião e expressão.

II. Organizar e participar de entidades estudantis.

III. Contestar critérios avaliativos e recorrer a instâncias superiores.

IV. Sigilo em todos os tipos de processos.

V. Se autor de ato infracional, não ser conduzido ou transportado indevidamente.

VI. Brincar, praticar esportes e divertir-se.

VII. Ser respeitado por seus educadores.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Todos os itens são direitos.

  • B.

    Apenas III e VII são direitos.

  • C.

    Apenas II e VI são direitos.

  • D.

    Apenas II, III, VI e VII são direitos.

  • E.

    Apenas III é direito.

Identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), referentes ao Serviço de Atendimento Especializado (SAESP).

( ) Este Serviço tem caráter terapêutico e reabilitatório; será exercido por profissionais das áreas da psicologia, fisioterapia, pedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

( ) Organizado pelo poder público, deve ser prestado através dos Centros de Reabilitação Municipal, Estadual ou Federal e por instituições conveniadas com a FCEE.

( ) Quando as equipes multidisciplinares das instituições conveniadas forem mantidas com recursos públicos deverão disponibilizar SAESP aos educandos matriculados na rede regular de ensino ou os que frequentam Centros Especializados.

( ) Este serviço tem caráter educativo e não reabilitatório e será exercido por pedagogos e orientadores que atuam com a criança no espaço escolar.

( ) Organizado pelo poder privado e instituições filantrópicas, deverá ser prestado através dos Centros de Educação Municipais, Estadual ou Federal.

 Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – V – V – V

  • B.

    V – V – V – F – F

  • C.

    V – F – V – F – F

  • D.

    V – F – V – F – F

  • E.

    F – V – F – F – V

Os atendimentos em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, terão caráter de apoio, complemento ou suplemento e podem ser, dentre outros:

1. Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE).

2. Serviço de Atendimento Especializado (SAESP).

3. Instrutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os níveis de ensino, etapas e modalidades da Educação Básica.

4. Médicos capacitados atuando em escolas onde houver matricula de alunos da educação especial com comprometimento clínico que demandem supervisão constante.

5. Professor de educação especial nas turmas de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, nas quais estiverem matriculados educandos com diagnóstico de condutas típicas ou com severos comprometimentos motores.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

O encaminhamento das pessoas a serem atendidas pelos Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) e Serviço de Atendimento Especializado (SAESP) deverá:

  • A.

    ser realizado pela equipe diagnóstica da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por equipes indicadas por esta, fundamentado nos documentos das diretrizes de cada um dos Serviços.

  • B.

    ser realizado pela equipe do departamento técnico da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por profissionais ligados à saúde.

  • C.

    ser desenvolvido pelos próprios professores das crianças que necessitarem de atendimento especializado.

  • D.

    ser realizado pelo diretor geral da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por familiares, nos documentos das diretrizes de cada um dos Serviços.

  • E.

    ser realizado pelas próprias crianças e jovens que sentirem necessidade de um atendimento mais individualizado, com vistas a um melhor desempenho escolar.

Uma vice-diretora, pensando em suas atribuições e funções, decidiu pesquisar sobre a história da Educação para entender melhor o processo de ensino-aprendizagem, de onde vieram as influências e qual foi o caminho percorrido para que a escola chegasse onde está. Descobriu que as mulheres nem sempre foram bem quistas como educadoras dentro da escola e que isto começou a mudar no século XIX. Descobriu, ainda, que, após a Proclamação da República,

I. surgiram as escolas especiais, com ensino voltado a crianças, a partir de 10 anos de idade, com necessidades especiais.

II. o governo reformou o ensino primário e normal, organizando uma rede de escolas normais e complementares.

III. a presença feminina nos cursos de formação de professores das Escolas Normais aumentou e esse aumento se deu devido ao magistério surgir como alternativa ao casamento forçado e ofícios de menor prestígio, como o de lavadeira e parteira.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I, II e III.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Um vice-diretor, pela primeira vez, ficou encarregado da direção de uma escola na ausência do diretor. Este, por sua vez, resolveu se aprofundar na área de Educação Infantil, pois havia, até então, apenas trabalhado com Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como um vice-diretor deve sempre se preocupar com sua formação, pois uma de suas atribuições é lidar com coordenadores e professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre isso a fim de orientar os coordenadores e educandos, e descobriu que, em 1895, surgiu o primeiro _________________________ no Brasil. Antes disso, as crianças ficavam em casa até os _____________.

  • A.

    jardim de infância público/ 10 anos

  • B.

    escola de ensino básico pública/ 8 anos

  • C.

    jardim de infância público/ 7 anos

  • D.

    escola de ensino básico privada/ 9 anos

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