Questões sobre Fundamentos da Educação

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Os estudos sobre o bullying na escola, realizados por Beaudoin e Taylor (2006), mostram a importância de ações preventivas para evitar comportamentos agressivos e de violência entre os alunos e entre alunos e professores. As escolas são apresentadas como último berço da socialização para as crianças, e o ensino, uma das profissões mais sociais para os adultos. Entretanto, dentro da escola, crianças e adultos revelam uma profunda sensação de afastamento e de isolamento, que se intensifica ainda mais pelas inúmeras possibilidades de relacionamento.

Para as autoras,

  • A.

    a construção de vínculos significativos de alunos com seus colegas e com os professores na escola impede o surgimento de sérios problemas entre os alunos, como as brigas, a competição, o desrespeito e o bullying, além de evitar o tédio.

  • B.

    o estabelecimento de normas e a exigência rigorosa do seu cumprimento afastam os alunos mal intencionados de eventuais atitudes agressivas. Essas normas devem ser declaradas a todos para evitar que aleguem desconhecimento.

  • C.

    a divulgação de penalidades aplicadas em alunos que apresentam comportamento agressivo é fundamental para eliminar esse tipo de atitude dentro da escola. Essa ação inibidora da agressividade deve ser aplicada pelo colegiado da escola.

  • D.

    o bullying só se resolverá a partir de encontros de estudos entre pais e mestres que, juntos, buscam uma solução para o problema com ajuda de psicólogo.

  • E.

    faz-se necessário programar exercícios, com um roteiro previamente estabelecido e avaliado por especialista, para desenvolver vínculos significativos entre alunos e entre esses e o professor.

A cultura é como água: compõe cada célula de nossa existência. É insípida, invisível, intangível, e, ainda assim, tudo está embebido nela. (Beaudoin e Taylor)

As autoras, estudiosas do fenômeno conhecido como bullying, apresentam a tese de que a cultura

  • A.

    promove mudanças no indivíduo, atenuando o comportamento agressivo daqueles que passam por uma evolução cultural, o que resulta em uma sociedade mais pacífica, refletindo também em comportamento menos agressivo dos alunos na escola.

  • B.

    limita as opções de solução para situações problemáticas, pois o pensamento do indivíduo está sujeito a um filtro cultural daquilo que é aceitável em um contexto específico.

  • C.

    expande as opções da sociedade, pois traz novos elementos e criatividade na solução contra comportamentos agressivos.

  • D.

    gera possibilidades na sociedade de capitalismo avançado, pela facilidade que esta oferece ao acesso a instrumentos e meios de combater a violência.

  • E.

    exige normas para o convívio social, o que inibe a incidência de situações de agressão e de violência dentro da escola.

Assinale a alternativa correta em relação à função da escola:

  • A.

    O novo paradigma econômico, os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e as mudanças no mundo do conhecimento não afetam a função da escola na contemporaneidade.

  • B.

    A escola cumpre funções que podem ser providas por qualquer outra instância enquanto formação geral básica.

  • C.

    A escola de hoje deve limitar-se a passar informação sobre as matérias, a transmitir o conhecimento do livro didático.

  • D.

    Para o educador não importa refletir sobre a função da escola e sim ministrar o programa curricular no tempo determinado.

  • E.

    A função de transmitir conhecimentos representa uma parcela mínima dos objetivos da escola na contemporaneidade.

  • A.

    ambiente ... frequentes ... aceitar ... forma

  • B.

    currículo ... constantes ... entender ... ponto

  • C.

    espaço ... corriqueiras ... verificar ... forma

  • D.

    cotidiano ... complexas ... identificar ... fonte

  • E.

    cotidiano ... complicadas ... aceitar ... fonte

De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, um ponto de convergência das teorias sociocríticas é

  • A.

    a busca de novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.

  • B.

    a relação pedagógica como mediação da formação social e política, o que acarreta uma crença de que a função primordial da escola é a transmissão cultural.

  • C.

    a ideia de escola mais informal, centrada na valorização de elementos experienciais, fortuitos, da convivência social.

  • D.

    a negação dos efeitos do currículo oculto e do contexto da ação educativa nos processos de ensino e aprendizagem, inclusive para submeter os conteúdos a uma análise ideológica e política.

  • E. a concepção de educação como compreensão da realidade para transformá-la, com o objetivo de construir novas relações para superação de desigualdades sociais e econômicas.

Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.

O respeito à liberdade e a tolerância consistem em princípios que fundamentam a educação nacional, devendo a escola e os profissionais da educação respeitar e promover de forma positiva as diferenças individuais de cada um dos educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, a teoria naturalista do conhecimento

  • A.

    opõe-se a uma visão mentalista do sujeito e da consciência, afirmando a mediação corporal dos processos de conhecimento.

  • B.

    propõe a recuperação do sentido humano do espaço habitado, o que abrange as dimensões socioinstitucionais, mentais e biosférica.

  • C.

    acentua a unidade das coisas que existem, a inter-relação e auto-organização dos diferentes ecossistemas.

  • D.

    defende que os conhecimentos disciplinares devem ceder lugar aos conhecimentos tecidos em redes relacionadas à ação cotidiana.

  • E. acredita que o conhecimento surge das redes de relações em que as pessoas compartilham significados.

As bases teóricas da teoria histórico-social apoiam-se em

  • A.

    Vygotsky.

  • B.

    Wallon.

  • C.

    Skinner.

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Marx

A diversidade cultural, étnica e de expressões da individualidade compõe o quadro que caracteriza o multiculturalismo e a possibilidade de inclusão social.

Diante disso, está correto afirmar que é papel da educação

  • A.

    reforçar a tolerância, mas não estimular padrões e vivências que contradigam a vivência dos valores tradicionais da sociedade.

  • B.

    uniformizar as relações e vivências de acordo com as tradições expressas na sociedade na qual está inserida.

  • C.

    diminuir as diferenças, buscando a homogeneidade do corpo docente e discente segundo as tradições e valores da sociedade na qual está inserida.

  • D.

    contribuir para formação da cultura de respeito, pluralidade, alteridade e solidariedade para com os segmentos étnicos, culturais e de identidades variantes na sociedade.

A pedagogia pode ser definida como:

  • A.

    ciência da e para a educação, composta de estudos próprios sobre a educação e o ensino.

  • B.

    ciência que somente estuda as metodologias específicas do fenômeno educativo.

  • C.

    ciência que estuda apenas a organização dos conteúdos e das disciplinas próprias do ensino fundamental.

  • D.

    ciência que estuda apenas a organização dos conteúdos e das disciplinas próprias do ensino fundamental.

  • E.

    todas alternativas estão corretas.

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