Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Psicologia do Desenvolvimento representa:
um conjunto de teorias psicológicas que estuda o desenvolvimento da criança;
o estudo do desenvolvimento humano da infância à idade adulta;
o estudo feito pelos diferentes psicólogos desenvolvimentistas;
a atuação dos teóricos do desenvolvimento humano que tentam demonstrar as diferentes etapas da criança e do adolescente;
uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças que as crianças sofrem.
Sobre a necessidade de formação do professor para a construção da escola inclusiva não é correto afirmar que:
questionar a determinação biológica o que não significa negar a dimensão biológica.
considerar a heretogeneidade humana e, dentre ela, as particularidades referentes ao ensino da pessoa deficiente.
considerar que a diversidade que há entre as crianças tem raízes históricas, culturais, sociais e biológicas.
conhecer as raízes da diversidade humana e, assim aprender a desenvolver e criar uma práxis pedagógica que impulsione o desenvolvimento de todas.
tem de ser especializada, tem de dominar as técnicas e os métodos específicos. Essa especialização se faz fora dos cursos de formação para educação básica e dentro da psicologia e da medicina.
Piaget considerou o desenvolvimento cognitivo como uma adaptação ao meio. De acordo com esta concepção, quando faz uma nova experiência, a criança:
recebe esforço positivo;
associa o estímulo a uma resposta não condicionada;
adapta-se, assimilando e acomodando-se;
repete uma resposta circular primária;
associa aprendizagem a um condicionamento.
Deficiência visual é uma categoria que inclui:
pessoas cegas e pessoas com visão reduzida.
pessoas que apresentam acuidade visual menos que 0,1 com a melhor correção ou campo visual abaixo de 20º.
pessoas que apresentam acuidade visual de 6/60 a 18/60 (escala métrica e/ou um campo visual entre 20 e 50 º.
pessoas cuja visão pode ser corrigida por tratamento clínico ou cirúrgico ou com óculos.
apenas as pessoas com visão subnormal e que necessitam de instrução em braile.
Os primeiros testes de inteligência foram elaborados por:
Spearman;
Simon e Binet;
Lewis Terman;
Arnold Gesell;
Jean Piaget.
(...) " Nenhuma batalha pedagógica pode ser separada da batalha política e social " (Manacorda) Assinale a alternativa que não explica essa afirmação.
No Brasil, a maioria das pessoas deficientes em idade escolar não freqüenta o ensino regular e apenas uma pequena parcela de pessoas deficientes recebe algum tipo de atendimento educacional.
A prática social coloca milhares de crianças afastadas, privadas, recusadas pela escola regular, por serem incompatíveis com os propósitos e modelo de aluno esperado nessa rede.
A superação da cegueira depende de um novo projeto político, bem como da constituição de uma nova sociedade ( Vygostsky).
Na escola o difícil era ter material para estudar(...) Isso porque, se mandasse gravar alguma coisa, ou transcrever para o braile, muitas vezes, quando o material ficava pronto o ano já havia acabado. (depoimento de um aluno cego).
tinta/braile é uma das atribuições da sala de recursos, conforme rol de competências estabelecido pelo MEC /95p30.é só solicitar aos órgãos competentes.
O que mais influencia o desenvolvimento do autoconceito da criança é:
a presença de amigos;
o carinho dos que a rodeiam;
o ambiente familiar;
uma escola aconchegante;
uma teoria da infância e da adolescência.
Leia o texto abaixo e responda as questões 44 e 45. " Ela me trouxe o chapéu e eu sobe que iria sair para o sol quente. (...) Andamos (...) alguém estava tirando água, e a professora colocou minha mão debaixo da bica. Quando a corrente fria jorrou sobre minha mão, ela soletrou, na outra, a palavra água, primeiro devagar, depois rapidamente. ( ...) o mistério da linguagem me foi revelado. Soube então que água significa algo maravilhoso e frio, que escorria sobre minha mão (...) Hellen Keller No depoimento acima podemos perceber que o significado vai sendo aprendido nas diversas situações que fazem parte do cotidiano, e se desloca para:
novos contextos, porém de forma muito pouco clara.
velhos contextos, somente se houver exercícios constantes e repetitivos.
novos contextos ,conforme suas experiências vão aumentando.
toda experiência que envolva água.
velhos contextos, somente com a ajuda da memória e da fala da professora não há necessidade de contato táctil com as palavras.
O tipo de inteligência ligada à maneira como a pessoa se vê, como percebe suas limitações, suas potencialidades e fraquezas, é a inteligência:
impessoal;
interpessoal;
transpessoal;
pessoal;
intrapessoal.
Leia o texto abaixo e responda as questões 44 e 45. " Ela me trouxe o chapéu e eu sobe que iria sair para o sol quente. (...) Andamos (...) alguém estava tirando água, e a professora colocou minha mão debaixo da bica. Quando a corrente fria jorrou sobre minha mão, ela soletrou, na outra, a palavra água, primeiro devagar, depois rapidamente. ( ...) o mistério da linguagem me foi revelado. Soube então que água significa algo maravilhoso e frio, que escorria sobre minha mão (...) Hellen Keller
O trecho do depoimento de Hellen Keller mostra que a deficiência de visão pode trazer dificuldades:
de locomoção que não possibilita ser superada.
de audição, pois não é possível fazer a leitura dos lábios.
tácteis pois você não vê os objetos que sente.
de paladar, pois as pessoas colocam comida na sua boca e retiram sem conversar.
de linguagem, uma barreira que com o tempo pode ser removida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...