Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a autora, esta experiência exemplifica algo que merece ser melhor examinado, a saber:
relações raciais só podem ser trabalhadas diretamente com a pessoa envolvida.
toda pessoa já nasce geneticamente preta ou branca, não adianta mudar a cor.
definição do significado de ser negro, branco ou amarelo é de ordem pessoal.
quem define o significado de ser negro, branco ou amarelo é a sociedade.
diante de situações não compreendidas, o melhor é buscar ajuda de um psicólogo.
O projeto é a operacionalização dos cursos de ação a serem desenvolvidos durante o planejamento e envolve a realização das seguintes operações, na ordem correta:
objetivos, diagnóstico, metodologia de trabalho, processo, tempo e recursos.
diagnóstico, objetivos, metodologia de trabalho, processo, tempo e recursos.
apresentação, justificativa, corpo teórico, objetivos, metodologia, análise e conclusão.
procedimentos iniciais, diagnóstico, metodologia de trabalho, objetivos, análise e conclusão.
apresentação, justificativa, corpo teórico e conclusão e anexos.
Segundo Miguel Arroyo, a transgressão de formas de gestão tão centralizadas e normatizadas tem o sentido de um aprendizado: o aprendizado da
liberdade para poder ensinar a liberdade.
regra e da norma que constituem a organização escolar.
razão de se propor a ação educativa sem infringir as normas.
crítica às leis e normas para poder desenvolver a prática educativa.
inovação pedagógica que enriquece o projeto pedagógico na escola.
Dentre as alternativas abaixo relacionadas, assinale a que traz elementos que caracterizam o planejamento de ensino numa dimensão político-social.
Previsão das situações específicas do professor com a classe.
Previsão inteligente e articulada das etapas do trabalho escolar envolvendo as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro, econômico e inteligente.
Processo de tomada de decisões que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem, possibilitando melhor resultado e maior produtividade.
Processo que estabelece as técnicas e os recursos tecnológicos como meios, tendo em vista os fins e os valores que devem orientar a prática educativa.
Previsão de todas as atividades que o docente realiza para atingir os fins da educação.
Sobre a interdisciplinariedade como forma de organizar os conteúdos, Piaget destaca a importância da pesquisa interdisciplinar, que tem por finalidade:
tentar uma reorganização dos âmbitos do saber, através de intercâmbios, recombinações construtivas que conduzam ao avanço científico.
encaminhar uma justaposição de conteúdos construtivistas, através de disciplinas que se interpõem ao programa.
elaborar interfaces dos conteúdos programáticos, conduzindo a um conhecimento único e atemporal.
solucionar os problemas dos programas das disciplinas de ensino fundamental e ensino médio.
mesclar conteúdos de matemática, português, entre outros estabelecendo várias unidades de programáticas de conhecimento educacional e transversais.
No que se refere à concepção integrada de currículo, é correto afirmar que é um elemento:
inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.
transcendente e atemporal, que tem vínculo com a sociedade.
transmissor de visões sociais particulares e interessadas. Produz identidades individuais e sociais particulares.
desvinculado das formas específicas e contingentes de organização da sociedade.
desconectado com as relações de poder e pautado no projeto político-social.
Na perspectiva de planejamento educacional nos paradigmas atuais, podemos afirmar que o projeto pedagógico da escola não é:
uma filosofia de educação que se discute e se vive na escola.
um plano de ação, com calendários e cronograma de atividades, dentro dos moldes das exigências técnico-administrativas.
a aproximação entre o que se pensa sobre a educação, o ensino, os conteúdos de ensino e o aluno com a prática pedagógica que se realiza nas escolas.
a aproximação, cada vez maior, entre o que se pensa ser a tarefa da instituição/escola e o trabalho que se desenvolve na escola.
o confronto entre as intenções e os resultados escolares.
Planejamento educacional comprometido com a democratização das relações sociais na sociedade brasileira impõe a necessidade de definição de alguns pressupostos. Assinale a alternativa incompatível com essa dimensão:
o planejamento deve estabelecer um novo estilo de diagnóstico com novas formas de leitura e de articulação com a realidade, que possibilite a tomada de decisões políticas educacionais.
o planejamento deve ultrapassar o caráter autoritário, centralizador e tecnocrático, através de um processo com a participação dos diversos sistemas de ensino e a sociedade civil organizada.
o planejamento deve visar à transformação e deve se caracterizar pela integração, articulação e continuidade.
o planejamento deve considerar como características a competência, a racionalidade e a eficiência.
o planejamento, numa sociedade democrática, impõe a necessidade da participação dos diversos setores organizados da sociedade civil e exige uma nova racionalidade.
Não faz(em) parte dos mecanismos desenvolvidos para concretizar as políticas educacionais:
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/1996, a Emenda Constitucional nº 14 e a Reforma do Ensino Médio e Profissional.
o repasse de recursos para manutenção da escola - PMDE e a descentralização e extensão da merenda escolar.
o Plano Decenal de Educação para Todos e o Plano Nacional de Educação.
os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa de Avaliação, o Programa de Informática Educativa e o Programa Nacional do Livro Didático.
o Programa de concurso, contratação e equiparação salarial para a categoria profissional.
As atuais políticas públicas de educação têm como eixo norteador a qualidade do ensino. Das alternativas abaixo relacionadas, assinale a que é incompatível com esse enunciado.
Valorização do educador e da escola pública.
Descentralização, flexibilização e autonomia.
Priorização da educação básica.
Organização de um sistema de avaliação.
Priorização do ensino fundamental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...