Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Psicologia do Desenvolvimento representa:

  • A.

    um conjunto de teorias psicológicas que estuda o desenvolvimento da criança;

  • B.

    o estudo do desenvolvimento humano da infância à idade adulta;

  • C.

    o estudo feito pelos diferentes psicólogos desenvolvimentistas;

  • D.

    a atuação dos teóricos do desenvolvimento humano que tentam demonstrar as diferentes etapas da criança e do adolescente;

  • E.

    uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças que as crianças sofrem.

Sobre a necessidade de formação do professor para a construção da escola inclusiva não é correto afirmar que:

  • A.

    questionar a determinação biológica o que não significa negar a dimensão biológica.

  • B.

    considerar a heretogeneidade humana e, dentre ela, as particularidades referentes ao ensino da pessoa deficiente.

  • C.

    considerar que a diversidade que há entre as crianças tem raízes históricas, culturais, sociais e biológicas.

  • D.

    conhecer as raízes da diversidade humana e, assim aprender a desenvolver e criar uma práxis pedagógica que impulsione o desenvolvimento de todas.

  • E.

    tem de ser especializada, tem de dominar as técnicas e os métodos específicos. Essa especialização se faz fora dos cursos de formação para educação básica e dentro da psicologia e da medicina.

Piaget considerou o desenvolvimento cognitivo como uma adaptação ao meio. De acordo com esta concepção, quando faz uma nova experiência, a criança:

  • A.

    recebe esforço positivo;

  • B.

    associa o estímulo a uma resposta não condicionada;

  • C.

    adapta-se, assimilando e acomodando-se;

  • D.

    repete uma resposta circular primária;

  • E.

    associa aprendizagem a um condicionamento.

Deficiência visual é uma categoria que inclui:

  • A.

    pessoas cegas e pessoas com visão reduzida.

  • B.

    pessoas que apresentam acuidade visual menos que 0,1 com a melhor correção ou campo visual abaixo de 20º.

  • C.

    pessoas que apresentam acuidade visual de 6/60 a 18/60 (escala métrica e/ou um campo visual entre 20 e 50 º.

  • D.

    pessoas cuja visão pode ser corrigida por tratamento clínico ou cirúrgico ou com óculos.

  • E.

    apenas as pessoas com visão subnormal e que necessitam de instrução em braile.

Os primeiros testes de inteligência foram elaborados por:

  • A.

    Spearman;

  • B.

    Simon e Binet;

  • C.

    Lewis Terman;

  • D.

    Arnold Gesell;

  • E.

    Jean Piaget.

(...) " Nenhuma batalha pedagógica pode ser separada da batalha política e social " (Manacorda) Assinale a alternativa que não explica essa afirmação.

  • A.

    No Brasil, a maioria das pessoas deficientes em idade escolar não freqüenta o ensino regular e apenas uma pequena parcela de pessoas deficientes recebe algum tipo de atendimento educacional.

  • B.

    A prática social coloca milhares de crianças afastadas, privadas, recusadas pela escola regular, por serem incompatíveis com os propósitos e modelo de aluno esperado nessa rede.

  • C.

    A superação da cegueira depende de um novo projeto político, bem como da constituição de uma nova sociedade ( Vygostsky).

  • D.

    Na escola o difícil era ter material para estudar(...) Isso porque, se mandasse gravar alguma coisa, ou transcrever para o braile, muitas vezes, quando o material ficava pronto o ano já havia acabado. (depoimento de um aluno cego).

  • E.

    tinta/braile é uma das atribuições da sala de recursos, conforme rol de competências estabelecido pelo MEC /95p30.é só solicitar aos órgãos competentes.

O que mais influencia o desenvolvimento do autoconceito da criança é:

  • A.

    a presença de amigos;

  • B.

    o carinho dos que a rodeiam;

  • C.

    o ambiente familiar;

  • D.

    uma escola aconchegante;

  • E.

    uma teoria da infância e da adolescência.

Leia o texto abaixo e responda as questões 44 e 45. " Ela me trouxe o chapéu e eu sobe que iria sair para o sol quente. (...) Andamos (...) alguém estava tirando água, e a professora colocou minha mão debaixo da bica. Quando a corrente fria jorrou sobre minha mão, ela soletrou, na outra, a palavra água, primeiro devagar, depois rapidamente. ( ...) o mistério da linguagem me foi revelado. Soube então que água significa algo maravilhoso e frio, que escorria sobre minha mão (...) Hellen Keller No depoimento acima podemos perceber que o significado vai sendo aprendido nas diversas situações que fazem parte do cotidiano, e se desloca para:

  • A.

    novos contextos, porém de forma muito pouco clara.

  • B.

    velhos contextos, somente se houver exercícios constantes e repetitivos.

  • C.

    novos contextos ,conforme suas experiências vão aumentando.

  • D.

    toda experiência que envolva água.

  • E.

    velhos contextos, somente com a ajuda da memória e da fala da professora não há necessidade de contato táctil com as palavras.

O tipo de inteligência ligada à maneira como a pessoa se vê, como percebe suas limitações, suas potencialidades e fraquezas, é a inteligência:

  • A.

    impessoal;

  • B.

    interpessoal;

  • C.

    transpessoal;

  • D.

    pessoal;

  • E.

    intrapessoal.

Leia o texto abaixo e responda as questões 44 e 45. " Ela me trouxe o chapéu e eu sobe que iria sair para o sol quente. (...) Andamos (...) alguém estava tirando água, e a professora colocou minha mão debaixo da bica. Quando a corrente fria jorrou sobre minha mão, ela soletrou, na outra, a palavra água, primeiro devagar, depois rapidamente. ( ...) o mistério da linguagem me foi revelado. Soube então que água significa algo maravilhoso e frio, que escorria sobre minha mão (...) Hellen Keller

O trecho do depoimento de Hellen Keller mostra que a deficiência de visão pode trazer dificuldades:

  • A.

    de locomoção que não possibilita ser superada.

  • B.

    de audição, pois não é possível fazer a leitura dos lábios.

  • C.

    tácteis pois você não vê os objetos que sente.

  • D.

    de paladar, pois as pessoas colocam comida na sua boca e retiram sem conversar.

  • E.

    de linguagem, uma barreira que com o tempo pode ser removida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...