Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.

A participação comunitária na gestão da escola tem valor educativo, visto que propicia a formação de sujeitos aptos a assenhorarem-se do próprio destino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.

Inexiste definição clara do que seja a gestão democrática do ensino público, uma vez que cabe a cada sistema de ensino definir a forma de implementá-la.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.

A opinião dos pais sobre calendário escolar mediante consulta da escola é considerada pseudoparticipação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.

Na participação comunitária, os órgãos representativos da sociedade civil se integram aos órgãos deliberativos do Estado, caracterizando uma forma institucionalizada de participação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.

A prática da gestão democrática, a existência de conselhos escolares e a participação da comunidade escolar na gestão da escola pública constituem uma forma de participação democrática radical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na educação básica, a gestão democrática restabelece o controle da sociedade civil sobre a educação na escola pública, introduzindo como princípios: a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e

  • A.

    em processos formativos, mesmo em cursos de pósgraduação, de forma remunerada.

  • B.

    das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

  • C.

    a atuação de especialistas para acompanhar e assessorar a prática educativa.

  • D.

    dos pais nos conselhos de série e classe, mensalmente.

  • E.

    a organização estudantil em grêmios com supervisão da direção escolar.

Planejamento Participativo avança para questões amplas e complexas, combatendo a noção de neutralidade, e buscando como se pode contribuir para interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la numa direção estabelecida, em conjunto, por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento.

Participação, nesta concepção de planejamento, inclui

  • A.

    distribuição do poder com a possibilidade de decidir na sua construção.

  • B.

    escolha de profissionais que saibam elaborar um planejamento.

  • C.

    decisão de quais pessoas podem participar do planejamento.

  • D.

    coordenação coletiva, sem a presença de um único coordenador.

  • E.

    decisão sempre coletiva e consensual.

Ainda com relação ao planejamento participativo e considerando a avaliação nesse tipo de processo, assinale a opção correta.

  • A.

    O produto final do planejamento deve ser o foco da avaliação, pois o processo não interfere em seus resultados.

  • B.

    Os instrumentos gerenciais de uma avaliação externa garantem a análise das ações previstas no planejamento participativo com neutralidade.

  • C.

    A avaliação deve ter como objetivo o auto-conhecimento do grupo e a tomada de decisões.

  • D.

    A avaliação deve ser realizada exclusivamente sob padrões previamente estabelecidos para evitar o aparecimento de elementos que não estejam sob controle do gestor.

Acerca do planejamento participativo, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento participativo deve ser elaborado por um especialista externo ao grupo e, posteriormente, avaliado por todos.

  • B.

    A participação de todos os segmentos no processo de planejamento favorece o comprometimento do grupo com as ações a serem implementadas.

  • C.

    A formação de grupos homogêneos para a realização de etapas do planejamento participativo é a maneira mais indicada de organização, pois elimina o aparecimento de conflitos.

  • D.

    Devido ao caráter democrático do planejamento participativo, a existência de um coordenador ou mediador do processo é dispensável, ou mesmo, não recomendável.

Algumas medidas são necessárias para enfrentar os resultados da avaliação na escola. No âmbito do planejamento participativo, é correto

  • A.

    identificar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e encaminhá-los para escolas especiais que possam atendê-los adequadamente.

  • B.

    identificar os professores que causam problemas e trabalhar isoladamente com eles.

  • C.

    organizar um curso que capacite os professores a elaborar melhores avaliações, tornando os estudos mais exigentes.

  • D.

    considerar que a avaliação é um instrumento que apenas dá indícios de onde estão os problemas de aprendizagem.

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