Lista completa de Questões sobre Fundamentos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os estudos sobre o bullying na escola, realizados por Beaudoin e Taylor (2006), mostram a importância de ações preventivas para evitar comportamentos agressivos e de violência entre os alunos e entre alunos e professores. As escolas são apresentadas como último berço da socialização para as crianças, e o ensino, uma das profissões mais sociais para os adultos. Entretanto, dentro da escola, crianças e adultos revelam uma profunda sensação de afastamento e de isolamento, que se intensifica ainda mais pelas inúmeras possibilidades de relacionamento.
Para as autoras,a construção de vínculos significativos de alunos com seus colegas e com os professores na escola impede o surgimento de sérios problemas entre os alunos, como as brigas, a competição, o desrespeito e o bullying, além de evitar o tédio.
o estabelecimento de normas e a exigência rigorosa do seu cumprimento afastam os alunos mal intencionados de eventuais atitudes agressivas. Essas normas devem ser declaradas a todos para evitar que aleguem desconhecimento.
a divulgação de penalidades aplicadas em alunos que apresentam comportamento agressivo é fundamental para eliminar esse tipo de atitude dentro da escola. Essa ação inibidora da agressividade deve ser aplicada pelo colegiado da escola.
o bullying só se resolverá a partir de encontros de estudos entre pais e mestres que, juntos, buscam uma solução para o problema com ajuda de psicólogo.
faz-se necessário programar exercícios, com um roteiro previamente estabelecido e avaliado por especialista, para desenvolver vínculos significativos entre alunos e entre esses e o professor.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A cultura é como água: compõe cada célula de nossa existência. É insípida, invisível, intangível, e, ainda assim, tudo está embebido nela. (Beaudoin e Taylor)
As autoras, estudiosas do fenômeno conhecido como bullying, apresentam a tese de que a cultura
promove mudanças no indivíduo, atenuando o comportamento agressivo daqueles que passam por uma evolução cultural, o que resulta em uma sociedade mais pacífica, refletindo também em comportamento menos agressivo dos alunos na escola.
limita as opções de solução para situações problemáticas, pois o pensamento do indivíduo está sujeito a um filtro cultural daquilo que é aceitável em um contexto específico.
expande as opções da sociedade, pois traz novos elementos e criatividade na solução contra comportamentos agressivos.
gera possibilidades na sociedade de capitalismo avançado, pela facilidade que esta oferece ao acesso a instrumentos e meios de combater a violência.
exige normas para o convívio social, o que inibe a incidência de situações de agressão e de violência dentro da escola.
Assinale a alternativa correta em relação à função da escola:
O novo paradigma econômico, os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e as mudanças no mundo do conhecimento não afetam a função da escola na contemporaneidade.
A escola cumpre funções que podem ser providas por qualquer outra instância enquanto formação geral básica.
A escola de hoje deve limitar-se a passar informação sobre as matérias, a transmitir o conhecimento do livro didático.
Para o educador não importa refletir sobre a função da escola e sim ministrar o programa curricular no tempo determinado.
A função de transmitir conhecimentos representa uma parcela mínima dos objetivos da escola na contemporaneidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
ambiente ... frequentes ... aceitar ... forma
currículo ... constantes ... entender ... ponto
espaço ... corriqueiras ... verificar ... forma
cotidiano ... complexas ... identificar ... fonte
cotidiano ... complicadas ... aceitar ... fonte
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, um ponto de convergência das teorias sociocríticas é
a busca de novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.
a relação pedagógica como mediação da formação social e política, o que acarreta uma crença de que a função primordial da escola é a transmissão cultural.
a ideia de escola mais informal, centrada na valorização de elementos experienciais, fortuitos, da convivência social.
a negação dos efeitos do currículo oculto e do contexto da ação educativa nos processos de ensino e aprendizagem, inclusive para submeter os conteúdos a uma análise ideológica e política.
Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.
O respeito à liberdade e a tolerância consistem em princípios que fundamentam a educação nacional, devendo a escola e os profissionais da educação respeitar e promover de forma positiva as diferenças individuais de cada um dos educandos.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, a teoria naturalista do conhecimento
opõe-se a uma visão mentalista do sujeito e da consciência, afirmando a mediação corporal dos processos de conhecimento.
propõe a recuperação do sentido humano do espaço habitado, o que abrange as dimensões socioinstitucionais, mentais e biosférica.
acentua a unidade das coisas que existem, a inter-relação e auto-organização dos diferentes ecossistemas.
defende que os conhecimentos disciplinares devem ceder lugar aos conhecimentos tecidos em redes relacionadas à ação cotidiana.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As bases teóricas da teoria histórico-social apoiam-se em
Vygotsky.
Wallon.
Skinner.
Piaget.
Marx
A diversidade cultural, étnica e de expressões da individualidade compõe o quadro que caracteriza o multiculturalismo e a possibilidade de inclusão social.
Diante disso, está correto afirmar que é papel da educaçãoreforçar a tolerância, mas não estimular padrões e vivências que contradigam a vivência dos valores tradicionais da sociedade.
uniformizar as relações e vivências de acordo com as tradições expressas na sociedade na qual está inserida.
diminuir as diferenças, buscando a homogeneidade do corpo docente e discente segundo as tradições e valores da sociedade na qual está inserida.
contribuir para formação da cultura de respeito, pluralidade, alteridade e solidariedade para com os segmentos étnicos, culturais e de identidades variantes na sociedade.
A pedagogia pode ser definida como:
ciência da e para a educação, composta de estudos próprios sobre a educação e o ensino.
ciência que somente estuda as metodologias específicas do fenômeno educativo.
ciência que estuda apenas a organização dos conteúdos e das disciplinas próprias do ensino fundamental.
ciência que estuda apenas a organização dos conteúdos e das disciplinas próprias do ensino fundamental.
todas alternativas estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...