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Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O que significa sistema educacional?
Uma ordenação desmembrada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais preconizados para a população à qual se destina.
Uma ordenação articulada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.
Uma estrutura rígida, com elementos organizados de maneira fragmentada e destinados à população em geral.
Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.
Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados, exclusivamente, para as instituições públicas.
A inclusão escolar, que visa a reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de inserção de crianças, jovens e adultos em escolas regulares, tem sido defendida em conferências, convenções e documentos internacionais. A Declaração de Salamanca, em 1994, propôs a escola inclusiva como aquela
aberta às diferenças, na qual as crianças, jovens e adultos devem aprender juntos, independentemente de suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.
na qual se desenvolva uma pedagogia centrada no professor e capaz de educar as crianças com diferentes necessidades, reordenando o trabalho pedagógico para as classes que irão receber estas crianças com suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.
que reconhece e responde às diversas necessidades de seus alunos, assegurando um currículo capaz de educá-los em espaços criados exclusivamente para os alunos com necessidades educacionais especiais, reordenando e adaptando o trabalho pedagógico para as classes que acolherão as crianças com estas características.
que tem como princípio o direito incondicional à escolarização de todos os alunos em espaços educativos diferenciados; para isso a escola deve transformar-se para receber estes alunos e isto deve constar no Projeto Político-Pedagógico da escola, construído pela equipe gestora.
O Islã, complexa civilização que iluminou a cultura medieval ocidental, concentrava sua educação em comunhão:
com a leitura;
com a instrução;
com a dedicação;
com a obediência;
com a penitência.
Na época feudal para uma melhor uniformidade, a organização da educação era dividida entre:
a Igreja e o Estado;
a Igreja e o Senhor Feudal;
a Igreja e a família;
a família e o Estado;
a família e o Senhor Feudal.
A fonte de informação que relata a vida e a atividade de alguém denomina-se
biocenia.
biogenia.
biografia.
bibliofilia.
bibliografia.
Há situações sociais que requerem planejamento do que e como falar. A escola pode desenvolver as capacidades necessárias para se ter sucesso nestas circunstâncias, a partir de proposta como
produção escrita de um texto para publicação no mural da escola, debates na comunidade escolar e extraescolar, produção escrita de uma carta ao leitor para ser publicada na revista de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos, escrita de um folheto informativo sobre a dengue, por exemplo.
realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, produção de jornais escritos, debates e entrevistas na TV e no rádio, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolva a turma da sala de aula (jograis, entrevistas,etc).
criação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, produção escrita de um folheto informativo sobre a importância da vacina contra a raiva.
simulação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos (festas, desfiles, sorteios, torneios esportivos), campanhas públicas de convencimento a serem efetivados pelos alunos junto a outras turmas e outros turnos, nas vizinhanças da escola e em outros bairros.
A leitura denominada como objetiva, instrumental ou utilitária, que se faz com o objetivo de estudo, pesquisa e informação, denomina-se leitura
racional.
facilitada.
científica.
informativa.
comportamental.
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta
histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, fazendo uso da escrita com diferentes finalidades, envolvendo os alunos.
histórias que tenham mais ilustrações do que textos escritos, trazendo para sala de aula exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e fazer uso da escrita individual ou coletiva de diferentes textos.
histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula diferentes tipos de textos e atividades de escrita com textos de memórias, músicas, listas e nomes envolvendo os alunos.
textos de memórias, músicas, quadrinhas e propor atividades com exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e usar textos escritos de diferentes gêneros e com diferentes suportes, fazendo uso da escrita com a finalidade de ler para aprender.
Usada para denominar os documentos não convencionais e semipublicados, a literatura ______________ é produzida no âmbito governamental, acadêmico, comercial e da indústria. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
cinzenta
moderna
científica
parcial
restrita
A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.
Uma das premissas da andragogia é que os adultos apresentam numerosas experiências de vida, segundo as quais constroem a base de seu aprendizado. Essas experiências devem, portanto, ser incluídas no processo educativo.
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