Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de

  • A.

    satisfação de suas necessidades básicas (de alimentação, de sono e de higiene).

  • B.

    maturação das capacidades inatas, a partir dos reflexos.

  • C.

    estímulos e experiências proporcionados pelos adultos que a cercam, possibilitando o aprendizado de suas primeiras rotinas.

  • D.

    desenvolvimento das informações de seu código genético.

  • E.

    exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensório-motores.

É comum nas instituições de Educação Infantil observarmos as crianças, ao brincarem, utilizarem um objeto qualquer para representar outro (por exemplo, um toco de madeira transforma-se em um pente). Indique como este jogo é designado e uma de suas funções.

  • A.

    Jogo simbólico e construção de novas possibilidades de ação pela criança em seu meio.

  • B.

    Jogo de regras e conhecimento de regras e o trabalho com limites sociais.

  • C.

    Jogo de aquisição e aumento da criatividade infantil.

  • D.

    Jogo verbal e desenvolvimento da linguagem verbal na criança em idade pré-escolar.

  • E.

    Jogo de construção e possibilitar o desenvolvimento global da criança.

Em uma perspectiva construtivista, a alfabetização é entendida como:

  • A.

    o ensino formalizado das letras e normas gramaticais.

  • B.

    processo de aquisição dos sons por parte das crianças com vistas à aquisição da escrita.

  • C.

    um processo de formação de leitores e escritores capazes de produzir e reproduzir sentidos, por meio de sistemas gráficos, com vistas à comunicação.

  • D.

    capacidade de decifrar e compor um texto a partir do uso das letras, palavras e regras gramaticais, que se inicia ao final da pré-escola.

  • E.

    um processo gradual e cumulativo que se inicia com a leitura e escrita de letras, silabas, palavras, frases e, finalmente, textos.

Em seu grupo existe uma criança, por volta de 3 anos de idade, muito ativa, esperta e que requer constantemente a sua atenção. Um certo dia, quando você passava com o grupo próximo a um telefone, essa criança diz: "Quero telefonar para a minha mãe!". Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, você interpreta que nesse momento ela:

  • A.

    inventou uma nova maneira de chamar a sua atenção.

  • B.

    está carente, alguma coisa ruim aconteceu em casa.

  • C.

    está testando limites, já que é proibido as crianças falarem ao telefone.

  • D.

    está se apropriando de conhecimentos e formas sociais das pessoas se comunicarem quando estão distantes.

  • E.

    é uma criança que se distrai por qualquer coisa, não conseguindo manter a concentração no que é proposto.

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional aponta como finalidade da Educação Infantil:

  • A.

    o cuidado das crianças pequenas para atender a necessidade daqueles pais que trabalham fora de casa.

  • B.

    o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

  • C.

    a compensação de possíveis carências nutricionais, educacionais e, muitas vezes, afetivas das crianças de classes desfavorecidas.

  • D.

    a preparação para a entrada da criança na escola fundamental de forma que esteja pronta para alfabetizar-se aos sete anos de idade.

  • E.

    a provisão do cuidado e da educação que a família atualmente não tem podido efetivar.

Os autores de séculos passados que produziram bases para um sistema de ensino, as quais influenciam a pedagogia atual, são:

  • A.

    Sartre, Rousseau e Nietzsche.

  • B.

    Hobbes, Malinowski e Maquiavel.

  • C.

    Nabokov, Freud e Barthes.

  • D.

    Piaget, Marx e Gaarder.

  • E.

    Comênio, Froebel e Decroly.

As relações de poder entre adultos e crianças podem ser caracterizadas como:

  • A.

    desiguais.

  • B.

    recíprocas.

  • C.

    iguais.

  • D.

    justapostas.

  • E.

    racionais.

Quando no artigo 13 da LDB (Lei 9394/96) é definido que: "Os docentes incumbir-se-ão de: ... IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ..." o professor de educação infantil entende que deve:

  • A.

    programar a recuperação, durante as férias, dos alunos que não passaram de ano.

  • B.

    garantir, na rotina, momentos especiais para aqueles que não atingiram os objetivos almejados.

  • C.

    desenvolver um programa especial para atender os alunos de menor rendimento fora do horário escolar normal.

  • D.

    zelar pela aprendizagem e desenvolvimento das crianças, ajustando sua didática de acordo com os objetivos definidos.

  • E.

    avaliar comparativamente as crianças de seu grupo, promovendo as bem sucedidas e reprovando as demais.

Educar e cuidar são dois aspectos que devem estar integrados na educação infantil. A dimensão do cuidado está melhor contemplada na ação educativa quando se busca suprir as necessidades

  • A.

    alimentares, de descanso e higiene das crianças.

  • B.

    de segurança física das crianças e organização dos ambientes.

  • C.

    intelectuais e lúdicas das crianças.

  • D.

    de comunicação e emocionais das crianças.

  • E.

    físicas, psicológicas e sociais das crianças.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino.

Para garantir o cumprimento dos objetivos do ensino, elaborados de acordo com as exigências burocráticas e na perspectiva construtivista, não se pode perder o controle da disciplina em sala de aula, o que pressupõe uma relação professor-aluno baseada na autoridade do professor, reforçada pelo distanciamento estratégico exigido, impedidor de troca de influências.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...