Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando falamos em constituição de sujeitos, produzidos pela inserção social num determinado espaço geográfico e momento histórico, é de fundamental importância observarmos que este sujeito pode ser analisado através de algumas categorias: etnia, classe, geração, orientação sexual, gênero, entre outras. Os Parâmetros Curriculares Nacionais tratam as questões de gênero e orientação sexual como temas transversais, propondo os seguintes conteúdos:

  • A.

    Doenças sexualmente transmissíveis, corporeidade espiritual, gênero e o homossexualismo, sexualidade precoce, normalidades e anormalidades no desenvolvimento sexual da criança.

  • B.

    Violências sexuais, corpo e relações de gênero, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, sexualidade na educação básica.

  • C.

    Estigmas sexuais, doenças sexualmente transmissíveis, gênero e avaliação escolar, corpo, orientação sexual.

  • D.

    Sexualidade, manifestações sexuais na escola, corpo, relações de gênero e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Para definir as finalidades de um programa para a primeira infância, segundo a abordagem construcionista social, há que se fazer opções

  • A.

    do nível socioeconômico das crianças que serão atendidas.

  • B.

    do método pedagógico de ensino-aprendizagem a ser implementado.

  • C.

    de valores éticos e políticos a serem respeitados pelo programa.

  • D.

    sobre os conhecimentos gerais ou locais que serão transmitidos às crianças.

  • E.

    entre a participação, ou não, das famílias e comunidade no programa.

Qual das alternativas abaixo não pode ser considerado objetivo dos Temas Transversais:

  • A.

    Conhecimento de fatos e situações marcantes da realidade brasileira, de informações e práticas que lhe possibilitem participar ativa e construtivamente dessa sociedade.

  • B.

    Tornar os alunos capazes de eleger critérios de ação pautados na justiça.

  • C.

    Criar formas de atuação, não violentas, nas diferentes situações da vida.

  • D.

    Preservar o aluno de um maior aprofundamento nas questões polêmicas e urgentes da vida social, a fim de preservá-lo enquanto ele vai solidificando seu senso crítico na escola.

A abordagem sócio-cultural cuja obra referente mais significativa e difundida é a de Paulo Freire percebe a prática educativa a partir dos seguintes pressupostos básicos:

  • A.

    Ensino centrado no aluno, o que implica técnicas de dirigir sem dirigir, ou seja, dirigir o aluno à sua própria experiência para que, dessa forma, ela possa estruturar-se e agir. O professor se abstém de intervir diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.

  • B.

    É responsabilidade do professor assegurar a aquisição do conhecimento. O ensino corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz. A ênfase da proposta de aprendizagem dessa abordagem se encontra na organização (estruturação) dos elementos para as experiências curriculares.

  • C.

    A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são instruídos e ensinados pelo professor. A educação está subordinada à instrução, considerando a aprendizagem do aluno como um fim em si mesmo: os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos, os modelos imitados.

  • D.

    Educação problematizadora ou conscientizadora. Desenvolvimento da consciência crítica e a liberdade como meios de superar as contradições da educação bancária. A dialogicidade é a essência desta educação. Educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos.

Um grupo de crianças de 4 anos está envolvido em uma brincadeira com bonecas. A professora responsável pelo grupo observa que a boneca de cor negra não foi escolhida e inicia o seguinte diálogo com uma das crianças:

Profª: Por que você não escolheu aquela boneca?

Criança: Porque ela é feia.

Profª: E por que ela é feia?

Criança (passando a mão no próprio braço): Por causa da cor.

A partir desse diálogo, o encaminhamento da professora que atenderia a princípios éticos e políticos que fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil seria:

  • A.

    deixar a questão em suspenso e não dizer nada pois a própria criança deve resolver sozinha.

  • B.

    possibilitar espaços de diálogo, acolhimento e respeito à identidade de cada pessoa no contexto coletivo.

  • C.

    informar as crianças que, na sociedade atual, todos devem encontrar meios de dar chances especiais aos negros.

  • D.

    concordar com a criança e não fazer da questão um problema.

  • E.

    retirar a boneca negra da sala de forma a evitar futuras situações constrangedoras.

Assinale a alternativa que se refere a um aspecto da interdisciplinaridade:

  • A.

    Questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em consideração a inter-relação e a influência entre eles.

  • B.

    Diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade).

  • C.

    Dá sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar de "passar de ano".

  • D.

    Aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores às atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos

Quanto a Pedagogia Brasileira é correto afirmar:

  • A.

    A pedagogia de cunho religioso católico reproduzia, em muitos aspectos os preceitos educacionais do protestantismo, que foi responsável pelo ensino no Brasil por mais de duzentos anos.

  • B.

    A pedagogia tradicional muito deve aos princípios do jesuitismo. A Pedagogia Tradicional compôs-se na verdade das teorias pedagógicas modernas americanas e alemãs, com substrato comum no herbartismo.

  • C.

    Para o pensamento da Pedagogia Libertária, a tríade capitalismo, Estado e Igreja, representavam a sociedade moderna, que deveria se firmar como Estado-nação brasileira.

  • D.

    O movimento Escola Nova enfatizou os métodos tradicionais da Pedagogia Tradicional, dando ênfase ao trabalho pedagógico centrado no professor.

O planejamento pedagógico na pré-escola consiste

  • A.

    na elaboração e no desenvolvimento de uma rotina diária de horários e atividades, organizada pela equipe técnica da escola.

  • B.

    em um documento escrito pela gestão escolar, exigido pela LDB, que prevê os fundamentos da prática educativa na instituição.

  • C.

    uma prática de previsão de atividades a serem desenvolvidas junto às crianças, que se torna meramente burocrática, já que o trabalho com crianças pequenas é imprevisível.

  • D.

    uma ferramenta de trabalho que permite ao professor tomar consciência de sua ação, prevendo as condições e os critérios para orientar o processo pedagógico.

  • E.

    em uma listagem de competências e habilidades, assim como de objetivos, a serem desenvolvidos, que norteia o professor no decorrer do ano.

Segundo os PCNs, qual a alternativa que não corresponde a um critério usado para definir os temas transversais:

  • A.

    Urgência social.

  • B.

    Abrangência local.

  • C.

    Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.

  • D.

    Favorecer a compreensão da realidade e a participação social.

A organização do espaço nas instituições de Educação Infantil reflete principalmente:

  • A.

    a integração entre os profissionais da instituição, por exemplo, funcionários da limpeza e professores.

  • B.

    as condições socioeconômicas da comunidade em que se insere a instituição.

  • C.

    os aspectos estéticos e harmoniosos, importantes para que os pais observem as produções infantis.

  • D.

    as condições de segurança que professores têm para controlar um grupo de crianças.

  • E.

    a concepção de cuidado e educação da criança pequena da instituição e os objetivos de sua ação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...