Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta com relação à organização da educação básica:
A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, mas não em períodos semestrais.
A educação básica poderá organizar-se em ciclos somente com base na idade.
A educação básica poderá organizar-se em grupos não seriados, somente com base na competência.
A educação básica poderá organizar-se de diversas maneiras, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
Entender as instituições educacionais hoje pressupõe compreendê-las e colocar em relação com novos paradigmas acerca das funções do conhecimento, da relação escola - sociedade e das interações produzidas nestes contextos. Diante da afirmação acima, escreva "C" para as alternativas corretas e "E"para as alternativas erradas.
( ) Edgar Morin na busca do "ser"e do "saber", aponta para um caminho em que as novas descobertas e certezas se elaboram, compreendendo o ser humano ao mesmo tempo sujeito e objeto de sua construção e mundo.
( ) A produção da profissão docente/professor reflexivopesquisador associados com desenvolvimento de habilidades e competências buscam apresentar um perfil docente que de conta das novas dimensões do conhecimento, das relações interpessoais, entre outras, investigando novas análises.
( ) A educação instrumento centrado em si mesma tem como atribuição a única e exclusivamente, assegurar aos indivíduos a transmissão de conteúdos científicos, sistematizados e produzidos ao longo da história da humanidade.
( ) A reflexão do trabalho docente guarda estreita vinculação com o pensamento e a ação nas situações reais e históricas em que os professores se encontram. Não é uma atividade individual, pois pressupõe relações sociais que servem aos interesses humanos.
( ) O professor como sujeito que não reproduz apenas o conhecimento pode fazer do seu próprio trabalho em sala de aula, um espaço de práxis docente e de transformação humana.
A seqüência é:
E, C, E, C, E.
C, C, C, E, C.
E, E, C, E, C.
C, C, E, C, C.
Numa escola de educação infantil que respeite o direito da criança à infância e valorize a cultura infantil, a maneira mais adequada do professor tratar os desenhos é:
identificar as fases/etapas dessas produções de forma a que estas apoiem o planejamento de novas estratégias de aprimoramento dos mesmos.
organizá-los de forma a documentar a evolução das produções de cada criança para ensinar às famílias como valorizá-los.
por meio deles, identificar o período de desenvolvimento em que a criança se encontra, verificando sua correspondência em relação à faixa etária.
buscando valorizar a capacidade expressiva da criança, mais do que procurar compará-la a modelos prédefinidos.
verificar quais das crianças possui o dom para essa forma de expressão artística e promover-lhes maiores estímulos para o desenvolvimento desse dom.
Assinale a alternativa que não constitui medida sócio-educativa aplicável ao menor:
Prestação de serviços à comunidade, atribuídos conforme as aptidões do adolescente.
Incomunicabilidade, a fim de garantir a preservação do adolescente perante a sociedade.
Medida privativa da liberdade.
Liberdade assistida, fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada.
Desenvolver a educação em âmbito municipal, nos remete necessariamente a uma análise da organização dos conteúdos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que os agrupa, em três grandes categorias. Quais sejam:
Conteúdos conceituais, que envolvem conceitos simbólicos, conteúdos reais, que envolvem os conceitos científicos e conteúdos éticos, que envolvem os comportamentos.
Conteúdos científicos, conteúdos não científicos e conteúdos comportamentais.
Conteúdos humanos que envolvem conceitos de História, Geografia, Filosofia, etc., conteúdos científicos, que envolvem conteúdos das Ciências Naturais, da Química, da Física, Matemática, etc. e conteúdos comportamentais que envolvem conceitos de como ser um bom aluno, bom cidadão, etc.
Conteúdos conceituais envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
A expressão "cultura infantil" tem sido muito usada entre os profissionais da educação infantil. A utilização correta dessa expressão é feita quando o discurso se refere
a toda e qualquer manifestação lingüística, lógica ou afetiva, da criança.
aos conhecimentos já apropriados pela criança dentre aqueles sistematizados pela sociedade em que vive.
a metáfora que se faz entre o trabalho na educação infantil e aquele relacionado a culturas de plantas.
aos temas e brincadeiras que as crianças criam entre si, sem a intervenção do adulto.
ao corpo de conhecimentos e valores que a criança constrói em interação com seu meio.
Das alternativas abaixo, qual aquela que não consta nos PCNs como Tema Transversal?
Relações Multirraciais.
Pluralidade Cultural.
Orientação Sexual.
Trabalho e Consumo.
Nos fundamentos que postulam conceitos sobre a formação de professores, estão presentes as concepções: acadêmica, tecnológica e prática. Muito se tem discutido que a prática docente tem que estar alicerçada na concepção do professor reflexivo: Pensando nesta reflexivilidade, enumere correspondentemente as características do professor, quanto:
1 - Reflexividade crítica
2 - Reflexividade neoliberal (linear, dicotômica, pragmática)
( ) Fazer pensar, a relação teoria e prática.
( ) Preocupação com a preensão das contradições.
( ) Agente de uma realidade pronta e acabada.
( ) Reflexividade de cunho sócio-crítico e emancipatório.
( ) Reflexividade cognitiva e mimética.
( ) Atuação dentro da realidade instrumental.
A seqüência é:
1, 2, 1, 2, 1, 1.
1, 1, 1, 2, 2, 2.
1, 1, 2, 1, 2, 2.
2, 1, 2, 2, 1, 1.
Nos modelos mais valorizados de educação infantil, tais como os encontrados na Itália e na Suécia, busca-se encarar a criança como
um ator, ativo e criativo, cidadão com potenciais, direitos e responsabilidades.
vulnerável, mas com potencial para, no futuro, fazer uma sociedade melhor.
passiva, incompleta e maleável.
um ser que necessita basicamente de afeto materno para se desenvolver.
um ser que necessita de um técnico qualificado que a direcionará para a vida adulta.
Com relação à perspectiva da autonomia no ensino de valores, é incorreto afirmar:
Não existe a autonomia pura. Só é possível realizá-la como processo coletivo e que implica relações de poder não autoritárias.
O comportamento pessoal se articula com inúmeros outros fatores sociais seja na manutenção, seja na transformação desses valores e das relações que os sustentam.
O estímulo à autonomia prescinde da autoridade do educador. Faz-se necessário entender que não é na autoridade dos educadores que se apóia a garantia de deveres e direitos no contexto escolar.
Significa valorizar positivamente a capacidade de questionar e propor mudanças, buscando construir situações didáticas que potencializem tal capacidade e possibilitem o aprendizado de modo a utilizá-lo de forma conseqüente, responsável e eficaz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...