Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta com relação à organização da educação básica:

  • A.

    A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, mas não em períodos semestrais.

  • B.

    A educação básica poderá organizar-se em ciclos somente com base na idade.

  • C.

    A educação básica poderá organizar-se em grupos não seriados, somente com base na competência.

  • D.

    A educação básica poderá organizar-se de diversas maneiras, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

Entender as instituições educacionais hoje pressupõe compreendê-las e colocar em relação com novos paradigmas acerca das funções do conhecimento, da relação escola - sociedade e das interações produzidas nestes contextos. Diante da afirmação acima, escreva "C" para as alternativas corretas e "E"para as alternativas erradas.

( ) Edgar Morin na busca do "ser"e do "saber", aponta para um caminho em que as novas descobertas e certezas se elaboram, compreendendo o ser humano ao mesmo tempo sujeito e objeto de sua construção e mundo.

( ) A produção da profissão docente/professor reflexivopesquisador associados com desenvolvimento de habilidades e competências buscam apresentar um perfil docente que de conta das novas dimensões do conhecimento, das relações interpessoais, entre outras, investigando novas análises.

( ) A educação instrumento centrado em si mesma tem como atribuição a única e exclusivamente, assegurar aos indivíduos a transmissão de conteúdos científicos, sistematizados e produzidos ao longo da história da humanidade.

( ) A reflexão do trabalho docente guarda estreita vinculação com o pensamento e a ação nas situações reais e históricas em que os professores se encontram. Não é uma atividade individual, pois pressupõe relações sociais que servem aos interesses humanos.

( ) O professor como sujeito que não reproduz apenas o conhecimento pode fazer do seu próprio trabalho em sala de aula, um espaço de práxis docente e de transformação humana.

A seqüência é:

  • A.

    E, C, E, C, E.

  • B.

    C, C, C, E, C.

  • C.

    E, E, C, E, C.

  • D.

    C, C, E, C, C.

Numa escola de educação infantil que respeite o direito da criança à infância e valorize a cultura infantil, a maneira mais adequada do professor tratar os desenhos é:

  • A.

    identificar as fases/etapas dessas produções de forma a que estas apoiem o planejamento de novas estratégias de aprimoramento dos mesmos.

  • B.

    organizá-los de forma a documentar a evolução das produções de cada criança para ensinar às famílias como valorizá-los.

  • C.

    por meio deles, identificar o período de desenvolvimento em que a criança se encontra, verificando sua correspondência em relação à faixa etária.

  • D.

    buscando valorizar a capacidade expressiva da criança, mais do que procurar compará-la a modelos prédefinidos.

  • E.

    verificar quais das crianças possui o dom para essa forma de expressão artística e promover-lhes maiores estímulos para o desenvolvimento desse dom.

Assinale a alternativa que não constitui medida sócio-educativa aplicável ao menor:

  • A.

    Prestação de serviços à comunidade, atribuídos conforme as aptidões do adolescente.

  • B.

    Incomunicabilidade, a fim de garantir a preservação do adolescente perante a sociedade.

  • C.

    Medida privativa da liberdade.

  • D.

    Liberdade assistida, fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada.

Desenvolver a educação em âmbito municipal, nos remete necessariamente a uma análise da organização dos conteúdos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que os agrupa, em três grandes categorias. Quais sejam:

  • A.

    Conteúdos conceituais, que envolvem conceitos simbólicos, conteúdos reais, que envolvem os conceitos científicos e conteúdos éticos, que envolvem os comportamentos.

  • B.

    Conteúdos científicos, conteúdos não científicos e conteúdos comportamentais.

  • C.

    Conteúdos humanos que envolvem conceitos de História, Geografia, Filosofia, etc., conteúdos científicos, que envolvem conteúdos das Ciências Naturais, da Química, da Física, Matemática, etc. e conteúdos comportamentais que envolvem conceitos de como ser um bom aluno, bom cidadão, etc.

  • D.

    Conteúdos conceituais envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.

A expressão "cultura infantil" tem sido muito usada entre os profissionais da educação infantil. A utilização correta dessa expressão é feita quando o discurso se refere

  • A.

    a toda e qualquer manifestação lingüística, lógica ou afetiva, da criança.

  • B.

    aos conhecimentos já apropriados pela criança dentre aqueles sistematizados pela sociedade em que vive.

  • C.

    a metáfora que se faz entre o trabalho na educação infantil e aquele relacionado a culturas de plantas.

  • D.

    aos temas e brincadeiras que as crianças criam entre si, sem a intervenção do adulto.

  • E.

    ao corpo de conhecimentos e valores que a criança constrói em interação com seu meio.

Das alternativas abaixo, qual aquela que não consta nos PCNs como Tema Transversal?

  • A.

    Relações Multirraciais.

  • B.

    Pluralidade Cultural.

  • C.

    Orientação Sexual.

  • D.

    Trabalho e Consumo.

Nos fundamentos que postulam conceitos sobre a formação de professores, estão presentes as concepções: acadêmica, tecnológica e prática. Muito se tem discutido que a prática docente tem que estar alicerçada na concepção do professor reflexivo: Pensando nesta reflexivilidade, enumere correspondentemente as características do professor, quanto:

1 - Reflexividade crítica

2 - Reflexividade neoliberal (linear, dicotômica, pragmática)

( ) Fazer pensar, a relação teoria e prática. 
( ) Preocupação com a preensão das contradições.
( ) Agente de uma realidade pronta e acabada.
( ) Reflexividade de cunho sócio-crítico e emancipatório.
( ) Reflexividade cognitiva e mimética.
( ) Atuação dentro da realidade instrumental.

A seqüência é:

  • A.

    1, 2, 1, 2, 1, 1.

  • B.

    1, 1, 1, 2, 2, 2.

  • C.

    1, 1, 2, 1, 2, 2.

  • D.

    2, 1, 2, 2, 1, 1.

Nos modelos mais valorizados de educação infantil, tais como os encontrados na Itália e na Suécia, busca-se encarar a criança como

  • A.

    um ator, ativo e criativo, cidadão com potenciais, direitos e responsabilidades.

  • B.

    vulnerável, mas com potencial para, no futuro, fazer uma sociedade melhor.

  • C.

    passiva, incompleta e maleável.

  • D.

    um ser que necessita basicamente de afeto materno para se desenvolver.

  • E.

    um ser que necessita de um técnico qualificado que a direcionará para a vida adulta.

Com relação à perspectiva da autonomia no ensino de valores, é incorreto afirmar:

  • A.

    Não existe a autonomia pura. Só é possível realizá-la como processo coletivo e que implica relações de poder não autoritárias.

  • B.

    O comportamento pessoal se articula com inúmeros outros fatores sociais seja na manutenção, seja na transformação desses valores e das relações que os sustentam.

  • C.

    O estímulo à autonomia prescinde da autoridade do educador. Faz-se necessário entender que não é na autoridade dos educadores que se apóia a garantia de deveres e direitos no contexto escolar.

  • D.

    Significa valorizar positivamente a capacidade de questionar e propor mudanças, buscando construir situações didáticas que potencializem tal capacidade e possibilitem o aprendizado de modo a utilizá-lo de forma conseqüente, responsável e eficaz.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...