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Assinale a alternativa que não faz parte dos itens mencionados por Madalena Freire como ingredientes fundamentais no processo de formação:
Resgate da hipótese do pensamento do educando (educador).
Planejamento da informação teórica.
Acompanhamento da reflexão sobre a prática do processo de formação.
Ação persecutória e monitoramento constante do educando com o objetivo de uma eficaz avaliação continuada.
A dicotomia entre o cuidar/educar, tão amplamente discutido no âmbito da educação infantil, supõe a definição de propostas pedagógicas adequadas que apontem para a superação desse impasse. Das alternativas selecionadas, assinale aquela que aponta para tal superação.
O cuidado e a educação estão inerentes a qualquer proposta pedagógica; estar consciente deste fato, supõe o respeito às aquisições individuais das crianças sem a intervenção de terceiros.
Toda prática pedagógica necessita criar condições para satisfazer as necessidades físicas das crianças. Assisti-las em seu processo de construção é fundamental, dado o seu grau de dependência para a realização de tarefas.
A prática pedagógica com crianças de zero a seis anos necessita da organização de atividades integradas, em que a assistência e a educação não estejam hierarquizadas, contribuindo, dessa forma, para a formação da criança.
Cuidar e educar, implica assistir as carências das criança, suas necessidades físicas, buscando para isso integralizar atividades que influenciem na construção do seu desenvolvimento físico.
A presença da linguagem musical na educação infantil tem a finalidade de
dar suporte à formação de hábitos, atitudes e comportamentos.
transmitir tradições do contexto em que as crianças estão inseridas, por meio de sua presença nas festas e comemorações.
auxiliar na memorização de conteúdos matemáticos e lingüísticos.
promover o desenvolvimento rítmico e psicomotor, necessários à alfabetização e ao desenvolvimento da imagem corporal.
desenvolver a percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons e a criatividade.
Alguns autores consideram que as mudanças numa empresa ocorrem em quatro níveis qualitativos. São eles:
identitário, relacional, processual e de recursos;
psicológico, coletivo, processual e material;
corporativo, relacional, subjetivo e de recursos;
identitário, patronal, processual e financeiro;
psicológico, relacional, espiritual e de recursos.
Segundo Madalena Freire, os fatores que movem o processo de aprendizagem são:
A emissão e a recepção de conhecimento.
A ação, a interação e a troca entre educador e educando.
A contemplação do educando, a ação do educador e o ambiente de paz.
Compreender a infância como construção histórica, isto é, compreender as crianças como sujeitos históricos implica:
tomar como ponto de partida o universo em que a criança está inserida, seu processo particular e natural de se relacionar com o mundo, buscando, para isso, o desenvolvimento de práticas adequadas ao seu nível biológico e psicológico.
respeitar os contextos infantis, valorizar a natureza biológica e psicológica de cada criança, a especificidade de seu mundo mágico e suas diferentes formas de adaptação ao meio-ambiente.
considerar a classe social em que a criança está inserida, seu processo de socialização no interior da família e da comunidade, procurando conhecer às interações sociais as quais esta sujeita nesses diferentes contextos.
buscar conhecer o contexto social da criança, considerando sua natureza infantil, seus fatores biológicos e psicológicos como determinantes para a organização da prática pedagógica.
Do ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como
uma oportunidade das crianças com necessidades especiais aprenderem com as crianças normais, que são mais habilitadas e podem oferecer modelos de ações mais adequadas àquelas.
a maneira mais eficaz de ensinar as crianças normais a respeitarem os direitos e ajudarem as crianças com necessidades especiais a realizarem as mesmas atividades que aquelas realizam.
um grande desafio para todas as crianças e uma experiência que tem resultado no desenvolvimento da solidariedade entre elas e no respeito às diferenças.
interessante, desde que as crianças com necessidades especiais apresentem um nível de desenvolvimento equivalente ao das crianças normais, independente de sua idade, para acompanhar as atividades que são propostas.
indesejável, pois o professor precisa optar por dar mais atenção às crianças com necessidades especiais ou às crianças normais, sendo que sempre faltará atenção a alguma delas.
Na LDB não consta o termo "dependência", como possibilidade do aluno avançar na série realizando curso de dependência em disciplina em que não obteve êxito. A explicação para isso é:
A dependência não é permitida na Educação básica.
A dependência é permitida, mas o nome é depreciativo e não auxilia no processo de formação da auto-estima do educando. Faz-se necessário que cada unidade escolar encontre maneiras de utilizar a dependência, quando necessária, que não fira o amor-próprio do aluno.
A dependência é permitida. O fato de não se colocar esse termo denota que não se privilegia mais o ensino por séries, sendo dependência um recurso característico deste tipo de organização.
A dependência é antipedagógica e é permitida apenas para as redes municipais em circunstâncias muito especiais.
Enumere a coluna B de acordo com a tendência pedagógica descrita na coluna A:
Coluna A
1. Abordagem tradicional.
2. Abordagem comportamentalista.
3. Abordagem humanista.
4. Abordagem cognitivista
5. Abordagem sócio-cultural.
Coluna B
( ) O conhecimento é considerado como uma construção humana. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada pela formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no individuo.
( ) Toda ação educativa para ser valida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem como de uma análise do meio de vida desse homem concreto.
( ) A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista: o conhecimento é o resultado direto da experiência.
( ) Todo aluno tem potencialidade para aprender a tendência e realizar essa potencialidade, todo aluno possui capacidade organísmica de valoração e a criatividade é função da autoavaliação.
( ) A realidade é algo que será transmitido ao individuo, principalmente pelo processo de educação formal, além das outras instâncias, como família e Igreja.
A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:
5, 3, 4, 1, 2.
4, 5, 2, 3, 1.
1, 2, 5, 4, 3.
4, 2, 3, 1, 5.
A atividade lúdica está presente e exerce importante papel no desenvolvimento humano. No planejamento pedagógico para a educação infantil esta atividade deve
ocupar um espaço físico e temporal determinado e ser usada como estratégia didática para consolidação de conteúdos trabalhados em atividades dirigidas.
ser priorizada na organização do espaço físico e temporal e favorecida nos momentos e situações de interação das crianças.
desempenhar o papel de atividade livre, em momentos pré-determinados, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.
ser priorizada na maior parte do tempo, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.
ocupar um espaço físico e temporal determinado e neste cumprir o papel de atividade direcionada para a descarga de energia.
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