Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à abordagem sócio-cultural, é incorreto afirmar que:
a ausência de uma reflexão sobre o homem implica a adoção de métodos educativos e diretrizes de trabalho que o conduzem à condição de objeto.
a educação problematizadora objetiva o desenvolvimento da consciência crítica e a liberdade como meios de superar as contradições da educação bancária.
a essência dessa abordagem é o diálogo, que é desenvolvido ao mesmo tempo em que são oportunizadas a cooperação, a união, a organização e solução em comum dos problemas.
a base da ação planificada do ser humano – inter-relação entre a consciência do objeto e o projeto empreendido para alcançá-lo, implica opções de valor, métodos e objetivos.
o ensino, nessa abordagem, deve levar ao desenvolvimento de operações, evitando a formação de hábitos, que constituem a fixação de uma forma de ação.
Em Pernambuco, encontramos uma paisagem com acentuados contrastes naturais e problemas naturais e socioambientais.
Sobre esse assunto, analise as alternativas e assinale a incorreta.
O clima da Zona da Mata é quente e úmido, enquanto o do Sertão é semi-árido.
O Agreste é uma área de transição apenas entre a Mata Norte, por apresentar um índice pluviométrico menor que a Mata Sul.
A caatinga hiperxerófila é constituída, predominantemente, de áreas mais secas do semi-árido pernambucano.
As formações vegetais de praias correspondem a um tipo de vegetação rasteira sobre solos arenosos.
Os manguezais localizam-se entre as áreas de contato da água salgada oceânica com a água doce dos rios.
Assinale a alternativa que não é compatível com os elementos característicos da teoria humanística.
O objetivo da educação é uma aprendizagem que abrange conceitos e experiências, tendo como pressuposto um processo de aprendizagem pessoal.
Os conteúdos vindos de fora têm importância secundária, privilegiando-se a interação entre as pessoas envolvidas.
O aluno deve ser compreendido como um ser que se auto desenvolve e cujo processo de aprendizagem deve-se facilitar.
A ênfase atribuída a relação pedagógica deve favorecer um clima que possibilite liberdade para aprender.
A escola é considerada e aceita como uma agência educacional que deverá adotar forma de controle, de acordo com os comportamentos que pretendem instalar e manter.
Trabalhando o conteúdo Hidrografia de Pernambuco, observemos o mapa abaixo.
Podemos identificar e analisar que
I. o rio São Francisco serve em grande parte do seu curso de linha divisória entre os Estados de Pernambuco e a Bahia. Separa a Bahia e Sergipe de Alagoas, até desembocar no Oceano Atlântico.
II. o rio São Francisco tem vários afluentes, como Brígida, Pajeú e Ipanema.
III. a foz do rio Goiana localiza-se na divisa de Pernambuco com a Paraíba.
IV. devido à localização geográfica, o rio Capibaribe é um rio totalmente perene.
Sobre as afirmativas, estão corretas
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas II e IV
apenas II, III e IV.
apenas I, II e IV
São procedimentos utilizados para manutenção e segurança dos equipamentos escolares, EXCETO:
os ambientes em que estejam instalados os computadores devem ser limpos e secos.
a instituição de ensino deve estar equipada com extintores de incêndio, especialmente nos laboratórios de Ciências.
a realização de experimentos de manipulação de substâncias perigosas em laboratórios requer a utilização de material de proteção.
os equipamentos de informática devem ser inspecionados verificando-se eventuais sinais de funcionamento anormal.
a instalação de equipamentos de informática, dispensa treinamento para a sua instalação, e qualquer funcionário pode fazê-lo.
Uma das estratégias da abordagem comportamentalista é o ensino baseado na competência. Dentre as características do ensino abaixo relacionadas, assinale a que é incompatível com esse enunciado.
Conhecimento público dos objetivos, critérios, forma e atividades.
Definição das especificações da avaliação, medida pela quantidade e exatidão dos resultados.
Especificação dos objetivos em termos comportamentais.
Especificação dos meios para se determinar se o desempenho está de acordo com os níveis indicados de critérios.
Fornecimento de uma ou mais formas de ensino pertinentes aos objetivos.
As relações espaciais topológicas elementares começam a ser estabelecidas pela criança desde o nascimento. "São as relações espaciais que se estabelecem no espaço mais próximo, usando referenciais elementares como: dentro, fora, ao lado, na frente, trás, perto, longe, etc. Não são consideradas distâncias, medidas e ângulos." (Almeida e Passini. Pág.31)
O professor de geografia das séries iniciais do Ensino Fundamental I deve considerar a percepção espacial desenvolvida nas crianças, exceto
as relações espaciais topológicas elementares não envolvem referenciais preciosos de localização, embora seja a base para o trabalho sobre o espaço geográfico e cartográfico.
as localizações são, portanto, contínuas, e o espaço forma um todo.
a criança percebe que os objetos vizinhos são percebidos no mesmo plano, próximos, contíguos
a percepção da criança de cada elemento e sua relação com os demais leva à relação de envolvimento, que pode ser percebida em uma, duas ou três dimensões
as relações topológicas espaciais se processam na criança na seguinte ordem: vizinhança, envolvimento, separação, ordem e continuidade.
Qual dos procedimentos abaixo é correto em relação à disciplina escolar?
Um trabalho escolar do aluno que não estiver de acordo com as exigências do professor é rasgado e jogado na lata de lixo, para ocupar o lugar que merece.
A classe de portadores de retardamento mental está situada em sala afastada do corpo do prédio; a merenda e o recreio são feitos separadamente dos outros alunos.
A servente leva à Diretoria os alunos que encontra fumando nos sanitários, tachando-os de maconheiros.
Um aluno foi baleado pelo guarda da escola quando tentou sair ou entrar, pulando o muro.
As reuniões dos pais e professores são utilizadas para comunicar as questões administrativas, pedagógicas e de comportamento dos alunos.
Durkheim (1858 %u2013 1917), um dos principais expoentes do pensamento pedagógico positivista, considerava que:
o homem é o que a educação faz dele através da disciplina, da didática, da formação moral e da cultura.
os sistemas educacionais objetivam mais acomodar a criança aos conhecimentos tradicionais do que formar inteligências inventivas e críticas.
o homem nasce bom e a sociedade o perverte.
o homem nasce egoísta e só a sociedade, através da educação, pode torná-lo solidário.
o homem é capaz de aprender e pode ser educado.
A mídia vem desafiando a escola a rever sua prática, especialmente no uso da linguagem, pois:
Exige que as salas de aula estejam equipadas com computador, TV, DVD e som, para veicular uma contra ideologia.
Indica que a escola tem que incorporar esta ideologia dos meios de comunicação para ficar atual.
Muda a função social da escola, já que com os recursos tecnológicos se pode dispensar os professores.
Utiliza recursos de som, imagens e hipertextos, produzindo uma nova forma de apropriação da realidade além da incorporação de conteúdos ideológicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...