Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação a essa crítica, uma estratégia que favoreceria mudanças relevantes na atuação dos docentes seria

  • A.

    oferecer aos alunos o fácil acesso a um repertório qualificado de recursos: bibliografia, material audiovisual, publicações de divulgação científica e bons equipamentos.

  • B.

    garantir aos alunos boa formação científica com atividades práticas: aulas de laboratório, estudos de meio e pesquisa.

  • C.

    estimular o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e ter bons equipamentos escolares.

  • D.

    promover na instituição escolar encontros que favorecessem a análise crítica e teórica da prática docente e desenvolver uma ampla variedade de ações de capacitação em serviço.

  • E.

    insistir na necessidade de mudança na formação inicial do aluno, garantindo uma melhoria dos seus conhecimentos científicos e práticos.

"A prática escolar usualmente denominada de avaliação da aprendizagem pouco tem a ver com avaliação. Ela constitui-se muito mais de provas/exames do que de avaliação. Provas/exames têm por finalidade, no caso da aprendizagem escolar, verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classificar em termos de aprovação/reprovação. [...] Entendo que o ato de avaliar é, constitutivamente, amoroso, o ato amoroso é aquele que acolhe a situação, na sua verdade, assim, manifesta-se o ato amoroso consigo mesmo e com os outros. O ato amoroso da avaliação permeia atos, ações, alegria, dores, permite que cada coisa seja o que é, neste momento". (In: Lukesi, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso, 2001, p. 171/172). Neste sentido, para Lukesi, o ato amoroso da avaliação deve ser:

  • A.

    Contínuo e cumulativo.

  • B.

    Diagnóstico e cumulativo.

  • C.

    Diagnóstico, processual.

  • D.

    Acolhedor, integrativo, inclusivo.

Muito se fala em formação de sujeito, a escola como meio e processo de contribuição para formação de cidadania, porém vivemos numa sociedade em que muitas pessoas não são capazes de pensar na estruturação e seleção de conteúdos escolares que consigam atingir estes objetivos. Quando planejarmos um projeto curricular, devemos considerar:

  • A.

    Conhecimento inter-relacional de sujeitos, conhecimento erudito folclórico, conhecimento plural e conhecimento médico/psicológico.

  • B.

    Conhecimento popular/vulgar, conhecimento comunitário, conhecimento técnico-científico e conhecimento escolar.

  • C.

    Conhecimento multi-relacional, conhecimento meritocrático, conhecimento biodinâmico e conhecimento acadêmico transformador.

  • D.

    Conhecimento pessoal/cultural, conhecimento popular, conhecimento acadêmico dominante e transformador e conhecimento escolar.

Nas concepções contemporâneas de educação, muito se tem falado em novos comportamentos do professor perante a aprendizagem. Behrens (2000) define essa nova atitude docente como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este autor, são características da mediação pedagógica:

  • A.

    Somente I, II e V estão corretas.

  • B.

    Somente I, III e IV estão corretas.

  • C.

    Somente a assertiva I está correta.

  • D.

    Somente I, IV e V estão corretas.

Pensar na construção, elaboração de um Projeto Político Pedagógico para uma respectiva unidade escolar, é pensar que o mesmo será constituído através de relações democráticas, respeitando as diversidades de toda a comunidade escolar envolvida. Tendo a proposta educativa características diversas, quanto a concepção de homem, modelo de sociedade, tendência e concepção pedagógica, entre outras, é correto afirmar:

I. O projeto político está em permanente (re)construção.

II. O projeto político pedagógico é o eixo estruturante e integrador de toda a atividade pedagógica escolar.

III. O projeto político pedagógico não precisa ter pertinência histórica, nem contextualização social, pois é uma reivindicação educacional muito recente.

Estão corretas as assertivas:

  • A.

    Somente a assertiva I está correta.

  • B.

    Nenhuma das assertivas está correta.

  • C.

    Somente I e II estão corretas.

  • D.

    Somente I e III estão corretas.

Quando à manutenção e o financiamento da educação podemos afirmar como (F) falso ou (V) verdadeiro:

  • A. F, V, F e V.
  • B. F, F, V e V.
  • C. V, F, V e V.
  • D. V, F, V e F.

As instituições de educação profissional de nível tecnológico estão integradas em território brasileiro através do "Sistema Nacional de Educação Tecnológica", o qual tem sua coordenação centrada no:

  • A.

    Ministério da Educação e do Desporto - MEC.

  • B.

    Conselho Nacional de Educação - CNE.

  • C.

    Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC

  • D.

    Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET

  • E.

    Centro de Educação Tecnológica – CET.

O surgimento de novas tecnologias traz consigo alto poder de inclusão ou exclusão das pessoas no seu ambiente. Podemos afirmar que:

  • A.

    A exclusão acontece em virtude da incapacidade do sujeito de lidar com linguagens diferenciadas.

  • B.

    Já é uma realidade o acesso de todas as pessoas com deficiência aos recursos tecnológicos, ampliando sua rede de comunicação e conhecimento.

  • C.

    As novas tecnologias têm excluído as pessoas com deficiência, pois trabalham sempre com a idéia de homogeneização.

  • D.

    A descoberta de recursos tecnológicos que possibilitam a comunicação e o acesso de alunos com surdez, com cegueira ou com dificuldades motoras a uma série de conhecimentos impôs à sociedade o seguinte questionamento. Quem é o deficiente, o sujeito ou a sociedade?

Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.

Dentre os excertos da Lei 9394/96 abaixo apresentados, o único que não arrola qualquer aspecto especificamente relacionado aos sujeitos descritos nos textos 2 e 3 é:

  • A.

    "Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular"

  • B.

    "A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria"

  • C.

    "O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si"

  • D.

    "Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades"

A educação profissional de nível técnico está regulamentada com as seguintes características, exceto:

  • A.

    suas diretrizes curriculares estão associada às políticas de desenvolvimento econômico do país

  • B.

    considera o aluno, jovem ou adulto, como cidadão produtivo.

  • C.

    representa a dimensão primeira do ensino médio

  • D.

    é uma modalidade de educação complementar à educação básica

  • E.

    sustenta o itinerário formativo em matrizes curriculares pautadas nos princípios da flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...