Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando falamos em constituição de sujeitos, produzidos pela inserção social num determinado espaço geográfico e momento histórico, é de fundamental importância observarmos que este sujeito pode ser analisado através de algumas categorias: etnia, classe, geração, orientação sexual, gênero, entre outras. Os Parâmetros Curriculares Nacionais tratam as questões de gênero e orientação sexual como temas transversais, propondo os seguintes conteúdos:
Doenças sexualmente transmissíveis, corporeidade espiritual, gênero e o homossexualismo, sexualidade precoce, normalidades e anormalidades no desenvolvimento sexual da criança.
Violências sexuais, corpo e relações de gênero, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, sexualidade na educação básica.
Estigmas sexuais, doenças sexualmente transmissíveis, gênero e avaliação escolar, corpo, orientação sexual.
Sexualidade, manifestações sexuais na escola, corpo, relações de gênero e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Para definir as finalidades de um programa para a primeira infância, segundo a abordagem construcionista social, há que se fazer opções
do nível socioeconômico das crianças que serão atendidas.
do método pedagógico de ensino-aprendizagem a ser implementado.
de valores éticos e políticos a serem respeitados pelo programa.
sobre os conhecimentos gerais ou locais que serão transmitidos às crianças.
entre a participação, ou não, das famílias e comunidade no programa.
Qual das alternativas abaixo não pode ser considerado objetivo dos Temas Transversais:
Conhecimento de fatos e situações marcantes da realidade brasileira, de informações e práticas que lhe possibilitem participar ativa e construtivamente dessa sociedade.
Tornar os alunos capazes de eleger critérios de ação pautados na justiça.
Criar formas de atuação, não violentas, nas diferentes situações da vida.
Preservar o aluno de um maior aprofundamento nas questões polêmicas e urgentes da vida social, a fim de preservá-lo enquanto ele vai solidificando seu senso crítico na escola.
A abordagem sócio-cultural cuja obra referente mais significativa e difundida é a de Paulo Freire percebe a prática educativa a partir dos seguintes pressupostos básicos:
Ensino centrado no aluno, o que implica técnicas de dirigir sem dirigir, ou seja, dirigir o aluno à sua própria experiência para que, dessa forma, ela possa estruturar-se e agir. O professor se abstém de intervir diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.
É responsabilidade do professor assegurar a aquisição do conhecimento. O ensino corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz. A ênfase da proposta de aprendizagem dessa abordagem se encontra na organização (estruturação) dos elementos para as experiências curriculares.
A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são instruídos e ensinados pelo professor. A educação está subordinada à instrução, considerando a aprendizagem do aluno como um fim em si mesmo: os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos, os modelos imitados.
Educação problematizadora ou conscientizadora. Desenvolvimento da consciência crítica e a liberdade como meios de superar as contradições da educação bancária. A dialogicidade é a essência desta educação. Educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos.
Um grupo de crianças de 4 anos está envolvido em uma brincadeira com bonecas. A professora responsável pelo grupo observa que a boneca de cor negra não foi escolhida e inicia o seguinte diálogo com uma das crianças:
Profª: Por que você não escolheu aquela boneca?
Criança: Porque ela é feia.
Profª: E por que ela é feia?
Criança (passando a mão no próprio braço): Por causa da cor.
A partir desse diálogo, o encaminhamento da professora que atenderia a princípios éticos e políticos que fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil seria:
deixar a questão em suspenso e não dizer nada pois a própria criança deve resolver sozinha.
possibilitar espaços de diálogo, acolhimento e respeito à identidade de cada pessoa no contexto coletivo.
informar as crianças que, na sociedade atual, todos devem encontrar meios de dar chances especiais aos negros.
concordar com a criança e não fazer da questão um problema.
retirar a boneca negra da sala de forma a evitar futuras situações constrangedoras.
Assinale a alternativa que se refere a um aspecto da interdisciplinaridade:
Questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em consideração a inter-relação e a influência entre eles.
Diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade).
Dá sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar de "passar de ano".
Aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores às atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos
Quanto a Pedagogia Brasileira é correto afirmar:
A pedagogia de cunho religioso católico reproduzia, em muitos aspectos os preceitos educacionais do protestantismo, que foi responsável pelo ensino no Brasil por mais de duzentos anos.
A pedagogia tradicional muito deve aos princípios do jesuitismo. A Pedagogia Tradicional compôs-se na verdade das teorias pedagógicas modernas americanas e alemãs, com substrato comum no herbartismo.
Para o pensamento da Pedagogia Libertária, a tríade capitalismo, Estado e Igreja, representavam a sociedade moderna, que deveria se firmar como Estado-nação brasileira.
O movimento Escola Nova enfatizou os métodos tradicionais da Pedagogia Tradicional, dando ênfase ao trabalho pedagógico centrado no professor.
O planejamento pedagógico na pré-escola consiste
na elaboração e no desenvolvimento de uma rotina diária de horários e atividades, organizada pela equipe técnica da escola.
em um documento escrito pela gestão escolar, exigido pela LDB, que prevê os fundamentos da prática educativa na instituição.
uma prática de previsão de atividades a serem desenvolvidas junto às crianças, que se torna meramente burocrática, já que o trabalho com crianças pequenas é imprevisível.
uma ferramenta de trabalho que permite ao professor tomar consciência de sua ação, prevendo as condições e os critérios para orientar o processo pedagógico.
em uma listagem de competências e habilidades, assim como de objetivos, a serem desenvolvidos, que norteia o professor no decorrer do ano.
Segundo os PCNs, qual a alternativa que não corresponde a um critério usado para definir os temas transversais:
Urgência social.
Abrangência local.
Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.
Favorecer a compreensão da realidade e a participação social.
A organização do espaço nas instituições de Educação Infantil reflete principalmente:
a integração entre os profissionais da instituição, por exemplo, funcionários da limpeza e professores.
as condições socioeconômicas da comunidade em que se insere a instituição.
os aspectos estéticos e harmoniosos, importantes para que os pais observem as produções infantis.
as condições de segurança que professores têm para controlar um grupo de crianças.
a concepção de cuidado e educação da criança pequena da instituição e os objetivos de sua ação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...