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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
No sistema educacional brasileiro, a prática da avaliação ainda é unidirecional, visto que aos discentes não é permitido avaliar a instituição de ensino.
A democratização das relações políticas e sociais no Brasil, em seu auge nos anos 1980, mostrava a universalização dos direitos dos cidadãos e a descentralização do Estado nas diversas áreas sociais, como a Educação, por exemplo. Um orientador pedagógico interessa-se pelo resgate histórico da Educação e considera que há um importante enfoque a ser destacado nesse panorama, abordando os conceitos de autonomia, democracia, municipalização e descentralização. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
A municipalização, sinônimo de regionalização, está centralizada nos encargos e serviços desenvolvidos pela Prefeitura sem a corresponsabilização de entidades da sociedade civil.
O processo de descentralização pressupõe a participação democrática, mas não se associa à autonomia por parte da coletividade.
A descentralização relaciona-se às discussões sobre as ações governamentais e/ou sobre as ações participativas da sociedade civil.
O deslocamento do poder do Estado para a sociedade civil ainda não é realidade no Brasil em nenhuma esfera social.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é composto por dados
de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e ENEM) e visa a construir um quadro de avaliação das escolas brasileiras com melhores e piores desempenhos.
do fluxo escolar e de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e permite diagnosticar a situação da qualidade da educação brasileira no país e em estados e municípios.
do fluxo escolar e de avaliação da aprendizagem de cada escola e permite ao estado definir sobre o envio de recursos para as escolas da rede pública e privada.
de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e sinalizam as metas a serem alcançadas pelas escolas a partir das definições decenais do PDE.
Considere:
I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.
II. Gestão democrática do ensino público.
III. Separação entre a educação escolar e o trabalho.
IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho.
Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) procura aferir a proficiência do aluno, entendida como um conjunto de competências e habilidades evidenciadas pelo rendimento apresentado nas disciplinas avaliadas, e é aplicado
no 2.º e 5.º ano do ensino fundamental.
no 2.º, 5.º e 8.º ano do ensino fundamental.
no 2.º e 6.º ano do ensino fundamental.
no 5.º e 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano do ensino médio.
no 3.º ano do ensino médio.
É o conjunto de profissionais da educação, professores, orientadores educacionais, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, das unidades escolares e dos demais órgãos, que compõem a estrutura da SME, desempenham atividades docentes ou de suporte pedagógico à docência com vistas a alcançar os objetivos da educação:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
A influência do construtivismo na concepção pedagógica brasileira pode ser constatada, por exemplo, na organização do ensino em ciclos ou fases, em substituição à seriação.
Nos últimos anos vem sendo discutidos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso no Brasil. Leia o que o texto de ANDRADE logo abaixo diz a respeito;
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e mais recentemente, as Diretrizes do Ensino Religioso do Estado do Paraná, tem encontrado no atual contexto social antigos e novos desafios. O ER, como área de conhecimento, tem a função de despertar no educando aspectos Transcendentes da existência, para a busca do sentido da vida, descobrindo seu compromisso com o social, com a conscientização de ser parte de um todo (ANDRADE, 1997, p. 129). Considere as afirmativas abaixo;
I-O autor considera o Ensino Religioso como necessário à formação do cidadão, verdade explicitada na expressão compromisso com o social.
II-O autor demostra que é preciso que os alunos tenham experiências espiritualizadas e transcendentais através do Ensino Religioso em sala de aula.
III-A expressão busca do sentido da vida, apresenta o Ensino religioso como um caminho para discussão do ponto de vista existencialista.
Marque a opção correta:I e II são verdadeiras;
II e III são verdadeiras;
Somente II é verdadeira;
I e III são verdadeiras.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O processo de inclusão das pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades deve ser compreendido como compromisso de toda a sociedade. É necessário o compartilhamento de responsabilidades entre todas as organizações governamentais e não- -governamentais que atuam na área afim. Na esfera pública, temos as seguintes Secretarias de Estado:
1. Secretaria de Estado da Saúde
2. Secretaria de Estado da Infrarstrutura
3. Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação Identifique abaixo a quais secretarias referem-se as atribuições citadas, enumerando-as conforme disposição acima.
( ) Formular e coordenar políticas quanto à prevenção de deficiências, quanto ao processo habilitatório/reabilitatório e na disponibilização de ajudas técnicas.
( ) Formular e coordenar políticas de atendimento às pessoas com deficiência e autismo em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares fragilizados, por meio de implantação e implementação de casas-lar e de atendimento em centro de convivências.
( ) Formular e coordenar políticas, para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 2 3
1 3 2
2 3 1
3 1 2
3 2 1
O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
gratuidade do ensino público em estabelecimentos públicos e privados;
valorização da experiência extraescolar;
coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
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