Lista completa de Questões sobre Fundamentos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A língua de sinais utilizada pelo indivíduo surdo é uma construção social das comunidades surdas. Por esta razão:
A língua de sinais é um sistema linguístico universal.
Existem três línguas de sinais diferentes.
São múltiplas, tendo cada país a sua língua de sinais.
As línguas de sinais representam um código comum, permitindo que os surdos de todos os países interajam sem dificuldades.
Para atender as necessidades educacionais de seus alunos surdos, a escola inclusiva brasileira precisa:
Ter uma equipe de professores com ampla experiência pedagógica.
Fazer uso da Libras como instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem.
Dispor de recursos e materiais pedagógicos variados.
Fazer adaptações curriculares e garantir a presença do intérprete de Libras na sala de aula.
O interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos:
1960.
1970.
1977
1980.
Nas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um modelo didático baseado:
no conservadorismo;
no construtivismo;
no criticismo do conteúdo;
no tecnicismo;
no modelo libertário.
A palavra CÁTEDRA, termo muito utilizado no meio educacional se caracteriza por todos os significados abaixo, EXCETO:
cadeira pontifícia;
cadeira de quem ensina;
cargo de professor catedrático do ensino superior, obtido por concurso;
ementa de uma cadeira lecionada em uma Universidade;
disciplina ensinada por professor dessa categoria.
Na época Medieval a educação tinha um eixo central que se destacou como fundamental e era estruturado em torno do valor religioso resumido na forma cristã. Aponte a alternativa em que aparece esse eixo central.
Imagens;
Pinturas;
Orações;
Imaginário;
Dança.
O dia do Professor é comemorado em ______________. A criação da data se deu em virtude de ___________, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de _______________________, através do decreto federal 52.682/63. A idéia de fazer do dia um feriado, surgiu em ______________, pelo _____________ Salomão Becker.
15 de outubro; D. Pedro II; Escolas de Primeiras Letras; Minas Gerais; professor
15 de outubro; D Pedro I; Escolas de Primeiras Letras; Rio de Janeiro; deputado
15 de outubro; D. Pedro I; Escola de Primeiras Letras; São Paulo; professor
12 de outubro; D. Pedro I; Escola de Primeiras Letras; São Paulo; professor
De 1986 aos dias atuais, nossa Educação se transformou: a universalização do ensino foi praticamente garantida, os investimentos aumentaram e a formação docente evoluiu. No entanto, há muito a fazer para garantir um bom ensino. Agora, é a vez de alcançar a qualidade. Analise as alternativas abaixo:
I - No ambiente educativo, o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, a disciplina, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres são práticas que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos;
II - A escola possui uma proposta pedagógica escrita, os professores participaram ativamente da elaboração, todos os que trabalham na escola, pais e alunos conhecem a proposta que é atualizada periodicamente;
III - Os professores planejam regularmente suas aulas. Trocam idéias entre si para planejar. Procuram saber o que os alunos aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo. Ouvem e consideram opiniões e sugestões dos alunos para planejar suas aulas. O cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado pela direção da escola;
IV - As aulas são organizadas de maneira que todos os alunos possam fazer perguntas, conversar sobre os assuntos apresentados, defender suas idéias e mudar de opinião;
V - No dia-a-dia da sala de aula, respeita-se o fato de que cada aluno precisa de um tempo diferente para aprender.
Assinale a alternativa onde as afirmativas citadas estão de acordo com a busca pela qualidade.
Estão corretas as afirmativas I II IV
Estão corretas as afirmativas II III V
Estão corretas as afirmativas I II III IV
Todas as afirmativas estão corretas
Com base na teoria de David Paul Ausubel (1918 2008) analise os itens:
I Acredita na influência do meio sobre o sujeito. O que os alunos sabem não é considerado e somente aprendem se forem ensinados por alguém.
II Aprender significativamente, para Ausubel é ampliar e reconfigurar as idéias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.
III Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem.
IV - Para Ausubel, o aluno motivado por uma situação que faça sentido, proposta pelo professor, amplia, avalia, atualiza e reconfigura a informação anterior, transformando-a em nova.
Estão corretos os itens:
II e III, apenas
I, III e IV, apenas
II, III e IV, apenas
I e II, apenas
A alfabetização passa a ser concebida, pela UNESCO (1999), como conhecimento básico, necessário a todos num mundo em transformação; em sentido amplo, é um direito humano fundamental [...]".
A alfabetização, nesta concepção, tem principalmente o papel deensinar técnicas de leitura e escrita para melhor desenvolver a concentração dos alunos nos estudos.
possibilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho informal, de maneira a permitir a ascensão social.
incentivar os alunos a teorizar, por meio da aquisição de conhecimentos empíricos, para que consigam prosseguir os estudos.
promover a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ser requisito básico para a educação continuada durante a vida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...