Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo

Lista completa de Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A participação de todos os envolvidos no dia a dia da escola nas decisões relativas a seus rumos garante a produção de um planejamento no qual estejam contemplados os diferentes "olhares" da realidade escolar. Com relação ao planejamento participativo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Novos conteúdos e novos objetivos serão letra morta, se surgirem de um processo que não contemple a participação efetiva dos agentes educacionais no processo de planejamento e na elaboração do Plano Escolar.

  • B.

    O planejamento caracteriza-se pelo processo único de planejar; acompanhar e avaliar são ações que se distinguem desse processo.

  • C.

    O processo de planejamento participativo ignora a transformação uma dada realidade.

  • D.

    Um novo planejamento só deve ser elaborado ao final do prazo de cumprimento das metas do anterior, que deve ser de, no mínimo, um ano de duração.

  • E.

    O planejamento e o Plano Escolar não passam de mera formalidade legal do sistema educacional.

Libâneo, citando Chiavenato, define organização como “unidades sociais constituídas de pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos”. Neste sentido, o autor classifica a escola como sendo uma organização onde as interações entre as pessoas visam à promoção da formação humana. Com relação à organização escolar, julgue os itens que seguem.

A gestão democrático-participativa da escola se caracteriza pela participação desta no conselho da secretaria estadual ou municipal de educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão educacional é de fundamental importância para a atuação do pedagogo. Entretanto, há diferenças no que concerne às concepções e práticas que configuram sua natureza - tradicional ou democrática.

Qual das situações abaixo exemplifica uma gestão democrática?

  • A. Na Escola Paulo Freire, a direção realizou uma reunião com os professores para que fossem discutidos problemas relacionados ao uso das dependências externas da escola em feriados e finais de semana.
  • B. Na Escola Anísio Teixeira houve um debate entre os professores e a coordenação pedagógica sobre as condições de trabalho no ambiente escolar, que levaram as propostas de melhoria ao diretor da escola.
  • C. Numa aldeia Tupinambá foi realizada uma assembléia com a diretora da escola, com o agente do órgão federal responsável e com os professores para debater as finalidades educativas da escola para com as crianças.
  • D. O projeto pedagógico de uma organização não-governamental que trabalha junto a uma comunidade indígena na região de Paraty (RJ) considerou as necessidades dos sujeitos envolvidos tanto na elaboração quanto na concretização do mesmo.
  • E. Na Escola Darcy Ribeiro, os professores desenvolvem projetos temáticos anualmente, de acordo com as orientações da coordenação pedagógica sem que a comunidade tenha conhecimento prévio de suas intenções ou objetivos.

Assinale a opção correta acerca das características de um planejamento participativo.

  • A.

    A participação de especialistas externos não é admitida em nenhum dos momentos do planejamento, especialmente na elaboração e na avaliação do processo.

  • B.

    A lógica do conflito deve ser considerada pelos coordenadores do planejamento, pois proporciona o confronto de idéias e a elaboração de novos parâmetros.

  • C.

    Os princípios tayloristas são os norteadores do planejamento em função da necessidade de fragmentação e hierarquização das ações e decisões.

  • D.

    Os aspectos econômicos e políticos da instituição não podem interferir no processo de planejamento, pois comprometem os resultados esperados.

Julgue os próximos itens, acerca de gestão e planejamento.

Considera-se que o método de planejamento estratégico de saúde (PES) é indicado para municípios de pequeno porte, enquanto o MAPP adequa-se melhor aos de grande e médio porte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca de gestão e planejamento.

O planejamento deve ser territorializado, permitindo a identificação das microáreas de risco, únicas áreas em que se devem implantar serviços de saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca de gestão e planejamento.

Tradicionalmente, interpreta-se o planejamento como a arte de elaborar um plano de um processo de mudança que deve ser estruturado em três níveis: o normativo ou de políticas; o estratégico e o tático-operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca de gestão e planejamento.

A estimativa rápida participativa é método que apoia o planejamento participativo no sentido de contribuir para a identificação das necessidades de saúde de grupos distintos. Pode ser utilizada como opção ao método Altadir de planificação popular (MAPP), não sendo recomendada a utilização conjunta de ambos os recursos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A opção por um modelo de gestão participativa tem por objetivos a melhoria da qualidade pedagógica do processo educacional, a busca de maior sentido de realidade e atualidade para o currículo escolar e o aumento do profissionalismo dos professores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

São características da gestão participativa: o compartilhamento de autoridade, a delegação de poder e a maior eficiência no controle de recursos financeiros.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...