Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação a essa crítica, uma estratégia que favoreceria mudanças relevantes na atuação dos docentes seria
oferecer aos alunos o fácil acesso a um repertório qualificado de recursos: bibliografia, material audiovisual, publicações de divulgação científica e bons equipamentos.
garantir aos alunos boa formação científica com atividades práticas: aulas de laboratório, estudos de meio e pesquisa.
estimular o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e ter bons equipamentos escolares.
promover na instituição escolar encontros que favorecessem a análise crítica e teórica da prática docente e desenvolver uma ampla variedade de ações de capacitação em serviço.
insistir na necessidade de mudança na formação inicial do aluno, garantindo uma melhoria dos seus conhecimentos científicos e práticos.
"A prática escolar usualmente denominada de avaliação da aprendizagem pouco tem a ver com avaliação. Ela constitui-se muito mais de provas/exames do que de avaliação. Provas/exames têm por finalidade, no caso da aprendizagem escolar, verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classificar em termos de aprovação/reprovação. [...] Entendo que o ato de avaliar é, constitutivamente, amoroso, o ato amoroso é aquele que acolhe a situação, na sua verdade, assim, manifesta-se o ato amoroso consigo mesmo e com os outros. O ato amoroso da avaliação permeia atos, ações, alegria, dores, permite que cada coisa seja o que é, neste momento". (In: Lukesi, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso, 2001, p. 171/172). Neste sentido, para Lukesi, o ato amoroso da avaliação deve ser:
Contínuo e cumulativo.
Diagnóstico e cumulativo.
Diagnóstico, processual.
Acolhedor, integrativo, inclusivo.
Muito se fala em formação de sujeito, a escola como meio e processo de contribuição para formação de cidadania, porém vivemos numa sociedade em que muitas pessoas não são capazes de pensar na estruturação e seleção de conteúdos escolares que consigam atingir estes objetivos. Quando planejarmos um projeto curricular, devemos considerar:
Conhecimento inter-relacional de sujeitos, conhecimento erudito folclórico, conhecimento plural e conhecimento médico/psicológico.
Conhecimento popular/vulgar, conhecimento comunitário, conhecimento técnico-científico e conhecimento escolar.
Conhecimento multi-relacional, conhecimento meritocrático, conhecimento biodinâmico e conhecimento acadêmico transformador.
Conhecimento pessoal/cultural, conhecimento popular, conhecimento acadêmico dominante e transformador e conhecimento escolar.
Nas concepções contemporâneas de educação, muito se tem falado em novos comportamentos do professor perante a aprendizagem. Behrens (2000) define essa nova atitude docente como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este autor, são características da mediação pedagógica:
Somente I, II e V estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente a assertiva I está correta.
Somente I, IV e V estão corretas.
Pensar na construção, elaboração de um Projeto Político Pedagógico para uma respectiva unidade escolar, é pensar que o mesmo será constituído através de relações democráticas, respeitando as diversidades de toda a comunidade escolar envolvida. Tendo a proposta educativa características diversas, quanto a concepção de homem, modelo de sociedade, tendência e concepção pedagógica, entre outras, é correto afirmar:
I. O projeto político está em permanente (re)construção.
II. O projeto político pedagógico é o eixo estruturante e integrador de toda a atividade pedagógica escolar.
III. O projeto político pedagógico não precisa ter pertinência histórica, nem contextualização social, pois é uma reivindicação educacional muito recente.
Estão corretas as assertivas:
Somente a assertiva I está correta.
Nenhuma das assertivas está correta.
Somente I e II estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
Quando à manutenção e o financiamento da educação podemos afirmar como (F) falso ou (V) verdadeiro:
As instituições de educação profissional de nível tecnológico estão integradas em território brasileiro através do "Sistema Nacional de Educação Tecnológica", o qual tem sua coordenação centrada no:
Ministério da Educação e do Desporto - MEC.
Conselho Nacional de Educação - CNE.
Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC
Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET
Centro de Educação Tecnológica – CET.
O surgimento de novas tecnologias traz consigo alto poder de inclusão ou exclusão das pessoas no seu ambiente. Podemos afirmar que:
A exclusão acontece em virtude da incapacidade do sujeito de lidar com linguagens diferenciadas.
Já é uma realidade o acesso de todas as pessoas com deficiência aos recursos tecnológicos, ampliando sua rede de comunicação e conhecimento.
As novas tecnologias têm excluído as pessoas com deficiência, pois trabalham sempre com a idéia de homogeneização.
A descoberta de recursos tecnológicos que possibilitam a comunicação e o acesso de alunos com surdez, com cegueira ou com dificuldades motoras a uma série de conhecimentos impôs à sociedade o seguinte questionamento. Quem é o deficiente, o sujeito ou a sociedade?
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Dentre os excertos da Lei 9394/96 abaixo apresentados, o único que não arrola qualquer aspecto especificamente relacionado aos sujeitos descritos nos textos 2 e 3 é:
"Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular"
"A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria"
"O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si"
"Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades"
A educação profissional de nível técnico está regulamentada com as seguintes características, exceto:
suas diretrizes curriculares estão associada às políticas de desenvolvimento econômico do país
considera o aluno, jovem ou adulto, como cidadão produtivo.
representa a dimensão primeira do ensino médio
é uma modalidade de educação complementar à educação básica
sustenta o itinerário formativo em matrizes curriculares pautadas nos princípios da flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...