Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

Lista completa de Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

No sistema educacional brasileiro, a prática da avaliação ainda é unidirecional, visto que aos discentes não é permitido avaliar a instituição de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A democratização das relações políticas e sociais no Brasil, em seu auge nos anos 1980, mostrava a universalização dos direitos dos cidadãos e a descentralização do Estado nas diversas áreas sociais, como a Educação, por exemplo. Um orientador pedagógico interessa-se pelo resgate histórico da Educação e considera que há um importante enfoque a ser destacado nesse panorama, abordando os conceitos de autonomia, democracia, municipalização e descentralização. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A municipalização, sinônimo de regionalização, está centralizada nos encargos e serviços desenvolvidos pela Prefeitura sem a corresponsabilização de entidades da sociedade civil.

  • B.

    O processo de descentralização pressupõe a participação democrática, mas não se associa à autonomia por parte da coletividade.

  • C.

    A descentralização relaciona-se às discussões sobre as ações governamentais e/ou sobre as ações participativas da sociedade civil.

  • D.

    O deslocamento do poder do Estado para a sociedade civil ainda não é realidade no Brasil em nenhuma esfera social.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é composto por dados

  • A.

    de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e ENEM) e visa a construir um quadro de avaliação das escolas brasileiras com melhores e piores desempenhos.

  • B.

    do fluxo escolar e de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e permite diagnosticar a situação da qualidade da educação brasileira no país e em estados e municípios.

  • C.

    do fluxo escolar e de avaliação da aprendizagem de cada escola e permite ao estado definir sobre o envio de recursos para as escolas da rede pública e privada.

  • D.

    de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e sinalizam as metas a serem alcançadas pelas escolas a partir das definições decenais do PDE.

Considere:

I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.

II. Gestão democrática do ensino público.

III. Separação entre a educação escolar e o trabalho.

IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho.

Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) procura aferir a proficiência do aluno, entendida como um conjunto de competências e habilidades evidenciadas pelo rendimento apresentado nas disciplinas avaliadas, e é aplicado

  • A.

    no 2.º e 5.º ano do ensino fundamental.

  • B.

    no 2.º, 5.º e 8.º ano do ensino fundamental.

  • C.

    no 2.º e 6.º ano do ensino fundamental.

  • D.

    no 5.º e 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano do ensino médio.

  • E.

    no 3.º ano do ensino médio.

É o conjunto de profissionais da educação, professores, orientadores educacionais, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, das unidades escolares e dos demais órgãos, que compõem a estrutura da SME, desempenham atividades docentes ou de suporte pedagógico à docência com vistas a alcançar os objetivos da educação:

  • A. Magistério Público Municipal.
  • B. Conselho Municipal de Educação.
  • C. Servidores Públicos Municipais.
  • D. Sistema Estadual de Ensino.
  • E. Sistema Municipal de Ensino.

Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.

A influência do construtivismo na concepção pedagógica brasileira pode ser constatada, por exemplo, na organização do ensino em ciclos ou fases, em substituição à seriação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos anos vem sendo discutidos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso no Brasil. Leia o que o texto de ANDRADE logo abaixo diz a respeito;

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e mais recentemente, as Diretrizes do Ensino Religioso do Estado do Paraná, tem encontrado no atual contexto social antigos e novos desafios. O ER, como área de conhecimento, tem a função de despertar no educando aspectos Transcendentes da existência, para a busca do sentido da vida, descobrindo seu “compromisso com o social, com a conscientização de ser parte de um todo” (ANDRADE, 1997, p. 129). Considere as afirmativas abaixo;

I-O autor considera o Ensino Religioso como necessário à formação do cidadão, verdade explicitada na expressão “compromisso com o social”.

II-O autor demostra que é preciso que os alunos tenham experiências espiritualizadas e transcendentais através do Ensino Religioso em sala de aula.

III-A expressão “busca do sentido da vida”, apresenta o Ensino religioso como um caminho para discussão do ponto de vista existencialista.

Marque a opção correta:

  • A.

    I e II são verdadeiras;

  • B.

    II e III são verdadeiras;

  • C.

    Somente II é verdadeira;

  • D.

    I e III são verdadeiras.

O processo de inclusão das pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades deve ser compreendido como compromisso de toda a sociedade. É necessário o compartilhamento de responsabilidades entre todas as organizações governamentais e não- -governamentais que atuam na área afim. Na esfera pública, temos as seguintes Secretarias de Estado:

1. Secretaria de Estado da Saúde

2. Secretaria de Estado da Infrarstrutura

3. Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação Identifique abaixo a quais secretarias referem-se as atribuições citadas, enumerando-as conforme disposição acima.

( ) Formular e coordenar políticas quanto à prevenção de deficiências, quanto ao processo habilitatório/reabilitatório e na disponibilização de ajudas técnicas.

( ) Formular e coordenar políticas de atendimento às pessoas com deficiência e autismo em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares fragilizados, por meio de implantação e implementação de casas-lar e de atendimento em centro de convivências.

( ) Formular e coordenar políticas, para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3

  • B.

    1 – 3 – 2

  • C.

    2 – 3 – 1

  • D.

    3 – 1 – 2

  • E.

    3 – 2 – 1

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

  • A.

    igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

  • B.

    gratuidade do ensino público em estabelecimentos públicos e privados;

  • C.

    valorização da experiência extraescolar;

  • D.

    coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...