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Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
A participação comunitária na gestão da escola tem valor educativo, visto que propicia a formação de sujeitos aptos a assenhorarem-se do próprio destino.
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A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
Inexiste definição clara do que seja a gestão democrática do ensino público, uma vez que cabe a cada sistema de ensino definir a forma de implementá-la.
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A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
A opinião dos pais sobre calendário escolar mediante consulta da escola é considerada pseudoparticipação.
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A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
Na participação comunitária, os órgãos representativos da sociedade civil se integram aos órgãos deliberativos do Estado, caracterizando uma forma institucionalizada de participação.
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A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
A prática da gestão democrática, a existência de conselhos escolares e a participação da comunidade escolar na gestão da escola pública constituem uma forma de participação democrática radical.
Na educação básica, a gestão democrática restabelece o controle da sociedade civil sobre a educação na escola pública, introduzindo como princípios: a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e
em processos formativos, mesmo em cursos de pósgraduação, de forma remunerada.
das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
a atuação de especialistas para acompanhar e assessorar a prática educativa.
dos pais nos conselhos de série e classe, mensalmente.
a organização estudantil em grêmios com supervisão da direção escolar.
Planejamento Participativo avança para questões amplas e complexas, combatendo a noção de neutralidade, e buscando como se pode contribuir para interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la numa direção estabelecida, em conjunto, por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento.
Participação, nesta concepção de planejamento, inclui
distribuição do poder com a possibilidade de decidir na sua construção.
escolha de profissionais que saibam elaborar um planejamento.
decisão de quais pessoas podem participar do planejamento.
coordenação coletiva, sem a presença de um único coordenador.
decisão sempre coletiva e consensual.
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Ainda com relação ao planejamento participativo e considerando a avaliação nesse tipo de processo, assinale a opção correta.
O produto final do planejamento deve ser o foco da avaliação, pois o processo não interfere em seus resultados.
Os instrumentos gerenciais de uma avaliação externa garantem a análise das ações previstas no planejamento participativo com neutralidade.
A avaliação deve ter como objetivo o auto-conhecimento do grupo e a tomada de decisões.
A avaliação deve ser realizada exclusivamente sob padrões previamente estabelecidos para evitar o aparecimento de elementos que não estejam sob controle do gestor.
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Acerca do planejamento participativo, assinale a opção correta.
O planejamento participativo deve ser elaborado por um especialista externo ao grupo e, posteriormente, avaliado por todos.
A participação de todos os segmentos no processo de planejamento favorece o comprometimento do grupo com as ações a serem implementadas.
A formação de grupos homogêneos para a realização de etapas do planejamento participativo é a maneira mais indicada de organização, pois elimina o aparecimento de conflitos.
Devido ao caráter democrático do planejamento participativo, a existência de um coordenador ou mediador do processo é dispensável, ou mesmo, não recomendável.
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Algumas medidas são necessárias para enfrentar os resultados da avaliação na escola. No âmbito do planejamento participativo, é correto
identificar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e encaminhá-los para escolas especiais que possam atendê-los adequadamente.
identificar os professores que causam problemas e trabalhar isoladamente com eles.
organizar um curso que capacite os professores a elaborar melhores avaliações, tornando os estudos mais exigentes.
considerar que a avaliação é um instrumento que apenas dá indícios de onde estão os problemas de aprendizagem.
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