Questões sobre Fundamentos da Educação

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Tendo em vista que o mundo se apresenta atualmente marcado pela necessidade de globalidade, de totalidade e de complexidade, não tendo mais lugar para uma visão pequena ou compartimentalizada de homem e de planeta, assinale a proposta educacional que vem ao encontro destas características do mundo.

  • A.

    Deve ser desenvolvida baseando-se na interdisciplinaridade, focalizando o desenvolvimento da razão.

  • B.

    Necessita assumir uma função mais ampla, comprometida com a formação humana na sua integralidade.

  • C.

    A proposta educacional da escola deve estar voltada para a transmissão dos conteúdos e para a preparação do aluno para o mercado de trabalho.

  • D.

    Deve prever situações didático-pedagógicas que propiciem ao aluno o pensamento sistêmico, tendo em vista que as situações não podem ser entendidas isoladamente.

  • E.

    Deve oportunizar o desenvolvimento do aluno de forma integral, a partir das dimensões social, emocional, racional e espiritual, tendo em vista que estas dimensões, desenvolvidas de forma equilibrada, fazem da aprendizagem algo pessoal e socialmente significativo para o aluno, propiciando-lhe um sentido para a sua vida.

Observe atentamente a imagem e leia o texto abaixo. .

“Há uma lógica perversa por trás dessa asquerosa escalada. A promoção do desrespeito aos valores, ao bom senso, às regras de bem viver e à autoridade foi elevada a método de ensino e imperativo de convivência supostamente democrática. No início, foi omaio de 68, em Paris: gritava-se nas ruas que era proibido proibir. Depois, a geração do não bate, que traumatiza. A coisa continuou: “Não reprove, que atrapalha. Não dê provas difíceis, pois temos que respeitar o perfil dos nossos alunos. Aliás, prova não prova nada. Deixe o aluno construir seu conhecimento. Não vamos avaliar o aluno. Pensando bem, é o aluno que vai avaliar o professor. Afinal de contas, ele está pagando...” E como a estupidez humana não tem limite, a avacalhação geral epidêmica, travestida de “novo paradigma”, prosseguiu a todo vapor, em vários setores: “o bandido é vítima da sociedade, temos que mudar ‘tudo isso que está aí; mais importante que ter conhecimento é ser crítico.” Claro que a intelectualidade rasa de pedagogos de panfleto e burocratas carreiristas ganhou um imenso impulso com a mercantilização desabrida do ensino: agora, o discurso anti-disciplina é anabolizado pela lógica doentia e desonesta da paparicação ao aluno – cliente... Estamos criando gerações em que uma parcela considerável de nossos cidadãos é composta de adultos mimados, despreparados para os problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com conflitos e, pior, dotados de uma delirante certeza de que o mundo lhes deve algo. Um desses jovens revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca com dezoito centímetros de lâmina, bem no coração de um professor. Tirou-lhe tudo o que tinha e tudo o que poderia vir a ter, sentir, amar. Ao assassino, corretamente, deverão ser concedidos todos os direitos que a lei prevê: o direito ao tratamento humano, o direito à ampla defesa, o direito de não ser condenado em pena maior do que a prevista em lei. Tudo isso, e muito mais, fará parte do devido processo legal, que se iniciará com a denúncia, a ser apresentada pelo Ministério Público. (Prof. Wildmann é engenheiro, doutor em ciência da computação, professor universitário e cidadão). Podemos dizer que a imagem e o texto acima:

I. Acusam a pedagogia ideologizada, que pretende relativizar tudo e todos, equiparando certo ao errado e vice-versa.

II. Acusam os pseudo-intelectuais de panfleto, que romantizam a revolta dos oprimidos e justificam a violência por parte daqueles que se sentem vítimas.

III. Acusam os burocratas da educação e suas cartilhas do politicamente correto, que impedem a escola de constar faltas graves no histórico escolar, mesmo de alunos criminosos, deixando-os livres para tumultuar e cometer crimes em outras escolas.

IV. Acusam a hipocrisia de exigir professores com mestrado e doutorado, muitos dos quais, no dia a dia, serão pressionados a dar provas bem tranquilas, provas de mentirinha, para adequar a avaliação ao perfil dos alunos;

V. Acusam a mercantilização cretina do ensino, a venda de diplomas e títulos sem o mínimo de interesse e de responsabilidade com o conteúdo e formação dos alunos, bem como de suas futuras missões na sociedade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II, III e IV;

  • C.

    III, IV e V;

  • D.

    I, IV e V;

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Boa parte das práticas modernas foram herdadas da antiga Grécia. Muitos dos ensinamentos gregos são praticados nos dias atuais. Em se tratando da educação os gregos nos deixaram:

  • A.

    Construtivista;

  • B.

    Liberal;

  • C.

    Religiosa;

  • D.

    Tradicional;

  • E.

    Renovada.

Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.

( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.

( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).

Assinale a sequencia correta.

  • A.

    F, F, V, F, F.

  • B.

    V, V, F, V, V.

  • C.

    V, V, F, F, V.

  • D.

    F, V, F, V, F.

Analise os itens abaixo:

I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.

II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.

III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.

IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o detrabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.

Agora, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Todas estão corretas.

Marque a opção INCORRETA.

  • A.

    Na educação infantil será avaliado o desenvolvimento da criança com o objetivo de promovê-lo ao ensino fundamental.

  • B.

    A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus diversos aspectos e será oferecida em creches ou entidades equivalentes e pré-escolas.

  • C.

    ensino médio tem duração mínima de três anos e poderá preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.

  • D.

    A preparação geral para o trabalho e a habilitação profissional, esta facultativa, podem ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio.

Com relação às políticas educativas, qual é o papel estratégico das Secretarias de Educação?

  • A.

    Fiscalizarem ininterruptamente o trabalho docente.

  • B.

    Contratarem os docentes e orientá-los para realizarem o trabalho pedagógico pautado em suas próprias concepções.

  • C.

    Repassarem mensalmente um valor para cada instituição de ensino administrar as despesas com folha de pagamento e estrutura física.

  • D.

    Elaborarem mensalmente instrumentos de avaliação para averiguar o desempenho dos estudantes

  • E.

    Terem a responsabilidade no processo de construção, seguimento e avaliação participativa e democrática das políticas educativas.

Estudos realizados apontam que a finalidade das políticas educacionais deve de ser:

  • A.

    o reconhecimento e a garantia do direito à educação para todos e para todas.

  • B.

    o reconhecimento e a garantia do direito à educação para uma parcela da população.

  • C.

    a garantia a permanência nas instituições de ensino, preferencialmente, para os estudantes que apresentam os melhores índices de aproveitamento escolar.

  • D.

    elaborar exclusivamente os subsídios teóricos e metodológicos para serem implementados pelas instituições de ensino.

  • E.

    definir a linha filosófica coerente com os interesses do governo para as instituições aplicarem rigorosamente em seus espaços educacionais.

Analise o texto abaixo

Pesquisadores sinalizam que o Banco Mundial é uma organização ___________________________ e a sua política de educação passa a ser política pública nacional em alguns países.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • A.

    estatal

  • B.

    federal

  • C.

    pública

  • D.

    privada

  • E.

    filantrópica

Com relação às políticas educacionais, é correto afirmar:

  • A.

    Não interferem na ação docente.

  • B.

    Refletem tanto a concepção de sociedade que se tem quanto o que se quer dessa sociedade.

  • C.

    São estratégias que sempre fracassam por serem descontextualizadas.

  • D.

    São desnecessárias no contexto educacional e representam desperdício de recursos públicos.

  • E.

    Não exercem nenhuma importância nas definições internas das instituições de ensino.

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