Questões sobre Fundamentos da Educação

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O que significa sistema educacional?

  • A.

    Uma ordenação desmembrada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais preconizados para a população à qual se destina.

  • B.

    Uma ordenação articulada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.

  • C.

    Uma estrutura rígida, com elementos organizados de maneira fragmentada e destinados à população em geral.

  • D.

    Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.

  • E.

    Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados, exclusivamente, para as instituições públicas.

A inclusão escolar, que visa a reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de inserção de crianças, jovens e adultos em escolas regulares, tem sido defendida em conferências, convenções e documentos internacionais. A Declaração de Salamanca, em 1994, propôs a escola inclusiva como aquela

  • A.

    aberta às diferenças, na qual as crianças, jovens e adultos devem aprender juntos, independentemente de suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.

  • B.

    na qual se desenvolva uma pedagogia centrada no professor e capaz de educar as crianças com diferentes necessidades, reordenando o trabalho pedagógico para as classes que irão receber estas crianças com suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.

  • C.

    que reconhece e responde às diversas necessidades de seus alunos, assegurando um currículo capaz de educá-los em espaços criados exclusivamente para os alunos com necessidades educacionais especiais, reordenando e adaptando o trabalho pedagógico para as classes que acolherão as crianças com estas características.

  • D.

    que tem como princípio o direito incondicional à escolarização de todos os alunos em espaços educativos diferenciados; para isso a escola deve transformar-se para receber estes alunos e isto deve constar no Projeto Político-Pedagógico da escola, construído pela equipe gestora.

O Islã, complexa civilização que iluminou a cultura medieval ocidental, concentrava sua educação em comunhão:

  • A.

    com a leitura;

  • B.

    com a instrução;

  • C.

    com a dedicação;

  • D.

    com a obediência;

  • E.

    com a penitência.

Na época feudal para uma melhor uniformidade, a organização da educação era dividida entre:

  • A.

    a Igreja e o Estado;

  • B.

    a Igreja e o Senhor Feudal;

  • C.

    a Igreja e a família;

  • D.

    a família e o Estado;

  • E.

    a família e o Senhor Feudal.

A fonte de informação que relata a vida e a atividade de alguém denomina-se

  • A.

    biocenia.

  • B.

    biogenia.

  • C.

    biografia.

  • D.

    bibliofilia.

  • E.

    bibliografia.

Há situações sociais que requerem planejamento do que e como falar. A escola pode desenvolver as capacidades necessárias para se ter sucesso nestas circunstâncias, a partir de proposta como

  • A.

    produção escrita de um texto para publicação no mural da escola, debates na comunidade escolar e extraescolar, produção escrita de uma carta ao leitor para ser publicada na revista de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos, escrita de um folheto informativo sobre a dengue, por exemplo.

  • B.

    realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, produção de jornais escritos, debates e entrevistas na TV e no rádio, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolva a turma da sala de aula (jograis, entrevistas,etc).

  • C.

    criação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, produção escrita de um folheto informativo sobre a importância da vacina contra a raiva.

  • D.

    simulação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos (festas, desfiles, sorteios, torneios esportivos), campanhas públicas de convencimento a serem efetivados pelos alunos junto a outras turmas e outros turnos, nas vizinhanças da escola e em outros bairros.

A leitura denominada como objetiva, instrumental ou utilitária, que se faz com o objetivo de estudo, pesquisa e informação, denomina-se leitura

  • A.

    racional.

  • B.

    facilitada.

  • C.

    científica.

  • D.

    informativa.

  • E.

    comportamental.

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta

  • A.

    histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, fazendo uso da escrita com diferentes finalidades, envolvendo os alunos.

  • B.

    histórias que tenham mais ilustrações do que textos escritos, trazendo para sala de aula exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e fazer uso da escrita individual ou coletiva de diferentes textos.

  • C.

    histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula diferentes tipos de textos e atividades de escrita com textos de memórias, músicas, listas e nomes envolvendo os alunos.

  • D.

    textos de memórias, músicas, quadrinhas e propor atividades com exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e usar textos escritos de diferentes gêneros e com diferentes suportes, fazendo uso da escrita com a finalidade de ler para aprender.

“Usada para denominar os documentos não convencionais e semipublicados, a literatura ______________ é produzida no âmbito governamental, acadêmico, comercial e da indústria.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A.

    cinzenta

  • B.

    moderna

  • C.

    científica

  • D.

    parcial

  • E.

    restrita

A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.

Uma das premissas da andragogia é que os adultos apresentam numerosas experiências de vida, segundo as quais constroem a base de seu aprendizado. Essas experiências devem, portanto, ser incluídas no processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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