Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Vera Maria Candau, a didática se situa numa perspectiva de
organização das áreas do conhecimento de acordo com os temas transversais propostos nos PCNs.
formação ao educador, para que este articule a proposta educacional da escola junto ao diretor e corpo técnico.
multidimensionalidade, que articula organicamente as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem.
organização dos conteúdos necessários à articulação das três dimensões existentes.
valorização da cultura da comunidade escolar como centro dos currículos escolares.
Um exemplo de aprendizagem por desenvolvimento psicológico é o seguinte método:
rodízio;
simpósio;
socioanálise;
jogos de empresa;
projetos.
Segundo Rose Neubauer, é na LDB, que se encontra a proposta de aprendizagem em progressão continuada, na forma de ciclos. Nesta Lei estão apontadas, também, as formas de concretizar esta proposta, onde estão previstas:
I. Ampliação da jornada escolar.
II. Recuperação paralela e contínua dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
III. Horas de trabalho remunerado do professor, para estudos, planejamento e avaliação.
IV. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
Estão corretas,
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
Uma das atuais funções da equipe de Treinamento e Desenvolvimento de uma Empresa é:
a promoção de um clima organizacional saudável;
a organização das olimpíadas empresariais
a participação em organismos sindicais;
o incentivo à competitividade na produção;
a manutenção de uma baixa relação custo-benefício.
A mãe de um aluno de 6ª série do Ensino Fundamental recebeu, ao final do ano letivo, a notícia de que seu filho seria reprovado em Matemática, porque apresentava sérias dificuldades, algumas oriundas de séries anteriores. A professora da disciplina sugeriu à mãe que providenciasse aulas particulares como último recurso.
A resposta da mãe, humilde e surpresa, foi a seguinte:
Só não entendo, professora, como ele pode apresentar tantas dificuldades e de série anteriores só agora! Meu filho está neste colégio desde a pré-escola.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96-LDB, esta situação não deveria ter acontecido se a verificação do rendimento escolar observasse os critérios abaixo.
I. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período, sobre os de eventuais provas finais.
II. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.
III. Avaliação bimestral, a partir dos resultados da escola obtidos através do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (SAEB).
IV. Elaboração de testes de múltiplas escolhas, a partir dos objetivos de habilidades e competências, definidos no projeto da escola para cada série.
Estão corretos APENAS
III e IV.
II e IV.
II e III.
I e III.
I e II.
- Um fator muito importante no processo de mudança é:
a habituação;
a mudança constante de foco;
o apoio da cúpula;
a cultura estagnada;
a lenta evolução tecnológica.
Considere as afirmações abaixo.
I. É fundamental que a escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo, busque ultrapassar seus limites, propiciando às crianças e aos jovens pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber...
II. Para estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que a escola trate de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia.
III. As problemáticas sociais em relação à ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual e trabalho são integradas na proposta educacional como Temas Transversais.
IV. Os temas transversais deverão se constituir em novas áreas do conhecimento, exigindo a criação de novas disciplinas curriculares, por parte da escola.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, estão corretas APENAS:
I e II.
I e III.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
Constitui uma das técnicas de aprendizagem prática:
debate cruzado;
estudo de caso;
socioanálise;
instrução programada;
rodízio.
Angel Pérez Gomez, cita Kemmis acerca da natureza do processo de reflexão. Assinale a alternativa incorreta com relação a essa nova concepção da prática profissional:
A reflexão não pressupões e prefigura relações sociais. A reflexão é uma forma individual de trabalho mental, quer seja mecânica ou especulativa.
A reflexão não é nem independente dos valores, nem neutral, antes expressa e servem interesses humanos, políticos culturais e sociais particulares.
A reflexão não é indiferente nem passiva perante a ordem social, nem propaga meramente valores sociais consensuais, antes reproduz ou transforma ativamente as práticas ideológicas que estão na base da ordem social.
A reflexão não é determinada psicologicamente, nem é pensamento puro, antes expressa uma orientação para a ação e refere-se às relações entre o pensamento e ação nas situações históricas em que nos encontramos.
A Resolução CEB nº 2/98 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, afirma que as escolas utilizarão a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando, de maneira específica, a introdução de
projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
estudos transversais, como ética e cidadania.
programa de educação sexual e de saúde para os adolescentes.
propostas de formação profissional para adolescentes maiores de 14 anos.
uma língua estrangeira de acordo com o interesse dos docentes da escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...