Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O planejamento é um ato filosófico, político-social, científico e técnico, que estabelece os fins de uma determinada ação. Esses podem ocupar um lugar tanto no nível macro como no nível micro da sociedade. Situando o planejamento da educação nesse contexto, pode-se afirmar que o ato de planejar:
caracteriza-se por definir a aplicação de técnicas efetivas para obtenção de resultados.
como todos os outros atos humanos, implica escolha e, por isso, está assentado numa ação axiológica.
caracteriza-se pela elaboração de tópicos, divisões, delimitação de recursos, fluxos e cronogramas.
caracteriza-se pela definições de meios eficientes para se obter resultados, como uma atividade neutra.
caracteriza-se por ser um ato simplesmente técnico.
Diante do quadro contextual de reestruturação produtiva, o pedagogo deve atuar observando o pressuposto que permite perceber que o avanço na democratização real da escola e da educação, principalmente quanto à profissionalização do cidadão, só é possível mediante o avanço inicial na democratização no plano das:
relações sociais de produção, relações políticas e relações culturais no seu conjunto.
relações econômicas, relações conjunturais e relações interpessoais.
relações produtivas, relações de poder e relações emocionais.
relações educativas, relações cognitivas e relações democráticas.
relações de políticas públicas, relações educacionais e relações multidiferenciais.
Com a reestruturação produtiva do setor secundário e terciário, a Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional – SEFOR/ MTB – redefine o conceito de trabalho e qualificação, para os desempregados e excluídos, propondo linhas de cursos profissionalizantes que possam desenvolver as seguintes habilidades:
habilidades gerais – conhecimentos das generalidades; habilidades dimensionais – quanto à dimensão social; habilidades gerenciais – gestão pública.
habilidades emocionais – quanto à inteligência emocional; habilidades profissionais – conhecimento das técnicas do trabalho.
habilidades direcionais – conhecimentos sobre a direção profissional; habilidades cognitivas – conhecimentos interiores; habilidades interpessoais – saber lidar com o público.
habilidades associativas – saber trabalhar em sociedade; habilidades profissionais – conhecimentos das técnicas; habilidades interrelacionais – conhecimentos das relações entre as pessoas.
habilidades básicas – leitura, cálculo, raciocínio, abstração; habilidades específicas – conhecimentos técnicos e competências; habilidades de gestão – autogestão e empreendimento.
A educação profissional no Brasil, na década de 60, foi pensada a partir da diferenciação e do desenvolvimento dos vários ramos profissionais, em decorrência do desenvolvimento crescente dos setores secundário e terciário, que acabaram por viabilizar o reconhecimento da legitimidade de outros saberes. Nesse sentido, a essência do princípio educativo tradicional é a existência de:
dois projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos de ensino.
um projeto pedagógico que atenda às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.
vários projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores analfabetos, semi-analfabetos, instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos.
muitos projetos pedagógicos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores desqualificados, instrumentais, multiqualificados e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.
três projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores da classe baixa, média e alta através de três sistemas distintos de ensino.
Em 1971, com a Lei de Diretrizes e Bases do governo militar, a equivalência entre os ramos secundário e propedêutico foi substituída pela obrigatoriedade da habilitação profissional para todos os que cursassem o que passou a ser:
ensino médio.
ensino de 2º grau.
curso profissionalizante.
ensino técnico.
habilitação profissionalizante.
A qualidade do ensino, frente aos novos desafios da educação brasileira, está atrelada ao processo econômico que a sociedade vem sofrendo nos últimos anos. Palavras de ordem, como flexibilidade, autonomia, empreendedorismo, terceirização e qualidade total estão sendo inseridas nas discussões educacionais, e fazem parte de qual processo econômico?
Reestruturação produtiva.
Reformulação curricular.
Reordenação globalizante.
Segunda revolução industrial.
Movimento gestacional.
As teorias sobre o fracasso escolar na Escola Pública discutem a ideologia da Meritocracia, que tem a seguinte definição:
é um sistema pelo qual os lugares sociais seriam ocupados com base no mérito pessoal.
é um sistema público educacional elaborado a partir do mérito do aluno.
é um sistema de educação profissional pautado nas técnicas de mérito educacional.
é um sistema político-educacional que eleva os indivíduos com base nas técnicas de mérito transversais.
é um sistema político-pedagógico de educação que auxilia os alunos no campo do mérito interpessoal.
No que se refere à educação profissional, é correto afirmar que:
será desenvolvida desarticulada do ensino regular, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.
os conhecimentos adquiridos nessa educação não poderão ser objeto de avaliação e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, essa educação conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.
o acesso à educação profissional é restrito a aluno ou egresso do ensino fundamental, médio ou superior.
Das alternativas abaixo relacionadas, qual é a que se caracteriza como regra comum na organização da educação básica nos níveis fundamental e médio?
O controle da freqüência fica a cargo do sistema de ensino, conforme disposto no plano de educação, exigida a freqüência de 75% do total de horas letivas.
A carga horária anual será de 700 horas, distribuídas por duzentos dias de trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais.
A escola não poderá organizar classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.
Compete ao sistema de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.
Nos estabelecimentos que adotam progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a seqüência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, que significa:
a compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem à produção moderna.
o domínio dos conhecimentos de filosofia e de sociologia necessários ao exercício da cidadania.
o conhecimento das formas contemporâneas de linguagens.
a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...