Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que não faz parte dos itens mencionados por Madalena Freire como ingredientes fundamentais no processo de formação:

  • A.

    Resgate da hipótese do pensamento do educando (educador).

  • B.

    Planejamento da informação teórica.

  • C.

    Acompanhamento da reflexão sobre a prática do processo de formação.

  • D.

    Ação persecutória e monitoramento constante do educando com o objetivo de uma eficaz avaliação continuada.

A dicotomia entre o cuidar/educar, tão amplamente discutido no âmbito da educação infantil, supõe a definição de propostas pedagógicas adequadas que apontem para a superação desse impasse. Das alternativas selecionadas, assinale aquela que aponta para tal superação.

  • A.

    O cuidado e a educação estão inerentes a qualquer proposta pedagógica; estar consciente deste fato, supõe o respeito às aquisições individuais das crianças sem a intervenção de terceiros.

  • B.

    Toda prática pedagógica necessita criar condições para satisfazer as necessidades físicas das crianças. Assisti-las em seu processo de construção é fundamental, dado o seu grau de dependência para a realização de tarefas.

  • C.

    A prática pedagógica com crianças de zero a seis anos necessita da organização de atividades integradas, em que a assistência e a educação não estejam hierarquizadas, contribuindo, dessa forma, para a formação da criança.

  • D.

    Cuidar e educar, implica assistir as carências das criança, suas necessidades físicas, buscando para isso integralizar atividades que influenciem na construção do seu desenvolvimento físico.

A presença da linguagem musical na educação infantil tem a finalidade de

  • A.

    dar suporte à formação de hábitos, atitudes e comportamentos.

  • B.

    transmitir tradições do contexto em que as crianças estão inseridas, por meio de sua presença nas festas e comemorações.

  • C.

    auxiliar na memorização de conteúdos matemáticos e lingüísticos.

  • D.

    promover o desenvolvimento rítmico e psicomotor, necessários à alfabetização e ao desenvolvimento da imagem corporal.

  • E.

    desenvolver a percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons e a criatividade.

Alguns autores consideram que as mudanças numa empresa ocorrem em quatro níveis qualitativos. São eles:

  • A.

    identitário, relacional, processual e de recursos;

  • B.

    psicológico, coletivo, processual e material;

  • C.

    corporativo, relacional, subjetivo e de recursos;

  • D.

    identitário, patronal, processual e financeiro;

  • E.

    psicológico, relacional, espiritual e de recursos.

Segundo Madalena Freire, os fatores que movem o processo de aprendizagem são:

  • A.

    A emissão e a recepção de conhecimento.

  • B.

    A ação, a interação e a troca entre educador e educando.

  • C.

    A contemplação do educando, a ação do educador e o ambiente de paz.

  • D. A reflexão do educando, a orientação do educador.

Compreender a infância como construção histórica, isto é, compreender as crianças como sujeitos históricos implica:

  • A.

    tomar como ponto de partida o universo em que a criança está inserida, seu processo particular e natural de se relacionar com o mundo, buscando, para isso, o desenvolvimento de práticas adequadas ao seu nível biológico e psicológico.

  • B.

    respeitar os contextos infantis, valorizar a natureza biológica e psicológica de cada criança, a especificidade de seu mundo mágico e suas diferentes formas de adaptação ao meio-ambiente.

  • C.

    considerar a classe social em que a criança está inserida, seu processo de socialização no interior da família e da comunidade, procurando conhecer às interações sociais as quais esta sujeita nesses diferentes contextos.

  • D.

    buscar conhecer o contexto social da criança, considerando sua natureza infantil, seus fatores biológicos e psicológicos como determinantes para a organização da prática pedagógica.

Do ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como

  • A.

    uma oportunidade das crianças com necessidades especiais aprenderem com as crianças normais, que são mais habilitadas e podem oferecer modelos de ações mais adequadas àquelas.

  • B.

    a maneira mais eficaz de ensinar as crianças normais a respeitarem os direitos e ajudarem as crianças com necessidades especiais a realizarem as mesmas atividades que aquelas realizam.

  • C.

    um grande desafio para todas as crianças e uma experiência que tem resultado no desenvolvimento da solidariedade entre elas e no respeito às diferenças.

  • D.

    interessante, desde que as crianças com necessidades especiais apresentem um nível de desenvolvimento equivalente ao das crianças normais, independente de sua idade, para acompanhar as atividades que são propostas.

  • E.

    indesejável, pois o professor precisa optar por dar mais atenção às crianças com necessidades especiais ou às crianças normais, sendo que sempre faltará atenção a alguma delas.

Na LDB não consta o termo "dependência", como possibilidade do aluno avançar na série realizando curso de dependência em disciplina em que não obteve êxito. A explicação para isso é:

  • A.

    A dependência não é permitida na Educação básica.

  • B.

    A dependência é permitida, mas o nome é depreciativo e não auxilia no processo de formação da auto-estima do educando. Faz-se necessário que cada unidade escolar encontre maneiras de utilizar a dependência, quando necessária, que não fira o amor-próprio do aluno.

  • C.

    A dependência é permitida. O fato de não se colocar esse termo denota que não se privilegia mais o ensino por séries, sendo dependência um recurso característico deste tipo de organização.

  • D.

    A dependência é antipedagógica e é permitida apenas para as redes municipais em circunstâncias muito especiais.

Enumere a coluna B de acordo com a tendência pedagógica descrita na coluna A:

Coluna A

1. Abordagem tradicional. 
2. Abordagem comportamentalista.
 3. Abordagem humanista. 
4. Abordagem cognitivista 
5. Abordagem sócio-cultural.

Coluna B

( ) O conhecimento é considerado como uma construção humana. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada pela formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no individuo. 
( ) Toda ação educativa para ser valida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem como de uma análise do meio de vida desse homem concreto. 
( ) A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista: o conhecimento é o resultado direto da experiência.
 ( ) Todo aluno tem potencialidade para aprender a tendência e realizar essa potencialidade, todo aluno possui capacidade organísmica de valoração e a criatividade é função da autoavaliação.
 ( ) A realidade é algo que será transmitido ao individuo, principalmente pelo processo de educação formal, além das outras instâncias, como família e Igreja.

A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:

  • A.

    5, 3, 4, 1, 2.

  • B.

    4, 5, 2, 3, 1.

  • C.

    1, 2, 5, 4, 3.

  • D.

    4, 2, 3, 1, 5.

A atividade lúdica está presente e exerce importante papel no desenvolvimento humano. No planejamento pedagógico para a educação infantil esta atividade deve

  • A.

    ocupar um espaço físico e temporal determinado e ser usada como estratégia didática para consolidação de conteúdos trabalhados em atividades dirigidas.

  • B.

    ser priorizada na organização do espaço físico e temporal e favorecida nos momentos e situações de interação das crianças.

  • C.

    desempenhar o papel de atividade livre, em momentos pré-determinados, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.

  • D.

    ser priorizada na maior parte do tempo, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.

  • E.

    ocupar um espaço físico e temporal determinado e neste cumprir o papel de atividade direcionada para a descarga de energia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...