Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir. O processo educativo se desenvolve através de momentos estanques, sem elos de continuidade, desconectados em termos de progressão na construção do conhecimento. Não se trata de considerar a avaliação como uma fórmula mágica, ou seja, de se imaginar a possibilidade de uma avaliação mediadora, por si só, impulsionadora de saltos mecânicos de um nível de conhecimento a outro.
Segundo Jussara Hoffmann, é preciso partir da
realização de provas objetivas e dissertativas como forma de avaliar com precisão e adequadamente os alunos.
negação da prática atual quanto ao seu caráter de terminalidade e da simples constatação de erros e acertos.
consciência do aluno sobre a importância de estudar e de sua compreensão sobre o significado da avaliação.
realidade cognitiva dos alunos para poder construir provas adequadas à capacidade deles.
compreensão dos diferentes significados existentes sobre avaliação educacional e optar por um deles.
Considere os quatro objetivos abaixo:
eliminar a centralização autoritária;
diminuir a divisão do trabalho que distancia segmentos sociais;
eliminar o binômio dirigentes e dirigidos;
garantir a participação consciente de todos na tomada das decisões que afetam a eles e ao projeto comum.
Esse conjunto articulado de objetivos caracteriza:
um programa partidário de esquerda
uma gestão democrática e participativa
uma gestão por objetivos
uma proposta utópica de gestão
uma agenda neoliberal
Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:
É correto afirmar que:
O trabalho diversificado, onde são oferecidas diferentes atividades para diferentes alunos corresponde aos princípios inclusivos.
As adaptações curriculares e a facilitação das atividades correspondem aos princípios inclusivos.
A ênfase nos conteúdos programáticos da série e a adoção do livro didático como ferramenta exclusiva, corresponde à visão de escola dentro dos princípios inclusivos.
O ensino individualizado/diferenciado para os alunos que apresentam déficits intelectuais e problemas de aprendizagem é uma solução que não corresponde aos princípios inclusivos.
No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.
Segundo Telma Weisz, é preciso
ensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma referência metodológica.
procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno.
planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento.
organizar a prática educativa de modo que o educando possa administrar a sua própria aprendizagem.
considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem.
De acordo com Ivani Fazenda "O pensar e o agir interdisciplinar se apóiam no princípio de que nenhuma fonte do conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação". Portanto, podemos, basicamente, entender o sentido de interdisciplinaridade como:
Trabalho cooperativo e em equipe com justaposição de conteúdos
Visão comum do trabalho pelos participantes de uma equipe com integração de funções
Adoção de um único método de trabalho por várias disciplinas
Princípio que estabelece o sentido de unidade na diversidade, mediante uma visão de conjunto, que permita ao homem fazer sentido dos conhecimentos e informações dissociados e até mesmo antagônicos que vêm recebendo, de tal modo que possa reencontrar a identidade do saber na multiplicidade de conhecimentos.
As alternativas A e B estão corretas
Os limites de idade na escolaridade obrigatória variam entre os países e segundo as circunstâncias históricas que afetaram cada um deles. No Brasil, a faixa etária de escolaridade está compreendida entre 07 e 14 anos. Quanto ao ensino obrigatório é correto afirmar:
As condições sociais, como trabalho dos pais e centros de interesses dos meninos/as e jovens na sociedade contemporânea, tendem a acabar com a obrigatoriedade da educação.
A escolarização obrigatória não é uma necessidade em sociedades avançadas, pois a educação nessas sociedades pode ser desenvolvida através de trabalhos no meio familiar, igrejas e instituições sociais: conselhos comunitários, clubes sociais, entre outros.
A obrigatoriedade representa um projeto de socialização do cidadão, a oportunidade e a intenção de sentar as bases de uma cultura comum para todo um grupo social. A educação, com seu efeito socializador, homogeneíza crenças, aspirações, valores e comportamentos básicos para manter uma ordem numa sociedade complexa.
A educação nas sociedades em desenvolvimento, como no Brasil, apesar de obrigatória em determinada faixa etária, tem o caráter de garantir privilégios, onde os sujeitos de classes de melhor poder aquisitivo optam por matricular seus filhos em escolas privadas e de melhor qualidade.
O lema "segregar para integrar" que defende a necessidade de os alunos com deficiência prepararem-se em instituições especiais, considerando sua deficiência, para o ingresso posterior em escolas regulares, fundamenta-se nos princípios de uma escola:
Segregadora e normalizadora.
Inclusiva e democrática.
Que valoriza a diversidade e o aprender com as diferenças.
Que respeita a individualidade do sujeito.
Os fatores orgânicos são os responsáveis pela seqüência fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento, todavia não garantem uma homogeneidade no seu tempo de duração. Podem ter seus efeitos amplamente transformados pelas circunstâncias sociais nas quais se insere cada existência individual e mesmo por deliberação voluntárias do sujeito.
Segundo Wallon, a duração de cada estágio e as idades a que correspondem, são referências relativas e variáveis, em dependência de características
biológicas e de manifestações de afetividade.
genéticas e do desenvolvimento cognitivo.
individuais e das condições de existência.
maturacionais e de fatores emocionais.
intelectuais e manifestações culturais.
Considere os seguintes itens:
I. "... é mais estável e menos sujeito a mudanças ..."
II. "... é mais dinâmico e mais flexível ..."
Os itens I e II identificam, respectivamente, o
plano de curso e o plano diretor
plano diretor e o plano de aula
plano escolar e o projeto pedagógico.
projeto pedagógico e o regimento
regimento e o plano escolar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...