Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de
satisfação de suas necessidades básicas (de alimentação, de sono e de higiene).
maturação das capacidades inatas, a partir dos reflexos.
estímulos e experiências proporcionados pelos adultos que a cercam, possibilitando o aprendizado de suas primeiras rotinas.
desenvolvimento das informações de seu código genético.
exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensório-motores.
É comum nas instituições de Educação Infantil observarmos as crianças, ao brincarem, utilizarem um objeto qualquer para representar outro (por exemplo, um toco de madeira transforma-se em um pente). Indique como este jogo é designado e uma de suas funções.
Jogo simbólico e construção de novas possibilidades de ação pela criança em seu meio.
Jogo de regras e conhecimento de regras e o trabalho com limites sociais.
Jogo de aquisição e aumento da criatividade infantil.
Jogo verbal e desenvolvimento da linguagem verbal na criança em idade pré-escolar.
Jogo de construção e possibilitar o desenvolvimento global da criança.
Em uma perspectiva construtivista, a alfabetização é entendida como:
o ensino formalizado das letras e normas gramaticais.
processo de aquisição dos sons por parte das crianças com vistas à aquisição da escrita.
um processo de formação de leitores e escritores capazes de produzir e reproduzir sentidos, por meio de sistemas gráficos, com vistas à comunicação.
capacidade de decifrar e compor um texto a partir do uso das letras, palavras e regras gramaticais, que se inicia ao final da pré-escola.
um processo gradual e cumulativo que se inicia com a leitura e escrita de letras, silabas, palavras, frases e, finalmente, textos.
Em seu grupo existe uma criança, por volta de 3 anos de idade, muito ativa, esperta e que requer constantemente a sua atenção. Um certo dia, quando você passava com o grupo próximo a um telefone, essa criança diz: "Quero telefonar para a minha mãe!". Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, você interpreta que nesse momento ela:
inventou uma nova maneira de chamar a sua atenção.
está carente, alguma coisa ruim aconteceu em casa.
está testando limites, já que é proibido as crianças falarem ao telefone.
está se apropriando de conhecimentos e formas sociais das pessoas se comunicarem quando estão distantes.
é uma criança que se distrai por qualquer coisa, não conseguindo manter a concentração no que é proposto.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional aponta como finalidade da Educação Infantil:
o cuidado das crianças pequenas para atender a necessidade daqueles pais que trabalham fora de casa.
o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
a compensação de possíveis carências nutricionais, educacionais e, muitas vezes, afetivas das crianças de classes desfavorecidas.
a preparação para a entrada da criança na escola fundamental de forma que esteja pronta para alfabetizar-se aos sete anos de idade.
a provisão do cuidado e da educação que a família atualmente não tem podido efetivar.
Os autores de séculos passados que produziram bases para um sistema de ensino, as quais influenciam a pedagogia atual, são:
Sartre, Rousseau e Nietzsche.
Hobbes, Malinowski e Maquiavel.
Nabokov, Freud e Barthes.
Piaget, Marx e Gaarder.
Comênio, Froebel e Decroly.
As relações de poder entre adultos e crianças podem ser caracterizadas como:
desiguais.
recíprocas.
iguais.
justapostas.
racionais.
Quando no artigo 13 da LDB (Lei 9394/96) é definido que: "Os docentes incumbir-se-ão de: ... IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ..." o professor de educação infantil entende que deve:
programar a recuperação, durante as férias, dos alunos que não passaram de ano.
garantir, na rotina, momentos especiais para aqueles que não atingiram os objetivos almejados.
desenvolver um programa especial para atender os alunos de menor rendimento fora do horário escolar normal.
zelar pela aprendizagem e desenvolvimento das crianças, ajustando sua didática de acordo com os objetivos definidos.
avaliar comparativamente as crianças de seu grupo, promovendo as bem sucedidas e reprovando as demais.
Educar e cuidar são dois aspectos que devem estar integrados na educação infantil. A dimensão do cuidado está melhor contemplada na ação educativa quando se busca suprir as necessidades
alimentares, de descanso e higiene das crianças.
de segurança física das crianças e organização dos ambientes.
intelectuais e lúdicas das crianças.
de comunicação e emocionais das crianças.
físicas, psicológicas e sociais das crianças.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino.
Para garantir o cumprimento dos objetivos do ensino, elaborados de acordo com as exigências burocráticas e na perspectiva construtivista, não se pode perder o controle da disciplina em sala de aula, o que pressupõe uma relação professor-aluno baseada na autoridade do professor, reforçada pelo distanciamento estratégico exigido, impedidor de troca de influências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...