Questões sobre Fundamentos da Educação

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Segundo CURY (1997), as bases da educação nacional definidas na Lei nº 9.394/1996 − atual LDB − avançaram consideravelmente em três grandes eixos da organização do sistema educacional: Autonomia, Avaliação e Cooperação. Nesta perspectiva, cabe às escolas

  • A.

    atribuir aos professores participação ativa na elaboração da proposta pedagógica da escola e colaboração na articulação. A organização deve ser seriada e a avaliação tanto dos alunos como dos professores deverá ser classificatória, sendo que estes últimos devem estar habilitados em nível superior.

  • B.

    ampliar a duração do ano letivo (250 dias) e da carga horária anual de efetivo trabalho escolar (900 h), podendo flexibilizar esta carga horária após ouvir a comunidade. A avaliação deve ser realizada nos estabelecimentos de Ensino Fundamental de forma integrada ao Sistema Nacional de Avaliação Escolar.

  • C.

    responsabilizar-se pela elaboração e execução de propostas pedagógicas próprias e com uma atuação integrada com a comunidade. Incentivar o espírito de cooperação dos agentes educacionais entre si e com a comunidade. A avaliação deve revisar as aprendizagens básicas necessárias a todos os cidadãos.

  • D.

    criar momentos de estudos para os alunos que apresentam atraso escolar − programas de aceleração de estudos − com o cuidado de não avançar o tempo determinado para a conclusão dos cursos. Essa avaliação deve ser realizada pelo professor desde as séries iniciais, incluindo alfabetização, até o ensino médio.

A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.

A andragogia e a pedagogia transformadora são modelos pedagógicos antagônicos, inexistindo, entre eles, elementos que evidenciem semelhanças nos pressupostos que os fundamentam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.

Segundo Paulo Freire, a transformação do meio só acontece com uma educação libertadora em que o homem opere a realidade. Nesse sentido, a organização deve facilitar o processo de expressão e reflexão para que as pessoas se sintam importantes para o processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.

De acordo com a abordagem individualista da educação, formulada com base no respeito à liberdade e aos direitos do indivíduo, a educação deve consistir na busca do desenvolvimento do homem, mediante a adoção de metodologias que o auxiliem a se realizar e que promovam o questionamento da essência da ordem social vigente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.

O perenalismo constitui abordagem teórica cujos formuladores defendem que, a despeito de as estruturas sociais serem constantes, a natureza humana é inconstante, razão por que é necessária a introdução de mudanças na forma da educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.

Define-se educação como a transmissão integrada da cultura em todos os seus aspectos, mediante a utilização de método pedagógico que decorrerá das condições culturais e materiais de determinada sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Zabala, preocupado em analisar a prática educativa, propõe um modelo de interpretação que se contrapõe ao tradicional modelo em que o professor é visto como aplicador de fórmulas pré-estabelecidas, herdadas da tradição. Nessa análise Zabala:

1. propõe a adoção de uma perspectiva processual que inclui planejamento, aplicação e avaliação, tendo em vista assegurar um sentido integral às variáveis metodológicas que caracterizam as unidades de intervenção pedagógica.

2. valoriza a adoção de práticas docentes que vêm sendo utilizadas pelos professores ao longo dos tempos, tendo em vista garantir a sua segurança no ato de ensinar.

3. considera os condicionantes do contexto educativo, a exemplo das pressões sociais, da trajetória histórica dos educadores e das mudanças científico-tecnológicas que configuram os tempos presentes.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    2 e 3, apenas

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    1 e 3, apenas.

Celso Antunes, 2010, ao refletir sobre desenvolvimento e competência na sala de aula, argumenta que “não mais basta acumular conhecimentos, é essencial estar à altura de aproveitar e explorar pela vida inteira todas as possibilidades do aprendizado, da atualização e do enriquecimento”. Nesse sentido é necessário que o professor:

1. trabalhe as informações de forma diferente, atribuindolhes um significado de forma contextualizada.

2. estimule e desenvolva inteligências e competências, deixando de ensinar conteúdos.

3. ensine ao aluno a dialogar, a negociar, a converter problemas em oportunidades de aprendizagens.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    3, apenas.

  • B.

    1, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2 e 3, apenas.

  • E.

    2 e 3, apenas.

Revisitando a função social do ensino e a concepção dos processos de aprendizagem, Zabala ressalta que:

1. a finalidade da escola é garantir a formação integral do aluno, tecendo críticas à ênfase conferida à dimensão cognitiva e advogando a valorização das experiências vividas pelos alunos.

2. se deve ampliar os significados dos conteúdos da aprendizagem, promovendo-se o deslocamento do debate pedagógico da questão do que ensinar para a indagação sobre o por que ensinar.

3. os conteúdos a serem propostos pelos professores devem envolver todas as dimensões da pessoa humana, materializadas nas seguintes tipologias de aprendizagem: factual, conceitual, procedimental e atitudinal.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    2 e 3, apenas

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    1 e 3, apenas.

Segundo Saviani, algumas correntes modernas da educação buscam rearticular seus discursos face às transformações que marcam a contemporaneidade, promovendo mudanças na forma de ver a relação escola x sociedade. Desse modo, as tendências pedagógicas contemporâneas apresentam como traços gerais:

1. A relativização do conhecimento sistematizado, destacando o caráter instável de todo conhecimento.

2. A ideia dos sujeitos como produtores de conhecimento dentro de sua cultura.

3. A resistência às formas de homogeneização e dominação cultural.

4. Ênfase ao multiculturalismo, à diferença, ao pluralismo, à subjetividade.

Estão corretas

  • A.

    2, 3 e 4, apenas.

  • B.

    1, 2 e 3, apenas.

  • C.

    1, 3 e 4, apenas

  • D.

    1, 2 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

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