Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de um ano e meio insiste em subir e descer alguns degraus existentes próximo ao local que você está com o grupo. Diante dessa situação, a conduta mais adequada do professor deve
tentar chamar sua atenção para outra coisa, pois aquele local é perigoso.
reivindicar com um superior para que alguma coisa seja feita, pois os degraus são inadequados naquele local.
explicar para a criança porque ela não pode ficar lá.
não intervir, pois ela está fazendo o que quer e tem competência para continuar brincando sem perigo.
criar uma forma de permitir que ela realize essa atividade, com segurança.
O termo Metacognição é utilizado por alguns estudiosos para designar o conhecimento consciente do educando sobre o próprio processo de raciocínio. Sternberg em artigo publicado na revista Edutional Researcher, 1996, escreveu que metacognição
.... se refere ao conhecimento sobre o próprio processo de raciocínio que, por ser consciente, guia e aprimora a eficiência do comportamento orientado para a solução de problemas.
Suponha a situação de um aluno que mostra ao professor a resolução de um problema pedindo que ele avalie se está ou não correta. O professor lê a resolução e percebe que ela está correta. Qual a resposta mais adequada do professor no sentido de estimular a metacognição do aluno?
Você acertou. Muito bem!
O que você acha? Que errou ou que acertou?
Apesar de estar certo, é bom você refazer.
Uma resolução nunca está certa totalmente. Vamos ver o que dá para aproveitar daquilo que você fez.
Explique-me como você resolveu o problema para que eu possa lhe ajudar a descobrir se está certo ou errado.
O exercício metodológico sistematizado do professor de educação infantil deve contemplar:
observar, refletir, avaliar e planejar.
explicitar sua hipótese e defendê-la.
estudar, aplicar e divulgar os resultados.
definir sujeitos, fazer uma experiência, coletar os dados e publicá-los.
desenvolver uma monografia baseada em suas memórias após um grande período de experiência prática.
O psicólogo Jean Piaget escreveu em 1948:
Analise as afirmações abaixo.
I. A matemática é tão difícil para muitas crianças porque ela lhes é imposta, sem consideração pela forma com que aprendem ou pensam.
II. As situações de contexto que o professor cria são cruciais para o desenvolvimento matemático da criança.
III. Numa situação de aprendizado autônomo o professor organiza os conteúdos de maneira linear e progressiva para que a criança possa guiar-se com mais facilidade.
Dentre estas afirmações, estão em concordância com o texto de Piaget APENAS
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
As dimensões política, científica e artística do fazer do professor, no trabalho junto às crianças, referem-se, respectivamente, a:
sindicalizar-se, fazer pós-graduação e desenvolverse nas artes plásticas, música ou literatura.
ensinar as crianças sobre a ordem social, o método científico e habilidades artísticas.
defender um partido, um paradigma e uma concepção estética.
posicionar-se diante de valores sociais, usar métodos de investigação e criar espaços para a criatividade.
produzir ética, conhecimentos e erudição.
De acordo com o texto acima, a avaliação atual do ensino mascara:
a existência de discriminação e preconceitos de origem étnica, social ou sexual.
as atitudes de desempenho, como provas e trabalhos em grupo.
os currículos pretendido, implementado e conseguido.
a discriminação sofrida por alunos com maiores dificuldades.
que diferentes grupos sociais, sexuais ou étnicos exigem diferentes conteúdos curriculares.
A tendência predominante na educação contemporânea caracteriza como função do professor
ensinar a sua matéria, sem intervir no desenvolvimento do currículo da escola.
elaborar seus projetos, integrados à proposta pedagógica da escola.
desenvolver a sua programação de acordo com o currículo elaborado pelo MEC.
especificar os conteúdos de sua matéria conforme o roteiro de avaliação que deverá aplicar no final do período.
permitir que as crianças elaborem o próprio currículo.
Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.
À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.
As estatísticas educacionais têm apontado que os alunos da primeira e da quinta séries abandonam a escola, tendo em vista que consideram essas sérias as mais difíceis do ensino fundamental.
O processo de aprendizagem, segundo Vygotsky, é marcado, principalmente, pela compreensão de que este acontece
a partir do reforço de determinados comportamentos importantes para a vida em sociedade.
no processo de exploração das características dos objetos pela criança.
na interação com outras pessoas.
pela maturação de capacidades cognitivas.
no desenvolvimento das potencialidades da criança determinadas pelo seu código genético.
Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.
À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.
Os estudos têm mostrado que o número maior de abandono escolar ocorre entre os alunos que passam por inúmeras reprovações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...