Questões sobre Fundamentos da Educação

Lista completa de Questões sobre Fundamentos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A língua de sinais utilizada pelo indivíduo surdo é uma construção social das comunidades surdas. Por esta razão:

  • A.

    A língua de sinais é um sistema linguístico universal.

  • B.

    Existem três línguas de sinais diferentes.

  • C.

    São múltiplas, tendo cada país a sua língua de sinais.

  • D.

    As línguas de sinais representam um código comum, permitindo que os surdos de todos os países interajam sem dificuldades.

Para atender as necessidades educacionais de seus alunos surdos, a escola inclusiva brasileira precisa:

  • A.

    Ter uma equipe de professores com ampla experiência pedagógica.

  • B.

    Fazer uso da Libras como instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem.

  • C.

    Dispor de recursos e materiais pedagógicos variados.

  • D.

    Fazer adaptações curriculares e garantir a presença do intérprete de Libras na sala de aula.

O interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos:

  • A.

    1960.

  • B.

    1970.

  • C.

    1977

  • D.

    1980.

Nas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um modelo didático baseado:

  • A.

    no conservadorismo;

  • B.

    no construtivismo;

  • C.

    no criticismo do conteúdo;

  • D.

    no tecnicismo;

  • E.

    no modelo libertário.

A palavra CÁTEDRA, termo muito utilizado no meio educacional se caracteriza por todos os significados abaixo, EXCETO:

  • A.

    cadeira pontifícia;

  • B.

    cadeira de quem ensina;

  • C.

    cargo de professor catedrático do ensino superior, obtido por concurso;

  • D.

    ementa de uma cadeira lecionada em uma Universidade;

  • E.

    disciplina ensinada por professor dessa categoria.

Na época Medieval a educação tinha um eixo central que se destacou como fundamental e era estruturado em torno do valor religioso resumido na forma cristã. Aponte a alternativa em que aparece esse eixo central.

  • A.

    Imagens;

  • B.

    Pinturas;

  • C.

    Orações;

  • D.

    Imaginário;

  • E.

    Dança.

O dia do Professor é comemorado em ______________. A criação da data se deu em virtude de ___________, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de _______________________, através do decreto federal 52.682/63. A idéia de fazer do dia um feriado, surgiu em ______________, pelo _____________ Salomão Becker.

  • A.

    15 de outubro; D. Pedro II; Escolas de Primeiras Letras; Minas Gerais; professor

  • B.

    15 de outubro; D Pedro I; Escolas de Primeiras Letras; Rio de Janeiro; deputado

  • C.

    15 de outubro; D. Pedro I; Escola de Primeiras Letras; São Paulo; professor

  • D.

    12 de outubro; D. Pedro I; Escola de Primeiras Letras; São Paulo; professor

De 1986 aos dias atuais, nossa Educação se transformou: a universalização do ensino foi praticamente garantida, os investimentos aumentaram e a formação docente evoluiu. No entanto, há muito a fazer para garantir um bom ensino. Agora, é a vez de alcançar a qualidade. Analise as alternativas abaixo:

I - No ambiente educativo, o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, a disciplina, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres são práticas que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos;

II - A escola possui uma proposta pedagógica escrita, os professores participaram ativamente da elaboração, todos os que trabalham na escola, pais e alunos conhecem a proposta que é atualizada periodicamente;

III - Os professores planejam regularmente suas aulas. Trocam idéias entre si para planejar. Procuram saber o que os alunos aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo. Ouvem e consideram opiniões e sugestões dos alunos para planejar suas aulas. O cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado pela direção da escola;

IV - As aulas são organizadas de maneira que todos os alunos possam fazer perguntas, conversar sobre os assuntos apresentados, defender suas idéias e mudar de opinião;

V - No dia-a-dia da sala de aula, respeita-se o fato de que cada aluno precisa de um tempo diferente para aprender.

Assinale a alternativa onde as afirmativas citadas estão de acordo com a busca pela qualidade.

  • A.

    Estão corretas as afirmativas I –II – IV

  • B.

    Estão corretas as afirmativas II – III – V

  • C.

    Estão corretas as afirmativas I – II – III – IV

  • D.

    Todas as afirmativas estão corretas

Com base na teoria de David Paul Ausubel (1918 – 2008) analise os itens:

I – Acredita na influência do meio sobre o sujeito. O que os alunos sabem não é considerado e somente aprendem se forem ensinados por alguém.

II – Aprender significativamente, para Ausubel é ampliar e reconfigurar as idéias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.

III – Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem.

IV - Para Ausubel, o aluno motivado por uma situação que faça sentido, proposta pelo professor, amplia, avalia, atualiza e reconfigura a informação anterior, transformando-a em nova.

Estão corretos os itens:

  • A.

    II e III, apenas

  • B.

    I, III e IV, apenas

  • C.

    II, III e IV, apenas

  • D.

    I e II, apenas

A alfabetização passa a ser concebida, pela UNESCO (1999), como “conhecimento básico, necessário a todos num mundo em transformação; em sentido amplo, é um direito humano fundamental [...]".

A alfabetização, nesta concepção, tem principalmente o papel de

  • A.

    ensinar técnicas de leitura e escrita para melhor desenvolver a concentração dos alunos nos estudos.

  • B.

    possibilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho informal, de maneira a permitir a ascensão social.

  • C.

    incentivar os alunos a teorizar, por meio da aquisição de conhecimentos empíricos, para que consigam prosseguir os estudos.

  • D.

    promover a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ser requisito básico para a educação continuada durante a vida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...