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Pedagogia - Fundamentos da Educação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Tendo em vista que o mundo se apresenta atualmente marcado pela necessidade de globalidade, de totalidade e de complexidade, não tendo mais lugar para uma visão pequena ou compartimentalizada de homem e de planeta, assinale a proposta educacional que vem ao encontro destas características do mundo.
Deve ser desenvolvida baseando-se na interdisciplinaridade, focalizando o desenvolvimento da razão.
Necessita assumir uma função mais ampla, comprometida com a formação humana na sua integralidade.
A proposta educacional da escola deve estar voltada para a transmissão dos conteúdos e para a preparação do aluno para o mercado de trabalho.
Deve prever situações didático-pedagógicas que propiciem ao aluno o pensamento sistêmico, tendo em vista que as situações não podem ser entendidas isoladamente.
Deve oportunizar o desenvolvimento do aluno de forma integral, a partir das dimensões social, emocional, racional e espiritual, tendo em vista que estas dimensões, desenvolvidas de forma equilibrada, fazem da aprendizagem algo pessoal e socialmente significativo para o aluno, propiciando-lhe um sentido para a sua vida.
Observe atentamente a imagem e leia o texto abaixo. .
Há uma lógica perversa por trás dessa asquerosa escalada. A promoção do desrespeito aos valores, ao bom senso, às regras de bem viver e à autoridade foi elevada a método de ensino e imperativo de convivência supostamente democrática. No início, foi omaio de 68, em Paris: gritava-se nas ruas que era proibido proibir. Depois, a geração do não bate, que traumatiza. A coisa continuou: Não reprove, que atrapalha. Não dê provas difíceis, pois temos que respeitar o perfil dos nossos alunos. Aliás, prova não prova nada. Deixe o aluno construir seu conhecimento. Não vamos avaliar o aluno. Pensando bem, é o aluno que vai avaliar o professor. Afinal de contas, ele está pagando... E como a estupidez humana não tem limite, a avacalhação geral epidêmica, travestida de novo paradigma, prosseguiu a todo vapor, em vários setores: o bandido é vítima da sociedade, temos que mudar tudo isso que está aí; mais importante que ter conhecimento é ser crítico. Claro que a intelectualidade rasa de pedagogos de panfleto e burocratas carreiristas ganhou um imenso impulso com a mercantilização desabrida do ensino: agora, o discurso anti-disciplina é anabolizado pela lógica doentia e desonesta da paparicação ao aluno cliente... Estamos criando gerações em que uma parcela considerável de nossos cidadãos é composta de adultos mimados, despreparados para os problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com conflitos e, pior, dotados de uma delirante certeza de que o mundo lhes deve algo. Um desses jovens revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca com dezoito centímetros de lâmina, bem no coração de um professor. Tirou-lhe tudo o que tinha e tudo o que poderia vir a ter, sentir, amar. Ao assassino, corretamente, deverão ser concedidos todos os direitos que a lei prevê: o direito ao tratamento humano, o direito à ampla defesa, o direito de não ser condenado em pena maior do que a prevista em lei. Tudo isso, e muito mais, fará parte do devido processo legal, que se iniciará com a denúncia, a ser apresentada pelo Ministério Público. (Prof. Wildmann é engenheiro, doutor em ciência da computação, professor universitário e cidadão). Podemos dizer que a imagem e o texto acima:
I. Acusam a pedagogia ideologizada, que pretende relativizar tudo e todos, equiparando certo ao errado e vice-versa.
II. Acusam os pseudo-intelectuais de panfleto, que romantizam a revolta dos oprimidos e justificam a violência por parte daqueles que se sentem vítimas.
III. Acusam os burocratas da educação e suas cartilhas do politicamente correto, que impedem a escola de constar faltas graves no histórico escolar, mesmo de alunos criminosos, deixando-os livres para tumultuar e cometer crimes em outras escolas.
IV. Acusam a hipocrisia de exigir professores com mestrado e doutorado, muitos dos quais, no dia a dia, serão pressionados a dar provas bem tranquilas, provas de mentirinha, para adequar a avaliação ao perfil dos alunos;
V. Acusam a mercantilização cretina do ensino, a venda de diplomas e títulos sem o mínimo de interesse e de responsabilidade com o conteúdo e formação dos alunos, bem como de suas futuras missões na sociedade.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, II e III;
II, III e IV;
III, IV e V;
I, IV e V;
I, II, III, IV e V.
Boa parte das práticas modernas foram herdadas da antiga Grécia. Muitos dos ensinamentos gregos são praticados nos dias atuais. Em se tratando da educação os gregos nos deixaram:
Construtivista;
Liberal;
Religiosa;
Tradicional;
Renovada.
Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.
( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.
( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.
( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.
( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).
Assinale a sequencia correta.F, F, V, F, F.
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, V.
F, V, F, V, F.
Analise os itens abaixo:
I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.
II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.
III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.
IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o detrabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.
Agora, assinale a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Todas estão corretas.
Marque a opção INCORRETA.
Na educação infantil será avaliado o desenvolvimento da criança com o objetivo de promovê-lo ao ensino fundamental.
A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus diversos aspectos e será oferecida em creches ou entidades equivalentes e pré-escolas.
ensino médio tem duração mínima de três anos e poderá preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.
A preparação geral para o trabalho e a habilitação profissional, esta facultativa, podem ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com relação às políticas educativas, qual é o papel estratégico das Secretarias de Educação?
Fiscalizarem ininterruptamente o trabalho docente.
Contratarem os docentes e orientá-los para realizarem o trabalho pedagógico pautado em suas próprias concepções.
Repassarem mensalmente um valor para cada instituição de ensino administrar as despesas com folha de pagamento e estrutura física.
Elaborarem mensalmente instrumentos de avaliação para averiguar o desempenho dos estudantes
Terem a responsabilidade no processo de construção, seguimento e avaliação participativa e democrática das políticas educativas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Estudos realizados apontam que a finalidade das políticas educacionais deve de ser:
o reconhecimento e a garantia do direito à educação para todos e para todas.
o reconhecimento e a garantia do direito à educação para uma parcela da população.
a garantia a permanência nas instituições de ensino, preferencialmente, para os estudantes que apresentam os melhores índices de aproveitamento escolar.
elaborar exclusivamente os subsídios teóricos e metodológicos para serem implementados pelas instituições de ensino.
definir a linha filosófica coerente com os interesses do governo para as instituições aplicarem rigorosamente em seus espaços educacionais.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto abaixo
Pesquisadores sinalizam que o Banco Mundial é uma organização ___________________________ e a sua política de educação passa a ser política pública nacional em alguns países.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
estatal
federal
pública
privada
filantrópica
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com relação às políticas educacionais, é correto afirmar:
Não interferem na ação docente.
Refletem tanto a concepção de sociedade que se tem quanto o que se quer dessa sociedade.
São estratégias que sempre fracassam por serem descontextualizadas.
São desnecessárias no contexto educacional e representam desperdício de recursos públicos.
Não exercem nenhuma importância nas definições internas das instituições de ensino.
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